ISEC | 23 DE MAIO DE 2019 | 11:30H

Ciclo de Seminários: Mestrado em Instrumentação Biomédica

Dosimetria e Proteção das Radiações


 

Terça feira, 2 de abril às 09h00

Anfiteatro G0_A1, ISEC                  

 

Braquiterapia do Globo Ocular

Eng. Paulo César Simões (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                                      

O tratamento de primeira linha do melanoma da coróide é a braquiterapia localizada, relegando a enucleação para segunda linha, e conseguindo o controlo tumoral e, se possível, a acuidade visual. A técnica, inovadora no país, consiste na colocação temporária –em bloco operatório– de uma placa episcleral com fontes de iodo-125, ficando o doente em quarto terapêutico durante os 4-7 dias que dura o tratamento. Serão apresentados aspectos médicos, físicos e de protecção radiológica do procedimento.

 

Terça feira, 9 de abril às 09h00

Anfiteatro G0_A1, ISEC

                              

Dosimetria in Vivo no tratamento por Radioterapia

Eng. Paulo Rachinhas (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                                              

A dosimetria in-vivo (DIV) é uma importante ferramenta de controlo de qualidade, recomendada por diferentes organismos internacionais (ICRU, ESTRO, AAPM), contribuindo não só para a prevenção de acidentes como para a deteção de erros no tratamento de Radioterapia.  O sistema PerFraction3D calcula, com base na informação contida nas imagens dinâmicas do EPID e nos trajectory logs, a distribuição de dose sobre a TC de planeamento ou o CBCT adquirido antes do tratamento. É descrita a implementação deste sistema de DIV e são apresentados resultados para cerca de 100 doentes.

 

Quarta feira, 15 de maio às 16h00

Anfiteatro G0_LG, ISEC

 

Controlo de Qualidade e Proteção Radiológica em Radioterapia

Engª Filipa Balau (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                          

 

 

Terça feira, 21 de abril às 9h00

Anfiteatro G0_A1, ISEC

 

Proteção Radiológica e Dosimetria em Medicina Nuclear

Eng. Jorge Isidoro (Serviço de Medicina Nuclear do CHUC)

                                                          

A medicina nuclear utiliza fontes radioativas não seladas as quais são administradas aos doentes, em geral, através de uma simples injeção endovenosa. Deste modo, os cuidados de proteção radiológica, tanto para os doentes como para os profissionais, são específicos e particularmente importantes em medicina nuclear. Serão apresentados os conceitos básicos de dosimetria dos doentes, bem como as suas limitações, em medicina nuclear.

 

 

O controlo de qualidade e a proteção radiológica do doente em Radioterapia estão diretamente relacionados. Os acidentes em radioterapia abordados são bons exemplos de como falhas no controlo de qualidade põem em causa a saúde dos doentes.

 

 

 

Quinta feira, 23 de maio às 11h30

Anfiteatro G0_A1, ISEC

 

Dosimetria de Campos Pequenos e suas Aplicações

            Doutora Maria do Carmo Lopes (Serviço de radioterapia do IPOCFG)

                                                          

Os campos pequenos (dimensão inferior a 4 cm) são cada vez mais usados nas técnicas avançadas da radioterapia moderna – RT de intensidade modulada, RT estereotáxica, radiocirurgia. A medição de dose nos campos pequenos apresenta desafios que não estão presentes na dosimetria de referência. Serão passadas em revista quer as técnicas baseadas na utilização dos campos pequenos quer a problemática da determinação de dose – do ponto de vista dos conceitos envolvidos e dos detetores utilizados.

 

       

 

 

Data de Publicação 2019-03-29