ISEC | 12 DE JUNHO DE 2019

Seminário: Sinais Vitais e Suporte Básico de Vida

14:30H - 16:45H | Anfiteatro A2, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica


 

 

 

No âmbito da Unidade Curricular de Suporte de Apoio à Vida do Mestrado em Instrumentação Biomédica, vai realizar-se um seminário, no dia 12 de junho 2019, das 14h30 às 16h45, no Anfiteatro A2, do Departamento de Engenharia de Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

 

Orador: Dr. Joaquim Pereira, Professor Especialista em Cardiopneumologia e Docente na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

 

Sumário: Em Portugal, as doenças cardiovasculares constituem um dos problemas de saúde mais graves para a população. A maioria das mortes evitáveis associa-se à doença coronária e ocorre fora dos hospitais. A experiência internacional demonstra que, em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

O seminário terá uma componente teórica (30%) e uma componente prática (70%), com realização de manobras de reanimação (compressões e ventilação) simulada com um manequim e também uma simulação/demonstração da utilização do Desfibrilhador Automático Externo, de acordo com as normas de utilização e segurança.

 

       

Data de Publicação 2019-06-11