ANÚNCIO DE DUAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO

Referência i2A - Pre-Shell/2021_Lic_Civil-Mat - POCI-01-0247-FEDER-039735 

Edital PT_BI Pre-Shell2021_Lic_Civil-Mat - POCI-01-0247-FEDER-039735

 

CANDIDATURAS:
Prazo de receção de candidaturas: Será de 10 dias úteis, entre 30/07/2021 a 12/08/2021
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, para o seguinte endereço de e-mail: bolsas.investig@ipc.pt, colocando no assunto a referência: i2A - Pre-Shell/2021_Lic_Civil-Mat

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para licenciado no âmbito do projeto “PRE-SHELL – Prefabricated Ultra Thin Concrete Shells”, com o código de operação POCI-01-0247-FEDER- 039735, do Instituto Politécnico de Coimbra, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE-2020 e Portugal 2020, nas seguintes condições:

As bolsas terão por finalidade a implementação e o desenvolvimento das seguintes atividades:

1) Atividade - Desenvolvimento Material: Desenvolvimento de soluções de UHPC, com reforço de fibras, ecoeficientes e de elevada durabilidade que permitam a execução de cascas  ultrafinas de betão armado.

 

  • Área científica genérica: Engenharia Civil
  • Área científica específica: Mecânica das Estruturas e dos Materiais – Betão Estrutural

 

  • Requisitos:

- Ser Licenciado em Engenharia Civil;

- E ser Estudante de Mestrado ou Licenciado inscrito em curso não conferente de grau académico.

Será dada preferência a candidatos inscritos em mestrado com motivação para desenvolver tarefas técnico-científica e executar trabalho experimental na área do betão estrutural, como se pode verificar na especificação dos critérios de seleção.

 

  • Plano de trabalho:

O plano de trabalho está dividido em várias tarefas:

  1. Definição das especificações técnicas do UHPC;

  2. Formulação do UHPC base;

  3. Estudo de soluções alternativas (fibras metálicas, compósitas ou soluções híbridas);

  4. iv) Caraterização do UHPC a adotar incluindo análise de durabilidade.

Será necessário realizar trabalho experimental e colaborar nas atividades de divulgação (escrita de relatórios técnico-científicos, escrita de artigos científicos).

 

  • Período da bolsa:

A bolsa tem a duração de 10 meses e 25 dias, em regime de exclusividade, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, com início previsto em setembro de 2021, e conclusão em agosto de 2022.

 

  • Subsídio de Manutenção Mensal:

835.98 euros, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT, I.P. (mais info) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela respetiva inscrição, havendo lugar, também, à realização de seguro de acidentes pessoais.

 

  • Local de Trabalho:

O trabalho será desenvolvido maioritariamente Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do IPC, com deslocações esporádicas ao exterior por razões relacionadas com a atividade experimental, de gestão ou de divulgação dos resultados do projeto, sob a orientação científica dos Professores Doutores Hugo Costa e Ricardo Carmo.

 

  • Critérios de Seleção:

Avaliação Curricular (50%) e Entrevista (50%). A Avaliação Curricular incidirá em três parâmetros: MC - Mérito do candidato (70%); Adeq - adequação do Curriculum Vitae às atividades a desenvolver, considerando a experiência anterior na área da atividade proposta (20%) e CM - Carta de Motivação (10%). O mérito do candidato incidirá em dois parâmetros: ML - média de licenciatura (75%) e FEC – formação e experiência complementar na área do

betão estrutural (25%).

A entrevista deverá permitir refinar a avaliação da motivação do candidato (40%), a fluência verbal e escrita das línguas portuguesa e inglesa (10%), a autonomia e espírito de iniciativa (25%), das características emocionais (10%), a capacidade de análise e o sentido crítico (15%).

Nota Final = 0,50×[0,7×(0,75×ML+0,25xFEC) + 0,2×Adeq + 0,1×CM] + 0,50×(E)

A avaliação em todos parâmetros mencionados é expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Em caso de não-aceitação da bolsa por parte de um dos candidatos seriados nas duas primeiras posições ou em caso de desistir da bolsa no decurso do respetivo programa de trabalhos, poderá ser convidado a aceitar a bolsa o candidato seriado na posição seguinte. Este procedimento poderá ser repetido, de acordo com a decisão do orientador do bolseiro, respeitando a ordenação da lista do processo de seleção em subsequentes casos de não aceitação ou desistência.

 

  • Composição do Júri:

O júri responsável pelo processo de seleção será constituído pelos Professores Doutores:

Efetivo:

Professor(a) Doutor(a) Hugo Costa

Professor(a) Doutor(a) Ricardo do Carmo

Professor(a) Doutor(a) Silvino Capitão

Suplentes:

Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cavaco

Professor(a) Doutor(a) Jonatas Valença

 

  • Documentos a apresentar:

As candidaturas deverão integrar os seguintes documentos:

- Carta de motivação do candidato

- O curriculum vitae (CV)

- Diplomas ou certificados de habilitações mencionadas no CV

- Comprovativo de matrícula em curso

- Primeira página de todas as publicações (para além de terem sido devidamente referenciadas no CV) de que é autor ou co-autor.

Nenhum documento de suporte à candidatura poderá ser adicionado após o fim do prazo de receção de candidaturas.

 

  • Legislação e regulamentação aplicável:

A atribuição de bolsa tem por base a Lei nº40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, atualizado pelos: Decreto-Lei n.º 233/2012, Lei n.º 12/2013, Decreto-Lei n.º 89/2013, e Decreto-Lei n.º 123/2019; o Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor e o Regulamento de Bolseiro de Investigação do Instituto Politécnico de Coimbra, aprovado pelo Despacho nº 5963/2020, publicado na 2.a série do DR de 1 de junho de 2020.

 

  • Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, na vitrina do Departamento de Engenharia Civil, sitos na Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora, 3030-199 Coimbra, Portugal, sendo todos os candidatos notificados, para efeitos de audiência prévia dos interessados, através de e-mail.

Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação de resultados, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Sempre que o número de interessados a ouvir seja de tal forma elevado que a audiência prévia de interessados se torne impraticável, esta é substituída por consulta pública, realizada nos termos e nos prazos previstos no n.º 2 do artigo 37.º do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de maio.

A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.

 

Para mais informações contactar:

Os responsáveis pelo projeto no IPC, Professores Doutores Hugo Costa (hcosta@isec.pt) e Ricardo do Carmo (carmo@isec.pt), colocando no assunto a referência: i2A - Pre-Shell/2021_Lic_Civil-Mat.

Data de Publicação 2021-07-29