ANÚNCIO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO

Referência CENTRO2020_CORE_Lic2021

Edital_BI Referência CENTRO2020_CORE_Lic2021

 

CANDIDATURAS:
Prazo de receção de candidaturas: Será de 10 dias úteis, entre 29/07/2021 a 11/08/2021.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, para o seguinte endereço de e-mail: bolsas.investig@ipc.pt, colocando no assunto a referência CENTRO2020_CORE_Lic2021

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto “CORE: Centro de Operações para Repensar a Engenharia”, com o código de operação CENTRO-01-0247-FEDER-037082, do Instituto Politécnico de Coimbra, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), nas seguintes condições:

A bolsa terá por finalidade a avaliação e subsequente melhoria de um conjunto de aplicações e jogos sérios de realidade mista, desenvolvidas no contexto da educação e reabilitação. Para esse fim, o bolsed

b) Programação C/C#

c) Desenvolvimento em Unity 3D

- Bom domínio da língua inglesa

 

  • Plano de trabalhos:

O plano de trabalho enquadra-se no desenvolvimento de aplicações e jogos sérios enquadrados nas áreas da Motricidade Humana, Matemática Aplicada, Ciências do Desporto, Fisioterapia, Ciências da Saúde, Engenharia, Robótica e Automação, Fatores Humanos e Qualidade de Vida. Grande parte do trabalho será efetuado em torno da avaliação de jogos sérios de realidade mista. Esta tarefa envolve trabalho de campo para validação de informação, trabalho de laboratório na área da educação e reabilitação, tratamento estatístico de dados, melhorias aos jogos já desenvolvidos, e escrita de artigos científicos. Adicionalmente, o bolseiro colaborará em outras tarefas do projeto, de forma a complementar a sua formação noutras áreas.

 

  • Período da bolsa:

A bolsa tem a duração máxima de 7 meses, não renovável, em regime de exclusividade, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, com início previsto em 01.09.2021, não podendo ir para alem de 31.03.2021.

 

  • Subsídio de Manutenção Mensal:

835,98 euros, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT, I.P. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela respetiva inscrição, havendo lugar, também, à realização de seguro de acidentes pessoais.

 

  • Local de Trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Laboratório ROBOCORP do IPC, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Ferreira, e em próxima colaboração com a empresa Ingeniarius, Lda.

 

  • Critérios de Seleção:

Os critérios de avaliação das candidaturas são os seguintes:

Nota Final 1 = 45 (A) + 20 (L) + 20 (R) + 5 (E) + 5 (P) + 5 (D)

1 - Formação acadêmica [A], Laboratório. experiência [L], Experiência em pesquisa [R], proficiência em inglês [E], proficiência em português [P], carteira de habilitação [D].

A = 1 se Licenciatura em engenharia

A = 0,1 se Licenciatura noutras áreas

L = 1 se mais de 12 meses de trabalho de laboratório

L = 0,5 se mais de 6 e menos de 12 meses de trabalho de laboratório

L = 0,1 se menos de 6 meses de trabalho de laboratório

R = 1 se autor de 5 ou mais artigos científicos em periódicos indexados (ISI Web of Science)

R = 0,7 se autor de 1 a 4 artigos científicos em revistas indexadas (ISI Web of Science)

R = 0,5 se membro de uma equipe de pesquisa de um Projeto Científico por mais de 36 meses

R = 0,3 se membro de uma equipe de pesquisa de um Projeto Científico por mais de 6 e menos de 35 meses

R = 0,1 se membro de uma equipe de pesquisa de um Projeto Científico por mais de 1 e menos de 6 meses

R = 0 sem experiência em pesquisa científica formal

E = 1 se o nível A do Quadro Europeu Comum de Referência, diploma IELTS ou TOEFL

E = 0,5 se o nível B do Quadro Europeu Comum de Referência ou primeiro diploma de certificado

E = 0,1 se o nível C do Quadro Europeu Comum de Referência ou sem diploma

P = 1 se a língua nativa for o português

P = 0,5 se o nível A do Quadro Europeu Comum de Referência com certificado CAPLE

P = 0,1 se o nível B do Quadro Europeu Comum de Referência com certificado CAPLE

C = 1 com carta de condução para Portugal

C = 0 sem carta de condução para Portugal

 

  • Composição do Júri:

O júri responsável pelo processo de seleção será constituído pelos Professores Doutores:

Efetivo:

Professor Adjunto com Agregação Doutor Nuno Miguel Fonseca Ferreira

Doutor Micael Couceiro

Professor Coordenador com Agregação Rui Manuel Sousa Mendes 

Suplentes:

Professor Coordenador Maria António Ferreira de Castro

Professor Adjunto Victor Daniel Neto dos Santos

 

  • Documentos a apresentar:

As candidaturas deverão integrar os seguintes documentos:

- Carta de motivação do candidato;

- O curriculum vitae;

- Cópia de todos os certificados e diplomas mencionados no CV;

- Identificação, residência, número de documento de identificação e número de identificação fiscal;

 - Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

A atribuição de bolsa tem por base a Lei nº40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, atualizado pelos: Decreto-Lei n.º 233/2012, Lei n.º 12/2013, Decreto-Lei n.º 89/2013, e Decreto-Lei n.º 123/2019; o Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro) e o Regulamento de Bolseiro de Investigação do Instituto Politécnico de Coimbra, aprovado pelo Despacho nº 5963/2020, publicado na 2.a série do DR de 1 de junho de 2020.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, sendo todos os candidatos notificados, para efeitos de audiência prévia dos interessados, através de e-mail.

Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação de resultados, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Sempre que o número de interessados a ouvir seja de tal forma elevado que a audiência prévia de interessados se torne impraticável, esta é substituída por consulta pública, realizada nos termos e nos prazos previstos no n.º 2 do artigo 37.º do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de maio.

A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.

Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o Presidente do IPC no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.

 

Para mais informações contactar: Professor Doutor Nuno Ferreira, através de e-mail: nunomig@isec.pt

Data de Publicação 2021-07-28