ISEC | 12 DE FEVEREIRO A 12 ABRIL DE 2019

Exposições Matemáticas Itinerantes na Biblioteca do ISEC


 

Exposição A Matemática nos Quadradinhos

A MATEMÁTICA NOS QUADRINHOS: 12/FEV A 01/MAR

A Matemática nos Quadradinhos (cartoons em português e em inglês)

O principal objectivo desta exposição é, para além de divertir, estimular os visitantes a aprenderem alguma matemática de uma forma ligeira e divertida. A origem dos cartoons que surgem nesta exposição é muito variada. Calvin & Hobes vem diretamente dos álbuns que existem publicados em português e também do jornal "O Público." Alguns dos cartoons saíram de revistas de matemática elementar. Por exemplo, "American Mathematical Monthly", "The College Mathematics Journal". As duas presenças mais vísiveis são os cartoonistas Sidney Harris e Cosgrove. Sidney Harris é autor de vários livros de cartoons científicos. Cosgrove é um pseudónimo do matemático inglês Ian Stewart da Universidade de Warwick. Ian Stewart é também autor de várias obras de divulgação, algumas publicadas em Portugal pela editora Gradiva: "Os Problemas da Matemática", "Jogos, Conjuntos e Matemática" etc. Entre os cartoonistas portugueses, damos especial destaque aos impagáveis barman e clientes do Bartoon de Luís Afonso.

Exposição A Matemática dos Nós 

A MATEMÁTICA DOS NÓS: 04 a 22/mar

Esta exposição mostra o fascinante mundo dos nós matemáticos. Contou com a colaboração de “The Mathematics and Knots Exhibition Group”, University of Wales Bangor.

Exposição A Matemática na Poesia Portuguesa 

A MATEMÁTICA NA POESIA PORTUGUESA: 25/mar a 12/abr

O nome do autor de cada poema está escrito no verso de cada painel. Esta exposição consiste numa seleção de poemas que têm, por vezes apenas remotamente, alguma relação com a matemática. Mesmo com esta restrição, encontram-se nela representados alguns dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX. Ah, mas Borges não é português... dirá o visitante informado. Não, não é, mas tinha antecessores próximos portugueses, a que de resto alude no poema Os Borges…

 

Organização: Cidadania, Cultura e Desporto - ISEC

Data de Publicação 2019-02-18