CTeSP em Tecnologia e Gestão Automóvel

Apresentação

O/A técnico/a superior profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel será um/a profissional capaz de conceptualizar, executar, supervisionar e gerir operações de exploração, de manutenção e de reparação, de forma autónoma ou em equipa, em empresas ou entidades com frotas próprias ou que prestem serviços na área da Tecnologia e Gestão Automóvel.


Os/As diplomados/as no CTeSP em Tecnologia e Gestão Automóvel podem ingressar nas seguintes Licenciaturas do ISEC, através de candidatura pelos Concursos Especiais: 

  • Licenciatura em Engenharia Mecânica
  • Licenciatura em Engenharia Eletromecânica 

Protocolos celebrados para a formação em Contexto de Trabalho (Estágio) - consultar aqui

Consultar o edital 

Saídas Profissionais

CTeSP em Tecnologia e Gestão Automóvel propõe-se formar técnicos qualificados/as, especialmente vocacionados/as para desempenhar as seguintes funções gerais:

  • Realizar, compreender e interpretar desenhos e esquemas técnicos, recorrendo à aplicação de ferramentas de desenho técnico, incluindo programas de Desenho Assistido por Computador (DAC);
  • Compreender fatos, conceitos, leis científicas e princípios no âmbito da tecnologia e gestão automóvel;
  • Prestar trabalho especializado ao nível da tecnologia e gestão automóvel, incluindo realização de cálculos matemáticos, dimensionamentos simples, retificações, preparações, reparações ou substituições de componentes e sistemas;
  • Planear, executar e rever o desempenho de terceiros em processos tecnológicos de fabrico, especialmente em operações de maquinagem e soldadura;
  • Conceber soluções criativas para problemas específicos, de forma geralmente autónoma, em contextos sujeitos a alterações imprevisíveis e de complexidade variável;
  • Utilizar equipamentos de diagnóstico, com recolha, tratamento, interpretação e gestão de dados, para identificar e descrever estados de funcionamento e eventuais disfunções em motores e veículos;
  • Planear, desenvolver, executar tarefas, supervisionar e rever o desempenho de terceiros, na aplicação de metodologias, técnicas e intervenções avançadas de manutenção, em motores e em veículos;
  • Realizar e monitorizar inspeções técnicas periódicas obrigatórias de veículos;
  • Planear, desenvolver e gerir soluções relativas à otimização da utilização de veículos e frotas;
  • Utilizar técnicas computacionais abrangendo funcionalidades avançadas numa folha de cálculo e funcionalidades básicas ao nível da programação em Visual Basic, bem como de trabalhos de atualização e manutenção de sistemas informáticos de gestão da manutenção;
  • Aplicar conceitos e ferramentas de organização, gestão, qualidade e de outras ciências empresariais (higiene, segurança, ambiente, comportamento organizacional, economia e empreendedorismo);
  • Conceber e implementar modos operatórios, métodos de trabalho apropriados e coordenação das atividades de gestão oficinal ao nível de recursos humanos e equipamentos;
  • Projetar soluções técnicas de complexidade intermédia, enquadráveis no âmbito da tecnologia e gestão automóvel.

Competências

  • Executar tarefas e resolver problemas disfuncionais, alguns de natureza abstrata, em veículos e motores, (tarefas de conceção, planeamento, execução e controlo, avaliação e melhoria);
  • Gerir e supervisionar o desempenho individual de terceiros ou equipas de trabalho em contextos estáveis e estruturados;
  • Apresentar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos, de complexidade intermédia;
  • Aplicar informação, regras, métodos, materiais, ferramentas e conceber soluções criativas para resolver problemas disfuncionais, alguns de natureza abstrata, em veículos e motores, (tarefas de conceção, planeamento, execução e controlo, avaliação e melhoria);
  • Assumir a responsabilidade pelas suas realizações e pela revisão e desenvolvimento do seu desempenho;
    Utilizar um pensamento lógico, intuitivo e criativo nos julgamentos baseados em critérios ou standards, no diagnóstico de disfunções e das respetivas causas;
  • Analisar as partes constituintes de um sistema de veículos ou motores e determinar como as partes se relacionam e constituem;
  • Reunir capacidade de interpretação do significado de mensagens orais e de textos técnicos escritos e gráficos;
  • Saber interpretar, selecionar, relacionar, adaptar e analisar a informação disponível para a aplicar em contexto sujeito a alterações imprevisíveis e de complexidade variável;
  • Capacidade de adaptação a novas situações e possuir a consciência dos limites do seu conhecimento;
  • Ser capaz de aplicar informação, regras, métodos, ferramentas, materiais;
  • Atuar no quadro de orientações genéricas, assumindo responsabilidade pelas suas realizações e pela melhoria continua dos seus desempenhos (revisão e desenvolvimento);
  • Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos, de complexidade intermédia;
  • Criar e juntar elementos de forma coerente e funcional ou reorganizar os elementos num novo padrão ou estrutura, no âmbito do desenvolvimento de projetos nas áreas da tecnologia e gestão automóvel;
  • Saber reconhecer as diferentes tipologias de motores;
  • Saber gerar hipóteses que justifiquem um determinado fenómeno observado e saber diferenciar as formas de resolução de diferentes tipos de problemas;
  • Saber determinar se as conclusões tiradas são consistentes com os dados observados;
  • Planear uma intervenção numa determinada questão.

Coordenador de Curso

  • António Santos Simões
      assimoes@isec.pt

Responsável pela componente de formação em contexto de trabalho

  • Pedro Jorge Borges Fontes Negrão Beirão

  pbeirao@isec.pt

Júri de creditação de competências

Presidente:


Vogais:



Financiamento

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201