CTeSP em Instalações Térmicas

Apresentação

Os/As técnicos/as superiores profissionais em Instalações Térmicas que virão a ser formados/as neste curso terão a capacidade de planificar, montar e efetuar a manutenção de instalações térmicas e de fluidos, em edifícios e em instalações industriais.

 

Os/As diplomados/as no CTeSP em Instalações Térmicas podem ingressar nas seguintes Licenciaturas do ISEC, através de candidatura pelos Concursos Especiais: 

  • Licenciatura em Engenharia Mecânica
  • Licenciatura em Engenharia Eletromecânica

Competências

  • Executar tarefas e resolver problemas disfuncionais, alguns de natureza abstrata, em instalações térmicas (tarefas de conceção, planeamento, execução, controlo, avaliação e melhoria);
  • Gerir e supervisionar o desempenho individual de terceiros ou equipas de trabalho em contextos estáveis e estruturados;
  • Apresentar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos, de complexidade intermédia;
  • Aplicar informação, regras, métodos, materiais, ferramentas e conceber soluções criativas para resolver problemas disfuncionais, alguns de natureza abstrata, em instalações térmicas;
  • Assumir a responsabilidade pelas suas realizações e pela revisão e desenvolvimento do seu desempenho;
  • Utilizar um pensamento lógico, intuitivo e criativo nos julgamentos baseados em critérios ou standards, no diagnóstico de disfunções e das respetivas causas;
  • Analisar os componentes de um sistema térmico, identificando o seu funcionamento e interacção;
  • Reunir capacidade de interpretação do significado de mensagens orais e de textos técnicos escritos e gráficos;
  • Saber interpretar, selecionar, relacionar, adaptar e analisar a informação disponível para a aplicar em contexto sujeito a alterações imprevisíveis e de complexidade variável;
  • Capacidade de adaptação a novas situações e possuir a consciência dos limites do seu conhecimento;
  • Ser capaz de aplicar informação, regras, métodos, ferramentas, materiais;
  • Atuar no quadro de orientações genéricas, assumindo responsabilidade pelas suas realizações e pela melhoria continua dos seus desempenhos (revisão e desenvolvimento);
  • Criar e juntar elementos de forma coerente e funcional ou reorganizar os elementos num novo padrão ou estrutura, no âmbito do desenvolvimento de projetos na área de instalações térmicas;
  • Saber reconhecer as diferentes tipologias de instalações de AVAC;
  • Saber gerar hipóteses que justifiquem um determinado fenómeno observado e saber diferenciar as formas de resolução de diferentes tipos de problemas;
  • Saber determinar se as conclusões tiradas são consistentes com os dados observados;
  • Planear uma intervenção numa determinada questão.

Saídas Profissionais

CTeSP em Instalações Térmicas propõe-se formar técnicos qualificados/as, especialmente vocacionados/as para desempenhar as seguintes funções gerais:

  • Realizar, compreender e interpretar desenhos e esquemas técnicos, recorrendo à aplicação de ferramentas de desenho técnico, incluindo programas de Desenho Assistido por Computador (DAC);
  • Utilizar folhas de cálculo com funcionalidades avançadas, nomeadamente com programação em Visual Basic;
  • Efectuar a manutenção de instalações industriais, utilizando equipamentos de diagnóstico com emissão de pareceres relativos ao estado dos equipamentos;
  • Supervisionar equipas para implementação de planos de manutenção preventiva e preditiva;
  • Planear, executar e verificar operações realizadas em processos tecnológicos de fabrico, especialmente em operações de maquinagem, conformação e soldadura;
  • Efetuar ou supervisionar a montagem, arranque e manutenção de instalações solares térmicas;
  • Seleccionar os diversos tipos de bombas e ventiladores e identificar as principais aplicações destes equipamentos;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos de conforto térmico, psicrometria, condicionamento de ar, ciclos de refrigeração e fluidos frigorigéneos em instalações;
  • Seleccionar os principais elementos de uma instalação de climatização e de refrigeração e aplicar os procedimentos de instalação, arranque, operação e manutenção destes equipamentos;
  • Identificar, caracterizar e seleccionar os elementos constituintes de redes de fluidos;
  • Aplicar conceitos e ferramentas de organização, gestão, qualidade e de outras ciências empresariais (higiene, segurança, ambiente, comportamento organizacional, economia e empreendedorismo);
  • Conceber e implementar modos operatórios, métodos de trabalho apropriados e coordenar as atividades de gestão ao nível de recursos humanos e de equipamentos.

Coordenador de CTeSP

António Manuel de Morais Grade
  grade@isec.pt

Competências

  • Coordenar o funcionamento do CTeSP, zelando pelo bom funcionamento das atividades pedagógicas, científicas e técnicas do mesmo, bem comi apoiar os estudantes em todo o processo de integração e prosseguimento de estudos e em outras atividades desenvolvidas no âmbito do curso;
  • Colaborar com a área científica na distribuição de serviço docente no que reposta à participação de docentes no CTeSP;
  • Aprovar as fichas de unidades curriculares elaboradas pelos respetivos regentes com os conteúdos programáticos aprovados e registados na DGES;
  • Coordenar a elaboração do mapa de exames do curso e o calendário e metodologias de avaliação contínua e/ou distribuída, a nível de testes, frequências e trabalhos;
  • Convocar e conduzir as reuniões com os docentes e estudantes do curso;
  • Representar o curso junto do Coordenador-geral dos CTeSP e dos diferentes Órgãos de Gestão;
  • Coordenar com o responsável pela componente de formação prática em contexto de trabalho os contactos a efetuar junto das “entidades de acolhimento”, bem como apreciar novas propostas de realização de estágios;
  • Submeter as propostas de realização da componente de formação prática em contexto de trabalho à comissão científica da área científica, com a especificação da entidade de acolhimento-orientador-supervisor referente a cada estudante;
  • Resolver com os orientadores, os estudantes e as “entidades de acolhimento” as situações anómalas identificadas no decurso da componente de formação pratica em contexto de trabalho.

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