Licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades

Apresentação

O licenciado em Gestão Sustentável das Cidades será um técnico capaz de responder aos desafios postos por um mundo crescentemente urbanizado. O objeto da sua intervenção profissional é o ambiente construído proporcionado pelas zonas urbanas, nas suas diversas componentes (edifícios, infraestruturas, espaços públicos, equipamentos, sistemas de comunicação, etc), com enfoque nos aspetos de exploração, manutenção, gestão e otimização.

Regime de Acesso

Uma das seguintes provas:
09 Geografia
ou
10 Geometria Descritiva
ou
16 Matemática
 
Fórmula de cálculo: Média do Secundário [ 65% ] + Provas de Ingresso [ 35% ]

Saídas Profissionais

A ação profissional dos licenciados em Gestão Sustentável das Cidades poderá exercer-se, entre outras, em: empresas que se dediquem à reabilitação urbana (ao nível do edificado ou das infraestruturas); empresas municipais no domínio das infraestruturas ou que se dediquem à exploração e/ou gestão de sistemas e equipamentos urbanos (abastecimento de águas, saneamento, resíduos, transportes públicos, escolas ou equipamentos desportivos, infraestruturas de transporte, etc); empresas de manutenção e reparação de edifícios, infraestruturas e equipamentos; empresas de fiscalização e construção; seguradoras; autarquias locais. Podem ainda desempenhar funções em gabinetes de projeto e consultadoria, integrar equipas de investigação e desenvolvimento, ou ser formadores do ensino técnico e profissional.

Perfil e Competências

O técnico formado por esta licenciatura estará equipado com um conjunto de competências e conhecimentos multidisciplinares que refletem a complexidade dos sistemas associados à vida urbana, estando apto a contribuir para o seu pleno funcionamento nas condições mais racionais e obedecendo a critérios de sustentabilidade (económica, ambiental e social). O perfil na conclusão da licenciatura incluirá:

  • Sólido conhecimento relativo à sustentabilidade urbana e sua tradução nos diversos sistemas e infraestruturas urbanas, bem como aos riscos em meio urbano e sua prevenção;
  • Competências associadas à gestão, exploração e reabilitação de sistemas e infraestruturas urbanas (de abastecimento de água e saneamento, de transporte, de recolha e tratamento de resíduos, de transportes coletivos);
  • Competências associadas à reabilitação do parque edificado, incluindo técnicas de reparação de estruturas e outros elementos construtivos; melhoria de condições de conforto; reforço de solos e de fundações; inclusão de novos materiais, etc;
  • Aptidões transversais associadas à gestão de projetos e operações, comunicação e apresentação, colaboração e trabalho em equipa.

Plano Curricular

1º ano

1º Semestre

Horas contacto semestre

ECTS

Fundamentos de mecânica

49 (TP)

5

Desenho técnico e representação digital

49 (TP)

5

Sustentabilidade urbana

49 (TP)

5

Matemática Aplicada I

49 (TP)

5

Tecnologia dos materiais de construção

49 (TP)

5

Informática aplicada

49 (TP)

5

2º Semestre

 

 

Matemática Aplicada II

49 (TP)

5

Economia

49 (TP)

5

Mecânica das estruturas

49 (TP)

5

Solos e Rochas

49 (TP)

5

Resistência dos materiais

49 (TP)

5

Tópicos de Geomática

49 (TP)

5

 

2º ano

1º Semestre

Horas contacto semestre

ECTS

Estatística Aplicada

49 (TP)

5

Estudo e comportamento dos solos

49 (TP)

5

Tecnologia e sistemas em edifícios

49 (TP)

5

Estruturas de betão

49 (TP)

5

Hidráulica geral

49 (TP)

5

Quantificação e orçamentação das operações

49 (TP)

5

2º Semestre

 

 

Infraestruturas de transporte terrestre

49 (TP)

5

Fundações e suporte de terras

49 (TP)

5

Comportamento acústico e higrotérmico de edifícios

49 (TP)

5

Durabilidade e reabilitação de estruturas de betão

49 (TP)

5

Infraestruturas de água e saneamento

49 (TP)

5

Planeamento, controlo e direção de operações

49 (TP)

5

 

3º ano

1º Semestre

Horas contacto semestre

ECTS

Gestão urbanística

49 (TP)

5

Reparação e reabilitação de edifícios

49 (TP)

5

Gestão das organizações

49 (TP)

5

Construção sustentável

49 (TP)

5

Gestão da mobilidade

49 (TP)

5

Riscos urbanos

49 (TP)

5

Exploração de sistemas de água e saneamento

49 (TP)

5

Melhoramento e reforço de solos e fundações

49 (TP)

5

Aplicações de métodos de apoio à decisão

49 (TP)

5

2º Semestre

 

 

Projeto final de licenciatura

49 (TP)

5

Gestão ambiental e valorização de resíduos

49 (TP)

5

Gestão de projetos

49 (TP)

5

Gestão da qualidade

49 (TP)

5

Infraestruturas e equipamentos urbanos

49 (TP)

5

Aplicação dos SIG

49 (TP)

5

Tratamento de águas e efluentes

49 (TP)

5

Reabilitação de estruturas de madeira e alvenaria

49 (TP)

5

Estruturas pré-fabricadas

49 (TP)

5

 

(-) UCs opcionais: o aluno escolhe 5 em cada semestre

 

Competências

  • Representar o curso;
  • Zelar pelo funcionamento regular do curso;
  • Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;
  • Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;
  • Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;
  • Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;
  • Coordenar os processos de avaliação do curso;
  • Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;
  • Apoiar a integração dos novos alunos no curso;
  • Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências

  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.

Composição

A comissão de curso é composta por:

  • Seis professores que lecionem no curso
  • Seis estudantes do curso

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