CTeSP em Processo Industrial

Apresentação

O/A técnico/a superior em Processo Industrial, de forma autónoma ou integrado/a em equipa, executa tarefas associadas à conceção, planeamento e manutenção de operações relacionadas com o processo industrial e serviços auxiliares, supervisionando, controlando e assegurando o seu funcionamento, verificando as condições de segurança, qualidade e proteção ambiental estabelecidas.

 

Os/As diplomados/as no CTeSP em Processo Industrial podem ingressar nas seguintes Licenciaturas do ISEC, através de candidatura pelos Concursos Especiais: 

  • Licenciatura em Engenharia Biológica
  • Licenciatura em Engenharia Química *
    *Dependente de abertura de vagas pelo MCES

Competências

  • Coordenar o trabalho diário e o fluxo de materiais em função do planeamento de produção;
  • Garantir a operacionalização do processo e a sequência das operações unitárias;
  • Garantir a eficácia e segurança de equipamentos e instalações verificando o seu funcionamento;
  • Assegurar a adequabilidade das utilidades e dos serviços auxiliares associados ao processo produtivo;
  • Propor ajustes das condições operacionais do processo com vista à otimização da transformação das matérias-primas para a produção de bens;
  • Assegurar as condições de higiene, limpeza, desinfeção e manutenção de equipamentos e instalações;
  • Garantir a rastreabilidade do processo de gestão da documentação e registo de dados de acordo com os protocolos do sistema de qualidade;
  • Validar a qualidade do produto final autorizando a sua persecução para o mercado;
  • Monitorizar os diferentes poluentes e resíduos gerados com vista à sua minimização e promoção da reciclagem;
  • Monitorizar o consumo de energia com vista à sua racionalização;
  • Cumprir e fazer cumprir as normas de proteção e segurança de pessoas, equipamentos, instalações e meio ambiente;
  • Resolver situações imprevistas e atuar em caso de ocorrência de desvios dos parâmetros do processo;
  • Garantir a adequada implementação do sistema de gestão de qualidade, como forma de potenciar a eficiência da produção;
  • Garantir a coordenação eficaz das equipas de trabalho assegurando a resolução de eventuais conflitos, promovendo a produtividade;
  • Promover a inovação e empreendedorismo, como forma de se adaptar às mudanças tecnológicas e organizacionais;
  • Exercer os seus direitos e cumprir as obrigações decorrentes da atividade laboral em conformidade com as disposições legais;
  • Gerir a sua carreira profissional, identificando oportunidades de emprego, auto-emprego e de aprendizagem;
  • Participar ativamente nas atividades sociais e culturais com uma atitude crítica e responsável.

Saídas Profissionais

CTeSP em Processo Industrial propõe-se formar técnicos/as qualificados/as, especialmente vocacionados/as para desempenhar funções nas seguintes áreas:

  • Indústria alimentar, farmacêutica, química e transformadora;
  • Estações de tratamento de efluentes;
  • Centros de tratamento de valorização de resíduos. 

Coordenador de CTeSP

Laura Maria Teixeira Santos
  lauramts@isec.pt

Competências

  • Coordenar o funcionamento do CTeSP, zelando pelo bom funcionamento das atividades pedagógicas, científicas e técnicas do mesmo, bem comi apoiar os estudantes em todo o processo de integração e prosseguimento de estudos e em outras atividades desenvolvidas no âmbito do curso;
  • Colaborar com a área científica na distribuição de serviço docente no que reposta à participação de docentes no CTeSP;
  • Aprovar as fichas de unidades curriculares elaboradas pelos respetivos regentes com os conteúdos programáticos aprovados e registados na DGES;
  • Coordenar a elaboração do mapa de exames do curso e o calendário e metodologias de avaliação contínua e/ou distribuída, a nível de testes, frequências e trabalhos;
  • Convocar e conduzir as reuniões com os docentes e estudantes do curso;
  • Representar o curso junto do Coordenador-geral dos CTeSP e dos diferentes Órgãos de Gestão;
  • Coordenar com o responsável pela componente de formação prática em contexto de trabalho os contactos a efetuar junto das “entidades de acolhimento”, bem como apreciar novas propostas de realização de estágios;
  • Submeter as propostas de realização da componente de formação prática em contexto de trabalho à comissão científica da área científica, com a especificação da entidade de acolhimento-orientador-supervisor referente a cada estudante;
  • Resolver com os orientadores, os estudantes e as “entidades de acolhimento” as situações anómalas identificadas no decurso da componente de formação pratica em contexto de trabalho.

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