CONCURSOS ESPECIAIS - TITULAR DE DIPLOMA DE TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL

Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional

O concurso especial abrange os estudantes que sejam:

  • Titulares de diploma de técnico superior profissional;

E que, cumulativamente:

  • Na realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura de uma instituição de ensino politécnico, incluindo de unidades orgânicas de ensino politécnico integradas em universidades, reúnam as condições fixadas pela instituição;
  • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

Cursos que se podem candidatar, licenciaturas em:

Requisitos de acesso:

Podem candidatar-se ao concurso especial os estudantes titulares de diplomas de curso técnico superior profissional (DTeSP) que cumulativamente:

  •  sejam titulares de diploma de curso técnico superior profissional definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas; (informação a disponibilizar assim que seja definida)
  •  satisfaçam as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição. (informação a disponibilizar assim que seja definida)

A Classificação Nacional de Áreas de Formação (CNAF) encontra-se regulamentada pela Portaria n.º 256.2005 de 16.03.

Calendário/Prazos:

Candidatura até 31 de Agosto de 2018 na 1ª Fase e de 10 de setembro a 05 de outubro na 2ª Fase, online através do site do ISEC.

As datas e prazos do processo de candidatura ao abrigo dos concursos especiais encontram estabelecidos no Despacho SP/66/2018

Calendário dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior 2018/2019

1ª Fase
Ação Prazos
Envio de Proposta de constituição de júri e dos critérios de seriação aos Serviços da Presidência do IPC, para homologação Até 31 de maio

Fixação das vagas pelas instituições de ensino superior, respetiva divulgação nestas e comunicação à DGES A definir após publicação do despacho do SEES de acordo com o artigo 25º, do Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16.07
Apresentação das candidaturas nas UO´s do IPC Até 31 de agosto
Envio das listas nominais dos candidatos (por curso) e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas, aos Serviços da Presidência Até 07 de setembro
Disponibilização do ficheiro de gestão dos processos de mudança, às UO´s Até 1 dia útil após a receção das listas nominais
Envio do ficheiro de gestão com o resultado das candidaturas, aos Serviços da Presidência, para emissão de edital e respetiva homologação Até 14 de setembro
Afixação dos Editais, em cada UO e no respetivo sítio da internet, com os resultados das candidaturas Até 25 de setembro
Apresentação das reclamações dos resultados das candidaturas Até 5 dias úteis após a afixação dos editais(1)
Decisão sobre as reclamações e sua comunicação aos reclamantes

 

Até 10 dias úteis após a afixação dos editais(1)
Matrícula e inscrição nas UO´s dos candidatos colocados Até 17 de outubro
Comunicação de matriculados Até 19 de outubro

(1) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previsto no Código de Procedimento Administrativo

 

2ª Fase
Ação Prazos
Apresentação das candidaturas nas UO´s do IPC De 10 de setembro a 05 de outubro
Envio das listas nominais dos candidatos (por curso) aos Serviços da Presidência Até 10 de outubro
Envio dos Editais com os resultados aos Serviços da Presidência, para homologação Até 19 de outubro
Afixação dos Editais, em cada UO e no respetivo sítio da internet, com os resultados das candidaturas Até 24 de outubro
Apresentação das reclamações dos resultados das candidaturas Até 5 dias úteis após a afixação dos editais(1)
Decisão sobre as reclamações e sua comunicação aos reclamantes Até 10 dias úteis após a afixação dos editais(1)
Matrícula e inscrição nas UO´s dos candidatos colocados Até 31 de outubro

(1) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previsto no Código de Procedimento Administrativo

Candidatura / Documentos

O candidato terá que juntar à sua candidatura, de preferência em formato pdf, a seguinte documentação:

  • Digitalização do Bilhete de Identidade (ou cartão do cidadão; ou passaporte)*
  • Digitalização Cartão de Contribuinte – NIF (ou cartão do cidadão)*
  • Digitalização dos documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação com que o estudante se candidata, com indicação da média final;

*Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.

 

Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

 

Após ter reunida toda a documentação exigida poderá realizar a candidatura on-line em http://www.isec.pt/PT/candidaturas/

 

NOTA:

Caso o tamanho do ficheiro dos programas das unidades curriculares ultrapasse o limite permitido (5 MBytes) deverá enviar a documentação por correio para a seguinte morada Rua Pedro Nunes – Quinta da Nora, 3030-199 Coimbra.

Os candidatos aos concursos especiais provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar no respetivo item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

Resultados

Afixação dos Editais com os resultados das candidaturas devidamente homologados, até 25 de setembro na 1ª fase e até 24 de outubro na 2ª fase, de acordo com os prazos estabelecidos no Despacho SP/66/2018.

 

Curso 1.ª Fase 2.ª Fase
Bioengenharia (9540) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Biomédica - Bioeletrónica (L133) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Civil (9089) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Eletromecânica (9105) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Eletrotécnica (9109) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Eletrotécnica Pós-Laboral (9884) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia e Gestão Industrial (9104) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Informática (9119) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Informática Pós-Laboral (9885) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Informática - Curso Europeu (9770) até 25 de setembro até 24 de outubro
Engenharia Mecânica (9123) até 25 de setembro até 24 de outubro

Critérios de seriação

A disponibilizar assim que exista informação.

Júri

Presidente:

  • Professora Coordenadora Ana Rosa Pereira Borges
      arborges@isec.pt

Vogais:

  • Professora Adjunta Maria Margarida Cerdeira Coelho e Silva
  • Professora Adjunta Verónica Maria Marques do Carreiro Silva Vasconcelos

Docentes para Coadjuvar:

  • Professor Adjunto Álvaro Nuno Ferreira Silva Santos (LEI e LEI - CE)
  • Professor Adjunto Gilberto Cordeiro Vaz (LEM)
  • Professor Adjunto João Miguel Maia Carrapichano (LEEM)
  • Professora Adjunta Convidada Maria de Fátima Coelho Monteiro (LEE)
  • Professor Adjunto Milton Augusto Morais Sarmento Pato de Macedo (LEBM)
  • Professora Adjunta Maria João Anunciação Moreira (LEBiol)
  • Professor Adjunto Nuno Miguel Curto Malaquias (LEC)
  • Professor Adjunto José Luís Ferreira Martinho (LEGI)
  • Professora Adjunta Maria João Anunciação Moreira (LBioEngª)

Informação constante no Despacho/SP/99/2018.

Vagas

A disponibilizar assim que exista informação.

Validade do Concurso Especial

Os concursos especiais são realizados para a matrícula e inscrição num ano letivo e são válidos para o ano letivo a que se referem.

Inscrições e Matrículas

Inscrições e matrículas até 17 de outubro na 1ª fase e até 31 de outubro na 2ª fase, de acordo com o estabelecido no Despacho SP/66/2018.

  Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.
  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.
  • A propina é anual, aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.
  • No ato da matrícula, o candidato deve apresentar deve apresentar o boletim de vacinas atualizado, conforme definido no plano nacional de vacinação.

Legislação e Regulamentação