ISEC | 15 DE MAIO DE 2019

Ciclo de Seminários: Mestrado em Instrumentação Biomédica

Dosimetria e Proteção das Radiações


 

Terça feira, 2 de abril às 09h00

Anfiteatro G0_A1, ISEC                  

 

Braquiterapia do Globo Ocular

Eng. Paulo César Simões (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                                      

O tratamento de primeira linha do melanoma da coróide é a braquiterapia localizada, relegando a enucleação para segunda linha, e conseguindo o controlo tumoral e, se possível, a acuidade visual. A técnica, inovadora no país, consiste na colocação temporária –em bloco operatório– de uma placa episcleral com fontes de iodo-125, ficando o doente em quarto terapêutico durante os 4-7 dias que dura o tratamento. Serão apresentados aspectos médicos, físicos e de protecção radiológica do procedimento.

 

Terça feira, 9 de abril às 09h00

Anfiteatro G0_A1, ISEC

                              

Dosimetria in Vivo no tratamento por Radioterapia

Eng. Paulo Rachinhas (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                                              

A dosimetria in-vivo (DIV) é uma importante ferramenta de controlo de qualidade, recomendada por diferentes organismos internacionais (ICRU, ESTRO, AAPM), contribuindo não só para a prevenção de acidentes como para a deteção de erros no tratamento de Radioterapia.  O sistema PerFraction3D calcula, com base na informação contida nas imagens dinâmicas do EPID e nos trajectory logs, a distribuição de dose sobre a TC de planeamento ou o CBCT adquirido antes do tratamento. É descrita a implementação deste sistema de DIV e são apresentados resultados para cerca de 100 doentes.

 

Quarta feira, 15 de maio às 16h00

Anfiteatro G0_LG, ISEC

 

Controlo de Qualidade e Proteção Radiológica em Radioterapia

Engª Filipa Balau (Serviço de radioterapia do CHUC)

                                                          

 

O controlo de qualidade e a proteção radiológica do doente em Radioterapia estão diretamente relacionados. Os acidentes em radioterapia abordados são bons exemplos de como falhas no controlo de qualidade põem em causa a saúde dos doentes.

 

Quinta feira, 23 de maio às 11h30

Anfiteatro G0_A1, ISEC

 

Dosimetria de Campos Pequenos e suas Aplicações

            Doutora Maria do Carmo Lopes (Serviço de radioterapia do IPOCFG)

                                                          

Os campos pequenos (dimensão inferior a 4 cm) são cada vez mais usados nas técnicas avançadas da radioterapia moderna – RT de intensidade modulada, RT estereotáxica, radiocirurgia. A medição de dose nos campos pequenos apresenta desafios que não estão presentes na dosimetria de referência. Serão passadas em revista quer as técnicas baseadas na utilização dos campos pequenos quer a problemática da determinação de dose – do ponto de vista dos conceitos envolvidos e dos detetores utilizados.

 

       

 

 

Data de Publicação 2019-03-29