.2019

Mensagem do Presidente

 

Mário Velindro

A crise do coronavírus é a mais séria ameaça que toda a comunidade académica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC já enfrentou na sua vida. Não é só o modo de vida de um continente inteiro, a Europa, que ficou alterado: é uma crise que varre o mundo de lés a lés e cuja intensidade e consequências ainda não se desenham com nitidez no horizonte.

Nesta hora difícil, o ISEC teve de afirmar os seus valores. E o primeiro é o da defesa da saúde e da vida humana! Apesar de alguma incompreensão inicial, o ISEC foi das primeiras escolas do ensino superior em Portugal a suspender as suas aulas presenciais e todas as suas iniciativas públicas.

Tomada esta primeira decisão, o ISEC passou a dedicar-se integralmente a minorar os efeitos desta crise no seu ensino e na sua investigação. Foi, por isso, dos primeiros estabelecimentos do ensino superior em Portugal a implementar um plano de “Medidas Alternativas de Ensino”, recorrendo às plataformas digitais. 

O apelo que fazemos, agora, quando a comunidade do ISEC está – como a maioria da população portuguesa e europeia – confinada às suas residências, é que se empenhem, dentro do possível, nas atividades letivas e nas investigações que estão em curso.

Bem sabemos que há disciplinas da engenharia que é difícil, ou mesmo impossível, trabalhar virtualmente. Mas outras há que podem ser desenvolvidas com custos e danos contidos.

É para essas que o ISEC convoca todos, estudantes e professores, investigadores e funcionários: para que deem o melhor da sua imaginação e do seu talento, e do seu empenho, para controlar e minorar os danos académicos que esta crise nos está a causar.

Juntos conseguiremos ultrapassar esta crise! E estas semanas, porventura meses, serão tempos difíceis. Mas está ao nosso alcance que não sejam totalmente tempo perdido.

Bom ensino, bom estudo e boa investigação, é o que desejo a todos!

Saúde, protejam-se.


Presidente do ISEC