ISEC | 28 DE ABRIL DE 2021

Direitos Humanos na era da Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial no âmbito da Biomedicina Reprodutiva e os seus limites na ótica dos Direitos humanos - Ciclo de Palestras "Sou Engenheiro! E agora?"

18H00 | por videoconferência


O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, integrada no Ciclo de Palestras “Sou Engenheiro! E agora?”, da unidade curricular de Ética e Deontologia do 3º Ano da Licenciatura em Engenharia Informática do ISEC irá realizar no dia 28/04/2021, pelas 18H00 e por vídeo conferência, a Palestra “Direitos Humanos na era da Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial no âmbito da Biomedicina Reprodutiva e os seus limites na óptica dos Direitos humanos”.

A palestra será proferida pelo Prof. Doutor João Proença Xavier, sendo o responsável pela unidade curricular o Prof. Doutor Jorge Barbosa.

 

O Prof. Doutor João Proença Xavier é Professor Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Integrado no CEIS 20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (Portugal). É também Professor Visitante da Universidade de Las Palmas de Gran Canária - Faculdade de Ciências Jurídicas ULPGC (Programa Eramus +) para Mobilidade Docente.

Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Perspectiva Comparada Brasil Espanha - Universidade de Salamanca (Espanha) e IURJ - Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Brasil) / CEB - Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha).

É ainda Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).

Membro do Instituto Jurídico Portucalense da Universidade Portucalense do Porto (Portugal) e Professor Estrangeiro Convidado do Grupo de Pesquisa EELAS - Estudos Latino Americanos em Direitos Humanos - Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (Brasil). Pesquisador Integrado Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Género e Direitos Humanos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Brasil) e Colaborador Estrangeiro do Grupo (PED) Pesquisa Planeamento Público, Economia e Direito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

Membro do Grupo Internacional GGINNS - Global Comparative Law: Governence, Innovation and Susttainbility ligado à Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro (Brasil).

Coordenador da área de Bioética Direito Biomédico do IBEROJUR - Instituto Iberoamericano de Estudos em Direito e Membro da Academia Paulista de Direito ligado ao Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas (Brasil).

Advogado Europeu com a Insígnia do Ilustre Colégio de Advogados de Salamanca (Espanha) e Membro Fundador da ACONSULTIIP - Associação de Consultores de Investimento e Inovação de Portugal e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta associação para o triénio 2021 /2023. Membro da SPMR - Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução e Consultor Internacional da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados Brasileiros, Secção do Estado do Rio de Janeiro. É também membro do IFT International Forum of Teachers of the UNESCO Chair in Bioethics, University of Haifa e membro do NATIONAL ORGANISING COMMITEE do 14º Congresso Mundial de Bioética: 14th Word Conference on Bioethics, Medical Ethics & Health Law organizado pela CÁTEDRA DE BIOÉTICA DA UNESCO.

 

 

A sessão é aberta ao público em geral através da plataforma Zoom sendo acessível através do link:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84525321615

 

 

 

       

Os eventos realizados no ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra / Coimbra Engineering Academy são fotografados e/ou filmados para efeitos de divulgação interna, redes sociais e órgãos de comunicação social.

 

Data de Publicação 2021-04-22