Mestrado em Engenharia Electrotécnica

Apresentação

O Mestrado em Engenharia Electrotécnica é um 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, direccionando-se quer para profissionais integrados no mercado de trabalho, quer para alunos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos na área da Engenharia Electrotécnica, Engenharia Electromecânica ou afins, e que pretendam aprofundar os seus conhecimentos ou prosseguir os seus estudos.

A organização proposta para o ciclo de estudos é função do actual quadro legal, dos princípios subjacentes ao Processo de Bolonha e das recomendações das ordens profissionais, nacionais e internacionais, para a acreditação dos cursos de engenharia.

O Mestrado está organizado segundo o Modelo de Bolonha, tem a duração de 2 anos lectivos (4 semestres), correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão da parte lectiva, (1.º ano, 66 ECTS) confere um Diploma de Especialização. Para quem pretende prosseguir para a obtenção do grau de  mestre, o 3º e 4º semestres são dedicados, quase integralmente, ao desenvolvimento de um estágio ou projecto, de cariz profissional e aplicado.

O Mestrado oferece duas áreas de especialização: “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” e “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais”, ambas centradas na área da Engenharia Electrotécnica, integrando e articulando as áreas dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações.  Estas são as áreas estruturantes do primeiro ciclo de estudos em Engenharia Electrotécnica, leccionado no Departamento de Engenharia Electrotécnica (segundo o Modelo de Bolonha), são áreas de referência no Espaço Europeu de Ensino Superior e são fundamentais para o desenvolvimento nacional e europeu.

Cada uma das unidades curriculares do mestrado pode ser frequentada em regime de Unidades Curriculares Isoladas, sem candidatura prévia ao mestrado, com o objectivo de aprofundar conhecimentos nas respectivas áreas.

O Mestrado em Engenharia Electrotécnica foi criado e proposto pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica, contando ainda com a colaboração dos Departamentos de Fisica e Matemática, de Engenharia Química e de Engenharia Civil para a leccionação de algumas Unidades Curriculares.

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.
 

Candidaturas

As candidaturas ao mestrado devem ser efetuadas nos SGAP do ISEC, através do preenchimento da candidatura online em http://www.isec.pt/candidaturas, acompanhada da digitalização dos seguintes documentos:

  • Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português /espanhol /francês /inglês);
  • Curriculum vitae de acordo com modelo disponibilizado e documentos comprovativos dos elementos nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada;
  • Bilhete de Identidade, ou do Cartão de Cidadão, ou passaporte;
  • Cartão de contribuinte ou do Cartão de Cidadão.

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTS 
NormalComunicações Industriais e EmpresariaisS16
NormalEdifícios Inteligentes e DomóticaS16
NormalMatemática Aplicada à EngenhariaS16
NormalSistemas de Automação e ControloS16
NormalSistemas de Informação AplicadosS16
OpçãoMercados de EnergiaS26
OpçãoGestão Ambiental e Desenvolvimento SustentávelS26
OpçãoTração e Veículos ElétricosS26
OpçãoSupervisão e Controlo de Sistemas de EnergiaS26
OpçãoEnergias RenováveisS26
OpçãoVisão e MultimédiaS26
OpçãoComunicações Sem Fios e MobilidadeS26
OpçãoAplicações de Máquinas ElétricasS26
OpçãoSistemas Industriais DistribuídosS26
OpçãoSistemas RobóticosS26
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTS 
OpçãoDissertaçãoA54
OpçãoEstágioA54
OpçãoProjetoA54
NormalGestão de EmpresasT16

Comissão Coordenadora

Fernando José P. Lopes - Coordenador da Comissão (flopes@isec.pt)
 
Carlos Manuel Borralho Machado Ferreira - Vogal da Comissão (cmacfer@isec.pt)
 
Inácio Sousa Adelino da Fonseca - Vogal da Comissão (inacio@isec.pt)

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt