Departamento de Engenharia Química e Biológica

A tua escolha na área de Engenharia Química e Biológica

Os departamentos são unidades do ISEC onde se agrupam os recursos humanos e materiais directamente envolvidos nas actividades de uma ou mais áreas científicas.

Os departamentos têm por objectivos essenciais a realização de actividades de ensino, investigação e desenvolvimento, de prestação de serviços ao exterior, de gestão dos meios humanos e materiais a eles afectos e de outras actividades que se enquadrem no âmbito dos presentes estatutos


Departamento de Engenharia Química e Biológica

Apresentação

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem como objectivos formar profissionais de Engenharia Biológica, de Bioengenharia e de Engenharia e Gestão Industrial de elevada capacidade técnica e científica e prestar serviços de consultoria e apoio à Indústria.


A formação ministrada é largamente determinada pelo objectivo genérico da especialidade de Bioengenharia e Engenharia e Gestão Industrial. Assim na área da Bioengenharia pretende proporcionar uma formação integrada e abrangente na área das ciências da vida, combinando as técnicas de engenharia com a biologia, permitindo uma especialização em domínios que se inserem nos seus dois ramos de estudo: Engenharia Biológica e Tecnologia Ambiental.

Na área da Engenharia e Gestão Industrial pretende-se formar Engenheiros Industriais com uma sólida preparação em Ciências da Engenharia, cobrindo os domínios da Produção, Manutenção, Logística, Recursos Humanos, Economia e Finanças, e Marketing.

Por outro lado, a competitividade industrial leva a que o profissional de Engenharia tenha de possuir alargados conhecimentos de áreas complementares que lhe permitam gerir adequadamente os recursos disponíveis, dos quais fazem parte o Ambiente e a Energia. Deste modo, o DEQB ministra para além dos conhecimento técnicos inerentes à Bioengenharia, uma forte componente de outros conhecimentos orientados para Gestão de Recursos, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Economia, por forma a garantir uma formação adequada.


Atento à evolução do mundo actual e das orientações das principais Escolas de Engenharia a nível nacional e internacional, bem como das linhas orientadoras estabelecidas por organismos de acreditação de cursos superiores, o DEQB-ISEC tem vindo a adequar os seus cursos às reais necessidades do Engenheiro actual. No entanto, e apesar desta padronização por escalas alargadas, não tem descurado o enquadramento dos jovens licenciados na indústria regional, tendo em conta as especificidades desta. Assim, se por um lado privilegia estrategicamente a formação generalista em Engenharia, por outro lado está também atento à mutabilidade dos tempos, que impõe flexibilidade de formação por forma a responder a novos desafios e solicitações, permitindo deste modo uma elevada empregabilidade dos seus alunos.


O DEQB-ISEC oferece hoje um curso de Licenciatura em Engenharia Biológica, um curso de Licenciatura em Bioengenharia, um curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, um curso de Mestrado em Engenharia Química e Biológica, um curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e um curso superior profissional em Análises Químicas e Biológicas. Todos os graus são caracterizados por fortes componentes de Ciências Básicas e de Ciências de Especialidade, não descurando a formação em áreas que aumentem a capacidade de adaptação dos profissionais.

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por missão:

  • oferecer formação de elevada qualidade por forma a preparar profissionais de Engenharia e de técnicos superiores de nível V, capazes de desempenhar tarefas na indústria química e com elevada capacidade de adaptação aos cenários tecnológico/ambiental do século XXI;
  • desenvolver investigação em áreas típicas de Engenharia Química e Biológica de modo a alargar o conhecimento e o entrosamento de docentes e discentes no tecido industrial;
  • promover a integração de jovens licenciados de forma faseada no mercado de trabalho;
  • contribuir para o crescimento da economia e da qualidade de vida do País.

Presidente:

FOTO PDEQBDoutor José Manuel Matias Vieira de Sousa

Email: pdeqb@isec.pt

 

A Política Estratégica estabelece as linhas programáticas orientadoras dos Órgãos de Gestão do DEQB no cumprimento da sua Missão. São elas:

  • obter a acreditação do curso por parte de organismos reguladores da Qualidade ao nível do ensino superior;
  • adaptar o curriculum e orientar o investimento para as exigências do mercado de emprego, promovendo a abertura da Escola à Sociedade e, concretamente, à Indústria e seus agentes de desenvolvimento;
  • gerar políticas que maximizem as sinergias resultantes da interacção com o meio empresarial garantindo a troca de experiências, as quais poderão ser potenciadas por projectos de I&D facilitando a integraçao dos discentes no mercado de trabalho;
  • levar a cabo políticas de crescimento sustentadas nas reais necessidades do País e na existência de recursos que permitam manter um ensino de qualidade;
  • facultar formação actualizada aos docentes;
  • credibilizar o curso através da promoção de Investigação Aplicada.

Mestrados

Licenciaturas

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Eventos

--%>
Morada

Departamento de Engenharia Química e Biológica
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora
3030-199 Coimbra
Portugal

Telefone

+ 351 239 790 340

Fax

+ 351 239 790 341

E-mail

sec-deqb@isec.pt

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt