Licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades

Apresentação

O licenciado em Gestão Sustentável das Cidades será um técnico capaz de responder aos desafios postos por um mundo crescentemente urbanizado. O objeto da sua intervenção profissional é o ambiente construído proporcionado pelas zonas urbanas, nas suas diversas componentes (edifícios, infraestruturas, espaços públicos, equipamentos, sistemas de comunicação, etc), com enfoque nos aspetos de exploração, manutenção, gestão e otimização.

Saídas Profissionais

A ação profissional dos licenciados em Gestão Sustentável das Cidades poderá exercer-se, entre outras, em: empresas que se dediquem à reabilitação urbana (ao nível do edificado ou das infraestruturas); empresas municipais no domínio das infraestruturas ou que se dediquem à exploração e/ou gestão de sistemas e equipamentos urbanos (abastecimento de águas, saneamento, resíduos, transportes públicos, escolas ou equipamentos desportivos, infraestruturas de transporte, etc); empresas de manutenção e reparação de edifícios, infraestruturas e equipamentos; empresas de fiscalização e construção; seguradoras; autarquias locais. Podem ainda desempenhar funções em gabinetes de projeto e consultadoria, integrar equipas de investigação e desenvolvimento, ou ser formadores do ensino técnico e profissional.

Perfil e Competências

O técnico formado por esta licenciatura estará equipado com um conjunto de competências e conhecimentos multidisciplinares que refletem a complexidade dos sistemas associados à vida urbana, estando apto a contribuir para o seu pleno funcionamento nas condições mais racionais e obedecendo a critérios de sustentabilidade (económica, ambiental e social). O perfil na conclusão da licenciatura incluirá:

  • Sólido conhecimento relativo à sustentabilidade urbana e sua tradução nos diversos sistemas e infraestruturas urbanas, bem como aos riscos em meio urbano e sua prevenção;
  • Competências associadas à gestão, exploração e reabilitação de sistemas e infraestruturas urbanas (de abastecimento de água e saneamento, de transporte, de recolha e tratamento de resíduos, de transportes coletivos);
  • Competências associadas à reabilitação do parque edificado, incluindo técnicas de reparação de estruturas e outros elementos construtivos; melhoria de condições de conforto; reforço de solos e de fundações; inclusão de novos materiais, etc;
  • Aptidões transversais associadas à gestão de projetos e operações, comunicação e apresentação, colaboração e trabalho em equipa.

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalDesenho Técnico e Representação DigitalS15
NormalFundamentos de MecânicaS15
NormalInformática AplicadaS15
NormalMatemática Aplicada IS15
NormalSustentabilidade UrbanaS15
NormalTecnologia dos Materiais de ConstruçãoS15
NormalEconomiaS25
NormalMatemática Aplicada IIS25
NormalMecânica das EstruturasS25
NormalResistência dos MateriaisS25
NormalSolos e RochasS25
NormalTópicos de GeomáticaS25

2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalEstatística AplicadaS15
NormalEstruturas de BetãoS15
NormalEstudo e Comportamento dos SolosS15
NormalHidráulica GeralS15
NormalQuantificação e Orçamentação das OperaçõesS15
NormalTecnologia e Sistemas em EdifíciosS15
NormalComportamento Acústico e Higrotérmico de EdifíciosS25
NormalDurabilidade e Reabilitação de Estruturas de BetãoS25
NormalFundações e Suporte de TerrasS25
NormalInfraestruturas de Água e SaneamentoS25
NormalInfraestruturas de Transporte TerrestreS25
NormalPlaneamento, Controlo e Direção de OperaçõesS25

3º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalGestão UrbanísticaS15
OpçãoAplicações de Métodos de Apoio à DecisãoS15
OpçãoMelhoramento e Reforço de Solos e FundaçõesS15
OpçãoExploração de Sistemas de Água e SaneamentoS15
OpçãoRiscos UrbanosS15
OpçãoGestão da MobilidadeS15
OpçãoConstrução SustentávelS15
OpçãoGestão das OrganizaçõesS15
OpçãoReparação e Reabilitação de EdifíciosS15
NormalProjeto Final de LicenciaturaS25
OpçãoEstruturas PrefabricadasS25
OpçãoReabilitação de Estruturas de Madeira e AlvenariaS25
OpçãoTratamento de Águas e EfluentesS25
OpçãoAplicação dos SIGS25
OpçãoInfraestruturas e Equipamentos UrbanosS25
OpçãoGestão da QualidadeS25
OpçãoGestão de ProjetosS25
OpçãoGestão Ambiental e Valorização de ResíduosS25

Diretor de Curso

  • João Armando Pereira Gonçalves
      jarmando@isec.pt

 

Competências

  • Representar o curso;

  • Zelar pelo funcionamento regular do curso;

  • Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;

  • Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;

  • Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;

  • Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;

  • Coordenar os processos de avaliação do curso;

  • Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;

  • Apoiar a integração dos novos alunos no curso;

  • Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

 

Composição

A comissão de curso é composta por:

 

  • Seis professores/docentes do curso:
    • João Armando Pereira Gonçalves

    • Alexandra Maria Galvão Ribeiro

    • Luís Manuel Araújo Santos

    • Rui Manuel Carreira Rodrigues

    • Carlos Manuel da Cruz Moreira

    • Ivan João da Silva Simões

 

  • Seis estudantes/discentes do curso:
    • André Alves Moreira

    • Daniel Alexandre Martins Lima

    • Cláudia Cruz Sousa

    • Luana Pereira Mota

    • Micael Custódio Tavares

    • Carlos David Seabra Rodrigues

 

Competências

  • Eleger o diretor de curso;

  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;

  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;

  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;

  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;

  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;

  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;

  • Propor alterações curriculares ao curso;

  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;

  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;

  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;

  • Propor ações de formação;

  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;

  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.

 

 

 

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