Apresentação
Engenharia Biomédica - Ramo de Bioelectrónica
Licenciatura 1º Ciclo
Código de Curso: 9455
Provas de ingresso:
07 Física e Química; 16 Matemática
Nas últimas décadas assistiu-se a um forte desenvolvimento tecnológico na área da saúde, que possibilitou não só meios de diagnósticos mais precisos e precoces como também meios de apoio à terapêutica mais eficazes. Esta licenciatura visa responder à crescente necessidade de recursos humanos com formação técnica e científica especializada na área.
Objectivos
O curso de Licenciatura em Engenharia Biomédica – Ramo de Bioelectrónica tem como objectivo formar profissionais cujas competências se inscrevem principalmente na área da Instrumentação com ênfase nos equipamentos utilizados na Saúde (diagnóstico e terapêutica).
Saídas Profissionais
Os licenciados em Engenharia Biomédica, ramo de Bioelectrónica, têm um leque alargado de saídas profissionais que contemplam entre outras, as multinacionais fornecedoras de equipamento de tecnologia médica e de laboratório clínico, as pequenas e médias empresas responsáveis pela concepção e implementação de planos de manutenção e controlo de qualidade, bem como pela instalação de equipamentos médicos, serviços hospitalares de instalação e manutenção de equipamentos médicos, hospitais e clínicas do sector privado e público, laboratórios clínicos, centros de hemodiálise, empresas de consultoria na área dos equipamentos de saúde, entidades de reabilitação, estética e medicina desportiva, organismos dependentes do Ministério da Saúde, serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), centros de saúde, empresas farmacêuticas e Centros Especializados de Diagnóstico Médico.
Perfil e Competências
O curso de Licenciatura em Engenharia de Biomédica - Biolectrónica é de cariz profissionalizante, formando técnicos com competências para integração imediata no mercado de trabalho. Estabelece um perfil de licenciado com sólida formação de base, com uma forte componente prático-laboratorial, habilitado a enfrentar as mais diversas situações na área da instrumentação médica na área de diagnóstico e terapêutica. Em simultâneo proporciona aos licenciados as condições necessárias para a sua formação ao longo da vida, podendo também complementar a sua formação com um ciclo de estudos apropriado conducente ao grau de mestre.
Assim, o curso integra uma diversidade de conhecimentos em diferentes áreas da engenharia, em instrumentação médica, gestão de projetos e das ciências da saúde, numa só estrutura curricular, permitindo aos seus estudantes aplicar as ciências da engenharia na resolução de problemas relacionados com instrumentação médica. Conclui-se assim que oferece uma formação i) baseada no conhecimento das ciências de base de física, matemática, e Electrotecnia, ii) aprofundada com a compreensão das ciências da saúde, iii) complementada com o domínio das ciências de engenharia, nomeadamente a eletrónica, microprocessadores e programação e bases de dados, bem como em gestão de projetos, iv) integrada com a prática nas ciências de engenharia aplicadas à instrumentação médica, tal como nos sensores e transdutores, aquisição e processamento de sinal e imagem e biomateriais v) culminada no desenvolvimento de soluções de engenharia, em processos que envolvem o funcionamento da instrumentação médica, tais como projetos de instalação e manutenção dos equipamentos de saúde.
Como preparação para a integração no mercado de trabalho, no último semestre do curso, existe a unidade curricular de Projeto/Estágio, que possibilita a realização de estágios ou projetos em parceria com empresas de desenvolvimento ou de manutenção de equipamento médico ou em instituições hospitalares.
Plano Curricular
1.º Ano
2.º Ano
3º Ano
Diretor de curso
Milton Augusto Morais Sarmento Pato de Macedo
dc-lebm@isec.pt
Competências
- Representar o curso;
- Zelar pelo funcionamento regular do curso;
- Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;
- Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;
- Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;
- Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;
- Coordenar os processos de avaliação do curso;
- Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;
- Apoiar a integração dos novos alunos no curso;
- Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.
Comissões de curso
As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.
Competências
- Eleger o diretor de curso;
- Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
- Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
- Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
- Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
- Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
- Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
- Propor alterações curriculares ao curso;
- Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
- Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
- Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
- Propor ações de formação;
- Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
- Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.
Composição
A comissão de curso é composta por:
- Seis professores que lecionem no curso;
Fernanda Madureira Coutinho
Helena Jorge Carvalho Silva Marto
Jorge Miguel Tavares Couceiro de Sousa
Maria Emilia de Oliveira Santos Costa Bigotte de Almeida
Milton Augusto Morais Sarmento Pato de Macedo
Verónica Maria Marques Carreiro Silva Vasconcelos
- Seis estudantes do curso.
Isabel Lopes Martins
João Vítor Gomes Canelas
Lina Inês Martins Ferreira
Ana Patrícia Alves Pereira
Ana Raquel Graça Gomes
Ana Catarina Ferreira Carvalho
Comissões de curso
As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.
Competências
- Eleger o diretor de curso;
- Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
- Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
- Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
- Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
- Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
- Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
- Propor alterações curriculares ao curso;
- Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
- Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
- Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
- Propor ações de formação;
- Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
- Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.
Composição
A comissão de curso é composta por:
- Seis professores que lecionem no curso;
Fernanda Madureira Coutinho
Helena Jorge Carvalho Silva Marto
Jorge Miguel Tavares Couceiro de Sousa
Maria Emilia de Oliveira Santos Costa Bigotte de Almeida
Milton Augusto Morais Sarmento Pato de Macedo
Verónica Maria Marques Carreiro Silva Vasconcelos
- Seis estudantes do curso.
Isabel Lopes Martins
João Vítor Gomes Canelas
Lina Inês Martins Ferreira
Ana Patrícia Alves Pereira
Ana Raquel Graça Gomes
Ana Catarina Ferreira Carvalho
Júri de creditação de competências
Presidente:
Vogais: