ISEC | 23 DE OUTUBRO DE 2019

Apresentação do livro "Coimbra, a Região e o Futuro"

18:30H | Auditório do ISEC


Depois do sucesso com o primeiro Livro, “Coimbra. Cidade universitária Crónicas de afectos com pessoas dentro” que vai na 4ª edição, Helder Rodrigues, com este segundo Livro prossegue a sua trilogia sobre a Coimbra de ontem, de hoje e de amanhã

Tal como no Livro anterior, são textos inspirados (desenvolvidas e actualizadas) em Crónicas seleccionadas e publicadas no Diário As Beiras.

Colocam em cima da mesa, de forma simples e aberta, critica, mas construtiva, questões chave para o presente e para o futuro de Coimbra e da sua Região.

 

Comentário de Gonçalo Quadros - chairman da empresa Critical Software

"Coimbra é uma cidade mágica. Cheia de passado, e também displicentemente cheia de si, luta no presente por um futuro que lhe parece escapar.

Hélder Rodrigues, neste livro, visita o passado da nossa cidade, fala-nos dos dilemas que ela hoje vive, e dos desafios que o futuro incerto lhe coloca.

Envolve várias pessoas que conhecem e têm pensamento sobre a nossa cidade. O livro é então, e antes de tudo, um exemplo do que falta a Coimbra – capacidade de envolver, interagir, discutir, a cidade e abrir caminhos para o que queremos para ela.

Reconheço que, hoje, mais do pensar, temos de agir, fazer acontecer, trilhar um qualquer caminho que nos permita construir cidade.

Mas sei também que temos de perceber porque chegou Coimbra a tão cinzenta situação e a tão pobre estatuto e que urge discutir, questionar, desafiar a ambição da Cidade.   Precisamos de envolver em tal reflexão todos os que conhecem, e estão dispostos a lutar, por Coimbra. Precisamos de tornar tal reflexão densa, intensa, acutilante, para dar oportunidade a que o necessário ímpeto reformador emirja, por fim, forte.

Este livro é, portanto, um bom serviço à causa de Coimbra."

 

       

 

Data de Publicação 2019-10-04