ANÚNCIO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO

Referência: ISEC/BI/ 01
Prazo de receção de candidaturas:

Será de 10 dias úteis, entre 07/10/2021 a 20/10/2021.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, para o seguinte endereço de e-mail: bolsas.investig@ipc.pt, colocando no assunto a referência: ISEC/BI/2021_01

 

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito de trabalho de investigação aplicada, com o código de operação ISEC/BI/2021_01 do Instituto Politécnico de Coimbra - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, com a referência ISEC/BI/2021_01, nas seguintes condições:

A bolsa terá por finalidade a implementação e o desenvolvimento das seguintes atividades:

  1. Realização de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) nos laboratórios de mecânica aplicada (LMAP) e de biomecânica aplicada do ISEC (LBA);
  2. Manipulação, controlo e manutenção dos equipamentos experimentais nos laboratórios de mecânica aplicada (LMAP) e de biomecânica aplicada do ISEC (LBA), integrado nas atividades de I&D dos laboratórios.

Área científica genérica: Engenharia Mecânica

Área científica específica: Engenharia Mecânica

 

Requisitos:

- Estudante inscrito em curso de mestrado, com preferência no domínio da engenharia mecânica;

- Licenciado em Engenharia Mecânica ou afins;

- Com conhecimento e experiência em:

a) Modelação 3D;

b) Instrumentação e análise experimental;

c) Fabrico Aditivo;

d) Digitalização de geometrias com recurso a Scanner.

 

Plano de trabalhos:

O plano de trabalhos envolve as seguintes etapas:

1. O bolseiro terá uma fase inicial de contacto com os equipamentos e procedimentos dos laboratórios, assim como das necessidades de manipulação de softwares, modelação 3D e equipamentos para apoio às atividades e I&D em curso ou a iniciar nos laboratórios;

2. O bolseiro será integrado nos projetos de I&D em curso nos laboratórios, ficando responsável pela implementação da modelação 3D e execução experimental associadas à conceção destes trabalhos;

3. O Bolseiro será responsável pela preparação e execução dos componentes estruturais e complementares associados aos trabalhos de I&D que venham a ter lugar nos laboratórios;

4. No contexto das atividades de I&D o Bolseiro será responsável pela manipulação dos equipamentos associados ao LBA e LMAP, como por exemplo as impressoras 3D, o equipamento de engenharia inversa, a câmara termográfica, os dispositivos de aquisição de vibrações, entre outros, sendo diligente na sua manutenção e segurança;

5. No contexto das atividades de I&D, o Bolseiro colaborará também na componente de escrita e divulgação dos resultados dos projetos de investigação associados aos laboratórios.

 

Período da bolsa:

A bolsa tem a duração de 1 ano, sendo renovável até ao limite legal, em regime de exclusividade, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, com início previsto em 1 de novembro de 2021.

 

Subsídio de Manutenção Mensal:

835,98 euros, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT, I.P. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela respetiva inscrição, havendo lugar, também, à realização de seguro de acidentes pessoais.

 

Local de Trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, sob a orientação científica do Professor Luis Roseiro.

 

Critérios de Seleção:

A avaliação será realizada de acordo com a seguinte fórmula:

Nota atribuída (de 0 a 100) = (0,60*C1 + 0,20*C2 + 0,20*C3) * F1

sendo os critérios C1 a C3 avaliados de 0 a 100 de acordo com o seguinte:

C1 - Adequação do perfil do candidato às necessidades da bolsa;

C2 - Experiência na área das tarefas a desenvolver;

C3 – Motivação e Autonomia.

O fator de ponderação F1 é definido da seguinte forma:

F1 – Área da Licenciatura:

F1 = 1,00 para Licenciatura em Engenharia Mecânica;

F1 = 0,75 para Licenciaturas afins.

 

Composição do Júri:

O júri responsável pelo processo de seleção será constituído pelos Professores Doutores:

Efetivo:

Professor Doutor Luís Manuel Ferreira Roseiro (Presidente);

Professor Doutor Fernando António Gaspar Simões (Vogal);

Professor Doutor Pedro Miguel Soares Ferreira (Vogal)

Suplentes:

Professor Doutor Carlos José de Oliveira Pereira e Jorge Alcobia (Vogal suplente);

Professor Doutor Pedro Jorge Borges Fontes Negrão Beirão.

 

Documentos a apresentar:

As candidaturas deverão integrar os seguintes documentos:

- Requerimento dirigido ao responsável da Bolsa, Professor Luis Roseiro;

- Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

- Certificado (s) de habilitações;

- Carta de motivação;

- Carta de recomendação (facultativo).

 

Legislação e regulamentação aplicável:

A atribuição de bolsa tem por base a Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, atualizado pelos: Decreto-Lei n.º 233/2012, Lei n.º 12/2013, e Decreto-Lei n.º 89/2013; o Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), o Despacho n.º12709/2016 publicado no DR, IIª série de 21/10/2016, do Instituto Politécnico de Coimbra, respeitando ao Regulamento de Bolseiros do IPC.

O modelo de contrato de bolsa e dos relatórios finais a elaborar pelo bolseiro e pelo coordenador são os que constam nos anexos do Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica acima referido.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, junto dos Serviços Académicos, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado, bem como todos os restantes candidatos, para efeitos de audiência prévia dos interessados, através de e-mail.

Para mais informações contactar: Luis Roseiro lroseiro@isec.pt

Data de Publicação 2021-10-06