Mestrados

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao mestrado:
  1. Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas científicas mencionadas no edital correspondente ao mestrado a que o candidato concorre;

  2. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas mencionadas no Anexo II correspondentes ao mestrado a que o candidato concorre, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

  3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, em como satisfaz os objetivos do grau de Licenciado nas áreas mencionadas no edital correspondente ao mestrado a que o candidato concorre, ou em áreas afins da Ciência e da Tecnologia;

  4. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

 

Áreas Cientificas de Acesso aos Mestrados

Designação do Mestrado

Áreas Científicas

Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana

Engenharia Civil, ou em áreas afins de ciência e tecnologia;

Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Engenharia e Gestão Industrial, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electromecânica

Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electrotécnica - Especialização em Sistemas Industriais

Engenharia Eletrotécnica, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electrotécnica - Especialização em Sistemas de Energia e Automação

Engenharia Eletrotécnica, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Mecânica -Especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos

Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Mecânica - Especialização em Projecto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos

Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Química e Biológica

Engenharia Química, Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Informática - Especialização em Desenvolvimento de Software

Engenharia Informática ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Informática - Especialização em Tecnologias da informação e do conhecimento

Engenharia Informática ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Instrumentação Biomédica

Engenharia Biomédica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Física ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

 

 

Prazos - Ano Letivo 2024/2025


1ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura de 1 de abril a 21 de julho de 2024
Validação das candidaturas pelos serviços até 23 de julho de 2024
Disponibilização da lista de seriação provisória até 26 de julho de 2024
Apresentação de reclamações até 30 de julho de 2024
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva até 31 de julho de 2024
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 1 de agosot até 12 de agosto de 2024

 


2ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura de 22 de julho a 09 de setembro 2024
Validação das candidaturas pelos serviços até 10 de setembro de 2024
Disponibilização da lista de seriação provisória até 13 de setembro de 2024
Reclamações até 16 de setembro de 2024
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva até 18 de setembro de 2024
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 19 a 22 de setembro de 2024

 


Nota(s):
(1) Verificar-se-à a realização de uma fase adicional (em calendário a definir posteriormente), caso as vagas a concurso não sejam todas preenchidas nas fases anteriores;
(2) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código de Procedimento Administrativo; 

Candidaturas

Manual de candidatura

 

O candidato terá que juntar à sua candidatura os documentos solicitados na plataforma InforEstudante.

 

NOTA:

Os candidatos a mestrados provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar em cada item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

 

 

 

Taxas e Propinas

São devidos os seguintes emolumentos:

Taxa de candidatura: 75€ 

Nota importante: ver Tabela de Emolumentos.

(estão isentos do pagamento da taxa de candidatura, os estudantes que tenham concluído uma licenciatura no IPC, (2) os candidatos ao abrigo da alínea d) do artigo 7.º do Regulamento Académico do 2° Ciclo de Estudos do IPC, desde que sejam atuais estudantes matriculados numa UOE do IPC).

Taxa de matrícula/inscrição: 75€

Propina Anual: 1.050€ / Ano letivo*


* valores da propina sujeitos a aprovação pelo Conselho Geral do IPC

Vagas e Regime de Funcionamento

Edição 2024/2026 - informação a disponibilizar brevemente

 

Informação sobre vagas, disponível nos respetivos Editais de cada um dos mestrados do ISEC.

 


 

 

Resultados

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

Inscrições / Matrículas - Prazos

Inscrições/Matrículas - Online

Manual Matrícula/Inscrição

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao dia 30 de dezembro de 2021.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.


 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201