Mestrado em Engenharia Electrotécnica

Apresentação

O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica é um segundo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, direcionando-se quer para profissionais integrados no mercado de trabalho, quer para alunos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos na área da Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletromecânica ou afins, e que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, iniciar uma atividade profissional pela via do estágio ou prosseguir os seus estudos.

O mestrado tem por objetivo proporcionar uma formação de elevada qualidade e de perfil profissionalizante na Área da Engenharia Eletrotécnica. Visa a aquisição de competências em áreas fundamentais para o desenvolvimento nacional, para a criação de conhecimento aplicado e a produção de riqueza na indústria e nas organizações. A sua estrutura e funcionamento permitem a aquisição de competências de acordo com a Lei Portuguesa e o Processo de Bolonha, assim como com as recomendações das ordens profissionais, nacionais e internacionais. 

O mestrado integra cientifica e profissionalmente as áreas dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações, permitindo a aquisição de competências nestas áreas consideradas fundamentais no Espaço Europeu de Ensino Superior. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular.

O mestrado integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares correspondente a 55% (66 ECTS) do total de créditos (120 ECTS), e um estágio de natureza profissional ou um projeto original ou uma dissertação num tema de relevância industrial, a que corresponde 45% (54 ECTS) do total. A conclusão do curso de especialização confere um Diploma de Especialização.
O mestrado permite a frequência das suas unidades curriculares em regime pós-laboral e em regime de unidades curriculares isoladas sem candidatura prévia ao mestrado, podendo assim acolher profissionais integrados no mercado de trabalho que procurem valorizar-se profissionalmente adquirindo novos conhecimentos e competências, incluindo os profissionais de outras áreas que pretendam complementar a sua formação na área do mestrado.

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.

Candidaturas

Consultar informação aqui.

 

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes de forma generalizada em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Existe assim uma necessidade crescente de profissionais que concebam, projetem, mantenham e atualizem estes sistemas de elevada complexidade, que incluam independentemente ou de forma integrada estas três áreas base.

As principais saídas profissionais são:

  • Empresas de produção, distribuição, instalação e gestão de energia elétrica, incluindo energias renováveis e veículos elétricos
  • Projeto, operação e manutenção de instalações elétricas e de automação em edifícios
  • Empresas de desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas de automação na indústria e nas organizações
  • Indústria extratora e transformadora 
  • Empresas de transportes e logística
  • Gabinetes de projetos e consultadoria 
  • Instituições públicas e privadas incluindo hospitais e instituições de ensino
  • Serviços da administração pública central e local 
  • Prosseguimento de estudos

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes de forma generalizada em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Existe assim uma necessidade crescente de profissionais que concebam, projetem, mantenham e atualizem estes sistemas de elevada complexidade. Neste contexto, o mestrado em Engenharia Eletrotécnica oferece dois perfis de competências associados a duas áreas de especialização.

A Área de Especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” integra as áreas base dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações num perfil de intervenção nos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica, com capacidade para análise e projeto de soluções nas áreas da energia elétrica, das energias renováveis e do impacto ambiental da produção, transporte e utilização da energia, incluindo os mercados de energia e os veículos elétricos.

A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular. Este perfil inclui formação nas áreas dos sistemas robóticos, da integração de sistemas industriais, das comunicações sem fios e mobilidade, do desenvolvimento de aplicações de sistemas de visão e multimédia e das tecnologias envolvidas no projeto e construção de edifícios inteligentes, incluindo a domótica.
Ambos os perfis incluem formação e competências gerais comuns em matemática aplicada à engenharia, sistemas de automação e controlo, sistemas de informação aplicados, automação de edifícios e domótica e gestão de empresas.

O perfil profissionalizante é suportado por uma forte componente em ciências da especialidade, conjugada com um estágio de natureza profissional em contexto de trabalho, ou com um projeto ou uma dissertação, orientados para necessidades industriais. Reforçam este perfil uma elevada percentagem de horas do tipo prática-laboratorial e a organização de seminários sobre temas especializados.
Pretende-se assim formar profissionais com elevadas competências técnicas e científicas para o exercício da atividade profissional, dominando a aplicação de práticas avançadas e atuais, e detendo uma consciência ética que lhes permita orientar a sua conduta profissional no sentido do rigor e da excelência. O mestrado promove a aprendizagem ao longo da vida e o prosseguimento de estudos como forma de enfrentar novos desafios e estimula o desenvolvimento da capacidade de investigação aplicada em colaboração com parceiros industriais, e numa perspetiva de transferência de conhecimento bidirecional direcionada para o desenvolvimento integrado da industria e da sociedade.

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalComunicações Industriais e EmpresariaisS16
NormalEdifícios Inteligentes e DomóticaS16
NormalMatemática Aplicada à EngenhariaS16
NormalSistemas de Automação e ControloS16
NormalSistemas de Informação AplicadosS16
OpçãoMercados de EnergiaS26
OpçãoGestão Ambiental e Desenvolvimento SustentávelS26
OpçãoTração e Veículos ElétricosS26
OpçãoSupervisão e Controlo de Sistemas de EnergiaS26
OpçãoEnergias RenováveisS26
OpçãoVisão e MultimédiaS26
OpçãoComunicações Sem Fios e MobilidadeS26
OpçãoAplicações de Máquinas ElétricasS26
OpçãoSistemas Industriais DistribuídosS26
OpçãoSistemas RobóticosS26
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
OpçãoDissertaçãoA54
OpçãoEstágioA54
OpçãoProjetoA54
NormalGestão de EmpresasT16

Comissão Coordenadora

Fernando José P. Lopes - Coordenador da Comissão (flopes@isec.pt)
 
Carlos Manuel Borralho Machado Ferreira - Vogal da Comissão (cmacfer@isec.pt)
 
Inácio Sousa Adelino da Fonseca - Vogal da Comissão (inacio@isec.pt)

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt