Departamento de Engenharia Química e Biológica

A tua escolha na área de Engenharia Química e Biológica

Os departamentos são unidades do ISEC onde se agrupam os recursos humanos e materiais directamente envolvidos nas actividades de uma ou mais áreas científicas.

Os departamentos têm por objectivos essenciais a realização de actividades de ensino, investigação e desenvolvimento, de prestação de serviços ao exterior, de gestão dos meios humanos e materiais a eles afectos e de outras actividades que se enquadrem no âmbito dos presentes estatutos


Departamento de Engenharia Química e Biológica

Apresentação

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem como objectivos formar profissionais de Engenharia Biológica, de Bioengenharia e de Engenharia e Gestão Industrial de elevada capacidade técnica e científica e prestar serviços de consultoria e apoio à Indústria.


A formação ministrada é largamente determinada pelo objectivo genérico da especialidade de Bioengenharia e Engenharia e Gestão Industrial. Assim na área da Bioengenharia pretende proporcionar uma formação integrada e abrangente na área das ciências da vida, combinando as técnicas de engenharia com a biologia, permitindo uma especialização em domínios que se inserem nos seus dois ramos de estudo: Engenharia Biológica e Tecnologia Ambiental.

Na área da Engenharia e Gestão Industrial pretende-se formar Engenheiros Industriais com uma sólida preparação em Ciências da Engenharia, cobrindo os domínios da Produção, Manutenção, Logística, Recursos Humanos, Economia e Finanças, e Marketing.

Por outro lado, a competitividade industrial leva a que o profissional de Engenharia tenha de possuir alargados conhecimentos de áreas complementares que lhe permitam gerir adequadamente os recursos disponíveis, dos quais fazem parte o Ambiente e a Energia. Deste modo, o DEQB ministra para além dos conhecimento técnicos inerentes à Bioengenharia, uma forte componente de outros conhecimentos orientados para Gestão de Recursos, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Economia, por forma a garantir uma formação adequada.


Atento à evolução do mundo actual e das orientações das principais Escolas de Engenharia a nível nacional e internacional, bem como das linhas orientadoras estabelecidas por organismos de acreditação de cursos superiores, o DEQB-ISEC tem vindo a adequar os seus cursos às reais necessidades do Engenheiro actual. No entanto, e apesar desta padronização por escalas alargadas, não tem descurado o enquadramento dos jovens licenciados na indústria regional, tendo em conta as especificidades desta. Assim, se por um lado privilegia estrategicamente a formação generalista em Engenharia, por outro lado está também atento à mutabilidade dos tempos, que impõe flexibilidade de formação por forma a responder a novos desafios e solicitações, permitindo deste modo uma elevada empregabilidade dos seus alunos.


O DEQB-ISEC oferece hoje um curso de Licenciatura em Engenharia Biológica, um curso de Licenciatura em Bioengenharia, um curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, um curso de Mestrado em Engenharia Química e Biológica, um curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e um curso superior profissional em Análises Químicas e Biológicas. Todos os graus são caracterizados por fortes componentes de Ciências Básicas e de Ciências de Especialidade, não descurando a formação em áreas que aumentem a capacidade de adaptação dos profissionais.

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por missão:

  • oferecer formação de elevada qualidade por forma a preparar profissionais de Engenharia e de técnicos superiores de nível V, capazes de desempenhar tarefas na indústria química e com elevada capacidade de adaptação aos cenários tecnológico/ambiental do século XXI;
  • desenvolver investigação em áreas típicas de Engenharia Química e Biológica de modo a alargar o conhecimento e o entrosamento de docentes e discentes no tecido industrial;
  • promover a integração de jovens licenciados de forma faseada no mercado de trabalho;
  • contribuir para o crescimento da economia e da qualidade de vida do País.

Presidente:

FOTO PDEQBLaura Maria Teixeira Santos

Email: pdeqb@isec.pt

Vice-Presidente:

Maria Nazaré Coelho Marques Pinheiro

A Política Estratégica estabelece as linhas programáticas orientadoras dos Órgãos de Gestão do DEQB no cumprimento da sua Missão. São elas:

  • obter a acreditação do curso por parte de organismos reguladores da Qualidade ao nível do ensino superior;
  • adaptar o curriculum e orientar o investimento para as exigências do mercado de emprego, promovendo a abertura da Escola à Sociedade e, concretamente, à Indústria e seus agentes de desenvolvimento;
  • gerar políticas que maximizem as sinergias resultantes da interacção com o meio empresarial garantindo a troca de experiências, as quais poderão ser potenciadas por projectos de I&D facilitando a integraçao dos discentes no mercado de trabalho;
  • levar a cabo políticas de crescimento sustentadas nas reais necessidades do País e na existência de recursos que permitam manter um ensino de qualidade;
  • facultar formação actualizada aos docentes;
  • credibilizar o curso através da promoção de Investigação Aplicada.

Mestrados

Licenciaturas

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

NomeTelefoneExtensão
Ana Cristina Araújo Veloso 3427
António Luís Pereira do Amaral 3427
Assistente Operacional DEQB 3402
Belmiro Pereira Mota Duarte 3406
David José da Rocha Domingues2397903403400
Isabel Maria Nunes da Cruz Barraca 3420
José Manuel Matias Vieira de Sousa 3403
Laura Maria Teixeira Santos 3408
Luís Filipe Lopes Vilão Vaz de Morais 3409
Luís Jorge Assuncao Martins 3405
Luís Miguel Moura Neves de Castro 3409
Maria Cidália Estrela Rosa2397903413410
Maria de Fátima Rebelo M. F. Marques 3403
Maria Dolores Dores Ramos Franco Moreira 3424
Maria João Anunciação Moreira 3404
Maria José Capelas de Moura 3404
Maria Nazaré Coelho Marques Pinheiro 3408
Martine Marques da Costa 3436
Olinda das Neves Monteiro 3402
Sandra Catarina Largueza Borges (DEQB) 3401
NomeEmail
Ana Cristina Araújo Veloso anaveloso@isec.pt
António Luís Pereira do Amaral lpamaral@isec.pt
Belmiro Pereira Mota Duarte bduarte@isec.pt
David José da Rocha Domingues davidd@isec.pt
Isabel Maria Nunes da Cruz Barraca ibarraca@isec.pt
José Manuel Matias Vieira de Sousa sousa@isec.pt
Laura Maria Teixeira Santos lauramts@isec.pt
Luís Filipe Lopes Vilão Vaz de Morais morais@isec.pt
Luís Jorge Assuncao Martins lmartins@isec.pt
Luís Miguel Moura Neves de Castro mcastro@isec.pt
Maria Cidália Estrela Rosa crosa@isec.pt
Maria de Fátima Rebelo M. F. Marques fatima@isec.pt
Maria Dolores Dores Ramos Franco Moreira cbjamd25@isec.pt
Maria João Anunciação Moreira mjmor@isec.pt
Maria José Capelas de Moura mjmoura@isec.pt
Maria Nazaré Coelho Marques Pinheiro mnazare@isec.pt
Martine Marques da Costa mcosta@isec.pt
Olinda das Neves Monteiro olinda@isec.pt
Sandra Catarina Largueza Borges (DEQB) sandra.borges@isec.pt

Notícias

Eventos

Morada

Departamento de Engenharia Química e Biológica
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora
3030-199 Coimbra
Portugal

Telefone

+ 351 239 790 340

Fax

+ 351 239 790 341

E-mail

sec-deqb@isec.pt

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt