ISEC | 14 DE ABRIL DE 2021

 "Dosimetria in Vivo no tratamento por Radioterapia Conformacional"

16h00 - 15h00 | por videoconferência


O ISEC/COIMBRA ENGINEERING ACADEMY, no âmbito da Unidade Curricular Dosimetria e Proteção Radiológica do Mestrado em Instrumentação Biomédica, irá realizar um Seminário intitulado: “Dosimetria in Vivo no tratamento por Radioterapia Conformacional”, que será apresentado pelo Mestre, Eng., Paulo Rachinhas (Serviço de Radioterapia dos HUC).

O seminário online decorrerá no dia 14 de abril 2021, das 14h00 às 15h00.                       

Sinopse: A dosimetria in-vivo (DIV) é uma importante ferramenta de controlo de qualidade, recomendada por diferentes organismos internacionais (ICRU, ESTRO, AAPM), contribuindo não só para a prevenção de acidentes como para a deteção de erros no tratamento de Radioterapia.  O sistema PerFraction3D calcula, com base na informação contida nas imagens dinâmicas do EPID e nos *trajectory logs*, a distribuição de dose sobre a TC de planeamento ou o CBCT adquirido antes do tratamento. É descrita a implementação deste sistema de DIV e são apresentados resultados para cerca de 100 doentes.

Acesso livre online através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86913924808

Responsável pela organização da ação:  Prof. Doutor José Matias Lopes, Docente do ISEC.

 

 

       

Os eventos realizados no ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra / Coimbra Engineering Academy são fotografados e/ou filmados para efeitos de divulgação interna, redes sociais e órgãos de comunicação social.

 

Data de Publicação 2021-04-12