CTeSP em Análises Químicas e Biológicas

Apresentação

O/A técnico/a superior profissional em Análises Químicas e Biológicas, é o/a profissional que de forma autónoma, sob orientação ou integrado/a em equipa, planifica e efetua amostragens, realiza ensaios de análise físico-química e microbiológica (qualitativa e quantitativa) de base e direcionada para a indústria química, ambiental e alimentar, selecionando a instrumentação, os métodos e as técnicas mais adequadas para o efeito. Deve ainda ser capaz de registar, interpretar criticamente e expor de forma clara os principais resultados e conclusões, implementando procedimentos de avaliação e controlo da qualidade das metodologias e de efetuar a gestão de stocks do laboratório.

Os/As diplomados/as no CTeSP em Análises Químicas e Biológicas podem ingressar nas seguintes Licenciaturas do ISEC, através de candidatura pelos Concursos Especiais: 

  • Licenciatura em Bioengenharia 
  • Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
  • Licenciatura em Engenharia Química*

Dependente de abertura de vagas pelo MCES

Competências

  • Utilizar cálculo e funções matemáticas para solucionar problemas analíticos;
  • Utilizar as ferramentas informáticas para o tratamento de resultados e elaboração de bases de dados, relatórios, protocolos, dossiers e apresentações;
  • Efetuar a gestão de reagentes, produtos e fornecedores de um laboratório;
  • Efetuar o controlo estatístico de resultados e implementar procedimentos de avaliação dos mesmos;
  • Utilizar a condutimetria, potenciometria e volumetria como técnicas de análise específica na Química Analítica Quantitativa clássica;
  • Organizar e realizar planos de amostragens e preparar amostras para análise;
  • Determinar experimentalmente os principais parâmetros de controlo de qualidade de efluentes;
  • Identificar e quantificar experimentalmente contaminantes químicos e microbiológicos em águas engarrafadas e alimentos;
  • Determinar a metodologia e instrumentação adequada para uma determinação química ou microbiológica específica;
  • Aplicar métodos de espectrofotometria e de cromatografia para determinações analíticas;
  • Implementar ferramentas de avaliação e controlo da qualidade de metodologias e parâmetros a analisar;
  • Isolar, crescer, controlar e caracterizar bioquímica e fisiologicamente os microrganismos.

Saídas Profissionais

O CTeSP em Análises Químicas e Biológicas propõe-se formar técnicos/as qualificados/as, especialmente vocacionados/as para desempenhar funções nas seguintes áreas:

  • Laboratórios de análises químicas / microbiológicas;
  • Indústria alimentar, química e transformadora;
  • Empresas ambientais.

Coordenador de CTeSP

José Manuel Matias Vieira de Sousa
  sousa@isec.pt

Competências

  • Coordenar o funcionamento do CTeSP, zelando pelo bom funcionamento das atividades pedagógicas, científicas e técnicas do mesmo, bem comi apoiar os estudantes em todo o processo de integração e prosseguimento de estudos e em outras atividades desenvolvidas no âmbito do curso;
  • Colaborar com a área científica na distribuição de serviço docente no que reposta à participação de docentes no CTeSP;
  • Aprovar as fichas de unidades curriculares elaboradas pelos respetivos regentes com os conteúdos programáticos aprovados e registados na DGES;
  • Coordenar a elaboração do mapa de exames do curso e o calendário e metodologias de avaliação contínua e/ou distribuída, a nível de testes, frequências e trabalhos;
  • Convocar e conduzir as reuniões com os docentes e estudantes do curso;
  • Representar o curso junto do Coordenador-geral dos CTeSP e dos diferentes Órgãos de Gestão;
  • Coordenar com o responsável pela componente de formação prática em contexto de trabalho os contactos a efetuar junto das “entidades de acolhimento”, bem como apreciar novas propostas de realização de estágios;
  • Submeter as propostas de realização da componente de formação prática em contexto de trabalho à comissão científica da área científica, com a especificação da entidade de acolhimento-orientador-supervisor referente a cada estudante;
  • Resolver com os orientadores, os estudantes e as “entidades de acolhimento” as situações anómalas identificadas no decurso da componente de formação pratica em contexto de trabalho.


Financiamento

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