Mestrado em Engenharia Química e Biológica

Apresentação

Dando continuidade à missão do curso de licenciatura em Engenharia Biológica e do curso de licenciatura em Engenharia Química ministrados no DEQB/ISEC, considerou-se estratégico organizar um novo ciclo de estudos – Mestrado em Engenharia Química e Biológica –, permitindo o aprofundamento de competências de jovens engenheiros e de requalificação de profissionais no activo.


Mestrado em Engenharia Química e Biológica tem por objectivo fundamental a formação profissionalizante de Mestres que sejam reconhecidos pela qualidade e equilíbrio da sua formação científica, técnica e humana. Esta formação deve permitir a sua integração no mercado de trabalho actual, assim como desenvolver uma cultura científica e humana de base que os torne críticos e activos na adaptação a novas realidades e na definição de novos paradigmas de desenvolvimento.


Este ciclo de estudos visa o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento das competências próprias de um grau de mestre, em áreas especialmente orientadas para o desenvolvimento nacional. Estes objectivos são conseguidos complementando uma formação científica sólida em ciências de base e da engenharia, adquirida num primeiro ciclo de formação nas áreas da Engenharia Biológica e da Engenharia Química ou afim, com a necessária especialização em domínios de conhecimento nucleares, nomeadamente nas áreas de Processos de Separação, Engenharia de Sistemas e Materiais. Os mestres assim formados deverão ser capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica, assim como com elevado sentido de responsabilidade técnica, ética e social.


Por forma a dar ao curso de Mestrado em Engenharia Química e Biológica um carácter marcadamente profissionalizante, o último ano do ciclo de estudos será em grande medida preenchido com trabalho de estágio desenvolvido maioritariamente em ambientes industriais, em grande parte dos casos fora das instalações do ISEC, o qual culminará com uma dissertação. Esta estratégia visa sobretudo dar ao trabalho conducente à dissertação uma aplicação eminentemente prática e, não menos importante, servir como uma porta privilegiada para a integração dos alunos na realidade industrial. Neste plano pretende-se tirar partido das relações de parceria com as organizações de serviços/produtivas já estabelecidas por forma a providenciar aos alunos esta linha de formação focada na investigação aplicada e no desenvolvimento. No entanto, a possibilidade de não encontrar parceiros suficientes para acomodar os alunos em causa, leva a perspectivar a existência de alguns trabalhos de investigação aplicada a serem desenvolvidos parcial ou totalmente nas próprias instalações do DEQB. Esta linha permitirá aos alunos enquadrarem-se na estrutura e nas actividades de I&D existentes no DEQB, tirando partido do equipamento e dos recursos formativos.
Por forma a contribuir positivamente para a integração de estudantes no activo, caso a realização de um estágio não seja compatível com a sua actividade profissional, é proporcionada a alternativa de realização de um projecto industrial. Este projecto, realizado igualmente e em grande parte nas instalações do ISEC, e supervisionado por um docente interno, deverá consistir na resolução de um problema proposto por um parceiro industrial. Desta forma, estes alunos mantêm um contacto próximo com a realidade empresarial, apesar de realizarem o trabalho fora da empresa.

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Química e Biológica está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.

Candidaturas

Consultar informação aqui.

 

 

 

 

Saídas Profissionais

    1. Indústria química em geral;
    2. Actividades de apoio à gestão da qualidade na indústria de base química e biológica (ex: realização de análises químicas/biológicas de monitorização da qualidade);
    3. Actividades de apoio à gestão de resíduos na indústria de base química e biológica;
    4. Marketing especializado ao nível de produtos químicos;
    5. Indústria alimentar;
    6. Indústria farmacêutica;
    7. Investigação e desenvolvimento de novos materiais e produtos.

Perfil e Competências

    1. Gestão e condução de laboratórios de análise e controlo da qualidade;
    2. Gestão e condução de sistemas integrados de tratamento de resíduos;
    3. Projeto e condução de unidades industriais envolvendo processos químicos e biológicos;
    4. Investigação e desenvolvimento;
    5. Gestão da produção;
    6. Otimização de processos.

Plano Curricular

1.º Ano
...
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalComplementos de Engenharia QuímicaS17
NormalEngenharia de BioprocessosS16
NormalEngenharia dos Processos e SistemasS16
OpçãoAplicações de Tecnologias de MateriaisS15,50
OpçãoAplicações de Tecnologias AmbientaisS15,50
OpçãoEngenharia de BiorrecursosS15,50
OpçãoGestão EmpresarialS15,50
OpçãoBioinformáticaS15,50
NormalComplementos de Análise InstrumentalS27
NormalEngenharia das ReaçõesS26
NormalProjeto do Processo Químico/BiológicoS26
OpçãoAplicações de Controlo IndustrialS25,50
OpçãoAplicações de Tecnologias BiológicasS25,50
OpçãoOtimização e Estratégias da QualidadeS25,50
OpçãoBiomateriaisS25,50
OpçãoModelação e Validação ComputacionalS25,50
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalSeminárioS16
OpçãoProjetoS124
OpçãoEstágioS124
OpçãoDissertaçãoS124
OpçãoProjetoS230
OpçãoEstágioS230
OpçãoDissertaçãoS230

Comissão Coordenadora

 

Belmiro Pereira Mota Duarte (Coordenador)
bduarte@isec.pt
Telef. (+351) 239 790 340 (Ext. 3406)

 

António Luís Pereira Amaral (Vogal)
lpamaral@isec.pt
Telef. (+351) 239 790 340 (Ext. 3427)

 

Maria José Capelas de Moura (Vogal)
mjmoura@isec.pt
Telef. (+351) 239 790 340 (Ext. 3404)

 

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt