ISEC | Outubro de 2019 - Abril de 2020

Excelência XXI | Ciclo de Conferências


Ciclo de conferências Excelência XXI

Este Ciclo de Conferências tem por objetivo a integração dos nossos alunos no mercado de trabalho à medida que vão progredindo na carreira académica.

Entrada livre mas, obrigatório efetuar a inscrição.

 

 

2019

9 de outubro - Desafios para os engenheiros num mundo globalizado

SINOPSE

A globalização da engenharia, o que a nível nacional começou a ser designada por “internacionalização das empresas”, processo que foi originado pela crise financeira mundial que se estalou no final da década passada, obrigou a um redimensionamento estratégico das empresas de engenharia e da atividade dos engenheiros.

A nível global, na sequência da transformação digital que quase em simultâneo desencadeou o crescimento de soluções tecnológicas inovadoras e imparáveis, desenvolvidas por engenheiros, colocam-se novos desafios na formação, na atividade e na interação global da engenharia.

Ao mesmo tempo, enquanto se tenta perspetivar os limites de uma geração 4.0, os diferentes estados de desenvolvimento dos países exigem engenheiros 4x4 capazes de dar resposta e solucionar problemas em locais inóspitos e adversos.

Neste contexto, os modelos educacionais e os diversos graus de formação assumem particular importância e terão de coabitar.

Paralelamente, as Alterações Climáticas e a necessidade de serem atingidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas exigem que os engenheiros sejam atores e interventores numa corrida contra o tempo.

 

8 de Novembro - Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor.

 

SINOPSE

 

• Esclarecer o que se entende por empreendedorismo, o que o caracteriza, bem assim como a quem o adota enquanto forma de vida, em que tipologias específicas se pode subdividir ou contextualizar;
• Evidenciar a sua pertinência objetiva no desenvolvimento, tanto à escala local, como a nível regional, nacional ou mundial, bem como o papel que deve competir às Instituições de Ensino Superior neste domínio;
• Explicitar as diferentes etapas a acautelar no processo de transformação duma vaga ideia de negócio numa realidade organizacional concreta, por forma a ganhar eficácia nesta conversão, ao mesmo tempo que se majora a respetiva probabilidade de sucesso;
• Ilustrar as várias fases que se encontram associadas à afirmação dos projetos de Empreendedorismo de Base Tecnológica, assentes em conhecimento, cada vez mais essenciais.

 

Sobre o Professor Doutor Pedro Saraiva salientamos o seguinte:

- Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;

- Director da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa;

- Tem participado como perito internacional em projetos desenvolvidos pela Comissão Europeia e OCDE relacionados com “entrepreneurial universities”, empreendedorismo e competitividade das PME (2015-), colaborado com o Governo dos Emirados Árabes Unidos na aplicação de Modelos de Excelência na Administração Pública (2016-2018) e as Agências de Acreditação do Ensino Superior de Oman (2018-) e Maurícias (2018).

 

6 de Dezembro - Os negócios internacionais e as vantagens do Mercado Europeu

SINOPSE

A liberalização do comércio prosseguida pela União Europeia no âmbito do Mercado Único facilita as atividades internacionais das empresas e os seus negócios no espaço europeu. Em que medida o desmantelamento de barreiras e a harmonização legislativa do Mercado Único são vantajosas para as empresas? O que pensam as empresas do funcionamento do mercado único? Como podem estes agentes económicos reportar eventuais dificuldades em fazer negócios noutro país da UE? Que desafios ainda se colocam ao funcionamento deste pilar da integração económica europeia? A palestra procura analisar como a internacionalização das empresas para o Mercado Único europeu pode significar menos incerteza e mais estabilidade nos seus negócios; procura também descodificar os desafios atuais ao aprofundamento deste espaço integrado, cujo objetivo é promover o crescimento económico e o emprego, mas também melhorar a competitividade das empresas.

 

Sobre a Professora Doutora Maria Helena Guimarães salientamos o seguinte:

Professora Associada com Agregação na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Leciona disciplinas de economia política internacional, economia política dos negócios internacionais, economia global, economia europeia e políticas económicas da EU, entre outras, tendo-lhe sido atribuído pela Comissão Europeia um Módulo Europeu de Ensino em economia europeia. É co-editora de um livro sobre o Mercado Único (publicado pela editora Emerald), autora do livro Economia Política do Comércio Internacional (Principia) e tem ainda capítulos em livros de editoras estrangeiras (Routledge, Peter Lang) e nacionais.

Preside atualmente ao Conselho da Escola de Economia e Gestão.

2020

19 de Fevereiro -  Engenharia e inovação no contexto da transformação digital

18 de Março – Pensamento estratégico - Ciência ou Arte?

22 de Abril - Comunicar com Impacto

 

       

 

Data de Publicação 2019-07-15