ISEC | 17 DE SETEMBRO DE 2019

Dia Internacional do Microrganismo

Departamento de Engenharia Química e Biológica


Os microrganismos têm sido amplamente utilizados a nível industrial, adquirindo cada vez mais um papel preponderante a nível económico bem como no dia a dia da população, indo o seu impacto para além do ser microscópio causador de doenças. São usados na indústria alimentar, na indústria de produção de antibióticos, vitaminas, aminoácidos, polissacáridos e biopolímeros, como agentes biológicos e em tecnologias de proteção ambiental entre outras.

Em 2017, a Sociedade Portuguesa de Microbiologia lançou o desafio para as comemorações do Dia internacional do Microrganismo, sendo 17 de setembro a data escolhida para a realização de um conjunto diversificado de eventos. É uma iniciativa que já ultrapassou as fronteiras de Portugal, mostrando a importância de descobrir e explorar o mundo dos microrganismos. É neste contexto que o Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) se associa à celebração do Dia Internacional do Microrganismo 2019. Pretende-se com esta iniciativa contribuir para a consciencialização dos jovens e da sociedade em geral do papel dos microrganismos na nossa vida.

Programa

Este ano, o Departamento de Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra associa-se à celebração do dia internacional do microrganismo 2019, abrindo as suas portas para que possam visualizar com ajuda do microscópio diversos microrganismos. A partir das 14:30 até às 18 horas poderão descobrir o mundo de várias bactérias e fungos assim como conhecer a importância das condições de assépcia na sua manipulação.

 

       

 

 

Data de Publicação 2019-09-16