MESTRADO EM INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA

Apresentação

O desenvolvimento tecnológico tem tido um forte impacto na área da Saúde, levando à integração nos equipamentos de saúde de diferentes tecnologias de sensores, detetores de radiação, lasers, sistemas de controlo automático, sistemas robóticos, redes de comunicação, sistemas de apoio à decisão, entre outros.

A introdução destas tecnologias, conduziu a uma grande interdisciplinaridade na área da saúde, que não se coaduna com uma formação exclusiva nas ciências de base e de engenharia tradicionais, tendo levado ao desenvolvimento rápido de uma nova área da engenharia, a Engenharia Biomédica.

 

Objectivos

O Mestrado em Instrumentação Biomédica proposto tem por objetivo complementar a formação de base de licenciados provenientes de diversas áreas de ciências de base e engenharia, e em particular dos licenciados em Engenharia Biomédica do ISEC, numa perspetiva profissionalizante, conforme compete ao subsistema de Ensino Superior Politécnico.

Saídas Profissionais

Os futuros Mestres em Instrumentação Biomédica serão profissionais em: 

• Indústria: Empresas de manutenção de equipamento médico, farmacêutico e de análises clínicas envolvendo instrumentação; Empresas de comercialização de equipamento médico, farmacêutico e de análises clínicas, envolvendo instrumentação;


• Clínica: Centros médicos; Centros de saúde; Centros de reabilitação; Hospitais (nas áreas de engenharia clínica e manutenção de equipamentos).


 Ciência: Empresas de desenvolvimento de equipamento de instrumentação nas áreas médica, farmacêutica, e análises clínicas; Universidades e centros de investigação na área de Instrumentação Biomédica.

Perfil e Competências

Pretende-se que os Mestres em Instrumentação Biomédica sejam capazes de atuar profissionalmente, de forma simultaneamente criativa e crítica, numa área multidisciplinar altamente especializada, que envolve a aplicação de técnicas avançadas de Instrumentação nas áreas médica, farmacêutica, e de análises clínicas.

 

De modo a desenvolver o perfil acima elencado, o Mestrado em Instrumentação Biomédica é constituído por um conjunto de unidades curriculares que visam dotar os futuros Mestres com competências ao nível da integração de sensores e atuadores em sistemas de controlo automático, indispensáveis em áreas como os sistemas de apoio à vida, as tecnologias de apoio a pessoas com necessidades especiais, e os sistemas robóticos com aplicações na área biomédica. Os futuros Mestres adquirem ainda competências em instrumentação virtual, aquisição e análise de dados (incluindo o processamento de sinais e imagens biomédicas), modelos de apoio à decisão e ao diagnóstico, e em redes de comunicação e sistemas de informação na área da saúde. Como parte integrante da formação, são ainda ministrados conhecimentos na área de manutenção de equipamentos e instalações biomédicas.

 

Os conhecimentos adquiridos na componente curricular do Mestrado em Instrumentação Biomédica são postos em prática ao longo da componente curricular do Mestrado, bem como na unidade curricular de Projeto/Estágio.

Plano Curricular

Comissão Coordenadora

Fernanda Coutinho (Presidente, fermaco@isec.pt)
Cristina Caridade (Vogal, caridade@isec.pt)
Miguel Couceiro  (Vogal, couceiro@isec.pt)
Verónica Vasconcelos  (Vogal, veronica@isec.pt)