Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas

Apresentação

No ano lectivo de 2016/2018, irá iniciar-se a 9ª Edição do Mestrado em Informática e Sistemas (MIS) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por objectivo formar Mestres em Informática e em Sistemas capazes de exercerem a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica, científica e profissional em cada uma das áreas de especialização propostas.

O Mestrado em Informática e Sistemas organiza-se em 2 especializações:

  1. Desenvolvimento de Software 
  2. Tecnologias da Informação e do Conhecimento.

Estas especializações possuem um carácter assumidamente profissionalizante, pretendendo-se formar especialistas com competências em domínios de aplicação muito concretos. A escolha do elenco apresentado resulta da experiência acumulada nos últimos anos na interacção estreita que o Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas (DEIS) do ISEC manteve com o tecido empresarial, não só regional, mas também nacional e europeu.

Dando continuidade à missão do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, considerou-se estratégico organizar este novo ciclo de estudos num horário predominantemente pós-laboral, permitindo o aprofundamento de competências e requalificação de profissionais no activo.
Com a preocupação de integração de estudantes no activo, caso a realização de um estágio não seja compatível com a actividade profissional do aluno, é proporcionada a alternativa de realização de um projecto industrial. Este, realizado essencialmente nas instalações do ISEC, e supervisionado por um docente, deverá consistir na resolução de um problema proposto por um parceiro industrial de modo a cumprir o carácter profissionalizante da nova formação.


Especialização em Desenvolvimento de Software

A formação dada na especialização em Desenvolvimento de Software visa a preparação de profissionais competentes no exercício profissional no domínio de desenvolvimento de software em todos as suas etapas, incluindo os aspectos importantes de gestão de projectos, equipas e garantia de qualidade. Os graduados do mestrado nesta especialização serão técnicos com pleno domínio científico dos temas relacionados com engenharia de software, possuindo capacidade de resposta a exigências constantes de inovação e modernização. Por outro lado, esta formação pós-graduada poderá também ser entendida numa perspectiva complementar à formação de base. Esta oportunidade poderá ser aproveitada por candidatos com licenciaturas em informática (e.g., Engenharia Informática e de Sistemas, Informática, Informática de Gestão, Matemática e Ciências da Computação), ou noutras áreas da engenharia (e.g., Engenharia Electrotécnica, Electrónica Industrial).


Especialização em Tecnologias da Informação e do Conhecimento

A formação dada na especialização em Tecnologias da Informação e do Conhecimento pretende proporcionar preparação para um exercício profissional competente em domínios de actividade social ou económica de natureza interdisciplinar nos planos científico ou técnico, assim como possibilitar a capacidade de resposta a exigências constantes de inovação e modernização. Por outro lado, esta formação pós-graduada poderá também ser entendida como complementar à formação de base. Esta oportunidade poderá ser aproveitada por candidatos com licenciaturas em informática (e.g., Engenharia Informática e de Sistemas, Informática, Informática de Gestão, Matemática e Ciências da Computação), em engenharia (e.g., Engenharia Electrotécnica, Electrónica Industrial) ou economia, gestão, ciências da organização e ciências sociais e humanas (e.g., Gestão de Empresas, Contabilidade, Administração Pública, Economia).


Organização do ciclo de estudos

O Curso de Mestrado em Informática e Sistemas encontra-se organizado em semestres, num total de 2 anos lectivos com dois semestres por ano. O modelo de avaliação é fundamentalmente orientado para a demonstração de competências adquiridas, sendo fortemente apoiado em trabalhos práticos ao longo de cada semestre. 
O tronco comum é composto por disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas. Cada especialização tem ainda um conjunto de unidades curriculares específicas que permite obter competências próprias de cada uma das especializações. 
É de realçar a existência de uma unidade curricular no 3º semestre dedicada a seminários industriais com o objectivo de estabelecer um elo de ligação importante entre os alunos de mestrado e as empresas. No decurso desta unidade curricular os alunos serão confrontados com situações reais do ambiente de actividade das empresas participantes.
O estágio final (unidade curricular "estágio ou projecto industrial") decorre em parte do terceiro semestre e na totalidade do quarto semestre lectivo do mestrado, sendo desenvolvido no ambiente das empresas acolhedoras e acompanhado pelos docentes do mestrado. Na situação em que a actividade profissional dos alunos não seja compatível com a realização do estágio na empresa (nomeadamente em termos de horário de trabalho), o estágio tomará a forma de um projecto industrial real desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática e Sistemas com um acompanhamento alargado por parte dos docentes, mantendo a participação de uma empresa parceira.

Objectivos

Mestrado em Informática e Sistemas (MIS) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por objectivo formar Mestres em Informática e em Sistemas capazes de exercerem a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica, científica e profissional em cada uma das áreas de especialização propostas.

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Informática e de Sistemas está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.

Candidaturas

As candidaturas ao mestrado devem ser efetuadas nos SGAP do ISEC, através do preenchimento da candidatura online em http://www.isec.pt/candidaturas, acompanhada da digitalização dos seguintes documentos:

  • Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português /espanhol /francês /inglês);
  • Curriculum vitae de acordo com modelo disponibilizado e documentos comprovativos dos elementos nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada;
  • Bilhete de Identidade, ou do Cartão de Cidadão, ou passaporte;
  • Cartão de contribuinte ou do Cartão de Cidadão.

Saídas Profissionais

Perfil e Competências

Plano Curricular

Comissão Coordenadora

João Carlos Faria da Cunha - Coordenador da Comissão (jcunha@isec.pt)

João António Almeida Durães- Vogal da Comissão Coordenadora (jduraes@isec.pt)

Cristina Margarida Chuva Costa- Vogal da Comissão Coordenadora (chuva@isec.pt)

 

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt