Cursos : Mestrados

Mestrado em Processos Químicos e Biológicos

Entrega das Candidaturas:

» On-line, através do link: http://www.isec.pt/candidaturas/
Apresentação:

Dando continuidade à missão do curso de licenciatura em Engenharia Biológica e do curso de licenciatura em Engenharia Química ministrados no DEQB/ISEC, considerou-se estratégico organizar um novo ciclo de estudos – o Mestrado em Processos Químicos e Biológicos –, permitindo o aprofundamento de competências de jovens engenheiros e de requalificação de profissionais no activo.


O Mestrado em Processos Químicos e Biológicos tem por objectivo fundamental a formação profissionalizante de Mestres que sejam reconhecidos pela qualidade e equilíbrio da sua formação científica, técnica e humana. Esta formação deve permitir a sua integração no mercado de trabalho actual, assim como desenvolver uma cultura científica e humana de base que os torne críticos e activos na adaptação a novas realidades e na definição de novos paradigmas de desenvolvimento.


Este ciclo de estudos visa o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento das competências próprias de um grau de mestre, em áreas especialmente orientadas para o desenvolvimento nacional. Estes objectivos são conseguidos complementando uma formação científica sólida em ciências de base e da engenharia, adquirida num primeiro ciclo de formação nas áreas da Engenharia Biológica e da Engenharia Química ou afim, com a necessária especialização em domínios de conhecimento nucleares, nomeadamente nas áreas de Processos de Separação, Engenharia de Sistemas e Materiais. Os mestres assim formados deverão ser capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica, assim como com elevado sentido de responsabilidade técnica, ética e social.


Por forma a dar ao curso de Mestrado em Processos Químicos e Biológicos um carácter marcadamente profissionalizante, o último ano do ciclo de estudos será em grande medida preenchido com trabalho de estágio desenvolvido maioritariamente em ambientes industriais, em grande parte dos casos fora das instalações do ISEC, o qual culminará com uma dissertação. Esta estratégia visa sobretudo dar ao trabalho conducente à dissertação uma aplicação eminentemente prática e, não menos importante, servir como uma porta privilegiada para a integração dos alunos na realidade industrial. Neste plano pretende-se tirar partido das relações de parceria com as organizações de serviços/produtivas já estabelecidas por forma a providenciar aos alunos esta linha de formação focada na investigação aplicada e no desenvolvimento. No entanto, a possibilidade de não encontrar parceiros suficientes para acomodar os alunos em causa, leva a perspectivar a existência de alguns trabalhos de investigação aplicada a serem desenvolvidos parcial ou totalmente nas próprias instalações do DEQB. Esta linha permitirá aos alunos enquadrarem-se na estrutura e nas actividades de I&D existentes no DEQB, tirando partido do equipamento e dos recursos formativos.
Por forma a contribuir positivamente para a integração de estudantes no activo, caso a realização de um estágio não seja compatível com a sua actividade profissional, é proporcionada a alternativa de realização de um projecto industrial. Este projecto, realizado igualmente e em grande parte nas instalações do ISEC, e supervisionado por um docente interno, deverá consistir na resolução de um problema proposto por um parceiro industrial. Desta forma, estes alunos mantêm um contacto próximo com a realidade empresarial, apesar de realizarem o trabalho fora da empresa.

 


 
Informações
  • Manifeste o seu interesse
    (sem compromisso)
    Ficha de Pré-Inscrição
  • Informações sobre o Mestrado contacte a comissão coordenadora:

    Maria Nazaré Coelho Marques Pinheiro (Coordenador)
    mnazare@isec.pt
    Telef. 239 790 340 (Ext. 3408)

    Luís Miguel Moura Neves de Castro (Vogal)
    mcastro@isec.pt
    Telef. 239 790 340 (Ext. 3407)

    Ana Cristina Veloso (Vogal)
    anaveloso@isec.pt
    Telef. 239 790 340 (Ext. 3427)
 
© copyright 2011 ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC ISEC