Licenciatura em Engenharia Informática

Apresentação

A Licenciatura em Engenharia Informática, adaptada ao modelo de Bolonha a partir do ano letivo 2007/2008, tem por objetivo formar engenheiros informáticos capazes de exercerem a sua atividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica.

Esta pretende ser uma formação equilibrada, entre a abrangência de conhecimentos a adquirir pelos alunos na área de engenharia informática e o perfil profissionalizante que terão quando obtiverem o grau de licenciado.

Com esta finalidade, o plano curricular encontra-se organizado em seis semestres académicos, os três primeiros com unidades curriculares comuns a todos os alunos, e os três últimos com unidades curriculares específicas de cada um dos ramos existentes: Redes e Administração de Sistemas, Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas de Informação.

De acordo com o perfil profissional pretendido, os alunos podem escolher livremente o ramo que desejam frequentar.

 

Saídas Profissionais

Em termos de oportunidades de carreira, os licenciados adquirem competências e bases para desempenhar, entre outras, as seguintes profissões na área das tecnologias da informação:

  • Engenheiro de software;

  • Engenheiro de redes informáticas;

  • Engenheiro de sistemas;

  • Gestor de sistemas de informação;

  • Administrador de bases de dados;

  • Engenheiro de multimédia;

  • Gestor de projeto de software;

  • Analista de tecnologias da informação;

  • Ensino e formação.

 

Perfil e Competências

A licenciatura em Engenharia Informática permite três perfis de formação distintos, dependendo do ramo selecionado pelos alunos. O plano de estudos desenvolve-se ao longo de seis semestres, sendo que, nos três primeiros, comuns a todos os ramos, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos genéricos e práticos na área da Engenharia Informática, bem como conceitos elementares de Matemática e Gestão.

Os três últimos semestres são de especialização, com unidades curriculares que permitem o desenvolvimento de competências específicas do ramo em questão, nomeadamente: Redes e Administração de Sistemas, Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas de Informação. No último semestre do curso, os estudantes aprendem os fundamentos da ética e deontologia da profissão, e realizam um projeto ou estágio que lhes permite aplicar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da sua formação na resolução de um problema na área de Engenharia Informática.

Paralelamente, o plano de estudos também permite a aquisição de competências mais genéricas, transversais a todos os ramos, como sejam: a capacidade de resolver problemas mesmo em situações novas e não familiares, a capacidade de aprender ao longo da vida com elevado grau de autonomia, a capacidade de comunicar oralmente e por escrito, a aptidão para trabalhar em equipa, entre outras. De referir que os objetivos de aprendizagem e as competências anteriormente referidas, são adquiridos e desenvolvidos nas diferentes aulas (teóricas, teórico-práticas e práticas/laboratoriais), bem como nas horas de trabalho autónomo.

 

Plano Curricular

Diretor de curso

Jorge Miguel Sousa Barreiros
  dc-lei@isec.pt

Competências
  • Representar o curso;
  • Zelar pelo funcionamento regular do curso;
  • Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;
  • Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;
  • Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;
  • Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;
  • Coordenar os processos de avaliação do curso;
  • Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;
  • Apoiar a integração dos novos alunos no curso;
  • Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.

 

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências
  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.
Composição

A comissão de curso é composta por:

  1. Seis professores que lecionem no curso;

                   Jorge Miguel Sousa Barreiros

                   João António Pereira Almeida Durães

                   Francisco José Simões Duarte

                   Acácio Manuel Raposo Amaral

                   Ana Cristina da Costa Oliveira Alves

                   Maria do Céu Lourenço Marques

  1. Seis estudantes do curso.

                   Carlos Daniel Melo Miranda

                   José Miguel Marques Fernandes Cosme

                   Francisco dos Santos Matos

                   Ezequiel Silva

                   Tiago André Martins Dias Pedroso

                   Filipa Alexandra Pinto de Sousa

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências

  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.

Composição

A Comissão de Curso da Licenciatura em Engenharia Informática – Regime Pós-laboral é constituída por 6 docentes que lecionam neste curso e 6 estudantes do mesmo.

Lista de docentes:

  • Acácio Manuel Raposo Amaral
  • Ana Cristina Costa Oliveira Alves
  • João António Pereira Almeida Durães
  • Maria do Céu Lourenço Marques
  • Francisco José Simões Duarte

Lista de estudantes:

  • Francisco dos Santos Matos
  • José Miguel Vieira dos Santos
  • Guilherme José Rodrigues Garrucho
  • Maria José Gonçalves Marcos
  • Carlos Filipe Reis Pragana Balsas
  • Ruben Filipe Estima de Almeida

 

Júri de creditação de competências

Presidente:

  • Francisco Jose Simões Duarte
      fduarte@isec.pt

 

Vogais:

  • Álvaro Nuno Ferreira Silva Santos
      ans@isec.pt

  • Inês Campos Monteiro Sabino Domingues
      ines.domingues@isec.pt

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