Academia de Engenharia de Coimbra

Objetivo

A formação com vista a inovação e o desenvolvimento empresarial é um fator decisivo para a consolidação dos processos produtivos e organizacionais.

Através da Academia de Engenharia de Coimbra (AEC) serão criados mecanismos de ligação entre o ISEC e as organizações e instituições públicas e privadas. Esta ligação será consolidada através de workshops/conferências e de ações de formação no modelo de cursos de curta duração, cursos de pós graduação e MBA’s e cursos de verão.

A atividade formativa desenvolvida pela AEC responderá às necessidades do mercado de trabalho nos modelos de formação transversal e de “formação à medida”, ou seja, intervenções formativas ajustadas às necessidades de desenvolvimento de competências. Neste modelo a formação segue a lógica de “um projeto, uma empresa”, isto é, os cursos são concebidos para dar respostas concretas ao mercado de trabalho.

 

“Desafio e responsabilidade

pelo futuro.”

 

O foco da Academia de Engenharia de Coimbra/ISEC é conferir competências aos alunos possibilitando uma rápida e adquada integração no mercado de trabalho. Através de uma comunicação estreita e contínua com as empresas e instituições, serão identificados temas pertinentes para a realização de formações em diversas áreas da engenharia. O corpo docente será constituído por professores do ISEC e por profissionais externos, que desenvolvam atividade relevante na área do curso ou da unidade curricular  onde vão participar.

 

Todos os cursos terão um caráter prático e serão ministrados no ISEC ou, caso se justifique, nas instalações das empresas/instituições parceiras.

 

-----------------------------------------------

Connosco as vossas competências

Desenvolvem-se e todos progredimos.

-----------------------------------------------

 

Áreas de interesse

São áreas de interesse todas as que se relacionem com a engenharia e a tecnologia. As energias renováveis, as cidades inteligentes, a aeronáutica, a produção, os materiais, a robótica, a segurança, as telecomunicações, as TIC’s, a tecnologia da produção e a gestão industrial são, entre outros, exemplos de áreas de formação a desenvolver.

 

Cursos em funcionamento

O curso destina-se a bacharéis e licenciados em Engenharia Civil e cursos com afinidade ao sector das águas, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividade nesse sector, integrados em Municípios, Serviços Municipalizados, Empresas Municipais, Empresas de Consultoria, Empresas de Construção ou Grupos Empresariais.

O curso tem como objetivo principal dotar os alunos de capacidades para delinear uma estratégia de criação e gestão de informação, que lhe permita implementar um processo BIM – Building Information Modeling ao longo do ciclo de vida de uma construção.

Este curso tem como tema central as tecnologias de maquinagem e as máquinas ferramenta de controlo numérico, pretendendo contudo, dar a conhecer um conjunto amplo de tecnologias atuais e de vanguarda, as quais são utilizadas em meio industrial, tanto em projeto como em fabrico asistido por computador.

. Promover a requalificação profissional de pessoas com forte apetência para as áreas das CTEM, e altamente motivadas para redefinir o seu percurso profissional;

. Responder às necessidades das empresas na áreas das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica), nomeadamente na programação de sistemas embebidos;

. Formar profissionais que demonstrem capacidade de trabalhar de forma autónoma ou em equipa;

. Promover nos alunos a capacidade de criar estratégias eficazes de resolução de problemas de programação recorrendo às linguagens C e C++;

. Compreender a arquitetura base de microprocessadores assim como os circuitos lógicos e interfaces associadas a sistemas embebidos;

. Compreender o funcionamento de sistemas de tempo-real e dos sistemas de comunicação.

 

Cursos aprovados

O curso pretende dotar os formandos de novos conhecimentos que lhes permitam lidar com situações mais complexas na área das estruturas. O objetivo é proporcionar uma formação focada na manutenção/reabilitação de estruturas existentes e na aplicação das normas técnicas europeias mais relevantes para as estruturas urbanas.

O curso pretende dotar os formandos de novos conhecimentos para projetarem estruturas, utilizando diferentes materiais estruturais, à luz dos Eurocódigos Estruturais. Além disso visa proporcionar uma formação focada numa maior qualidade, durabilidade e segurança das construções, tanto ao nível de verificações de disposições construtivas, como na adoção de métodos e pressupostos de cálculo e conceção das estruturas mais adequados.

A pós-graduação visa desenvolver e melhorar as competências dos profissionais do setor da construção, contribuindo para que atuem com uma visão mais alargada e integrada da atividade de reabilitação, e com uma noção clara da sua multidisciplinaridade. Com as competências que irão adquirir, os profissionais poderão atuar de forma mais segura, consciente e consistente nas áreas técnicas e de gestão das intervenções de reabilitação do edificado, contribuindo para construir um futuro verdadeiramente sustentável.

A capacidade das empresas para competir nos mercados depende, cada vez mais, da gestão da sua cadeia de abastecimento, de modo a entregar os produtos e serviços necessários aos clientes, na quantidade e no tempo certos, e ao custo mínimo. Juntam-se às novas configurações das cadeias de abastecimento as preocupações com a sustentabilidade dos transportes e os seus custos. Esta pós-graduação visa desenvolver competências nos participantes que lhes permitam atuar na área técnica e de gestão dos sistemas de transporte, no âmbito da logística e da gestão logística, de modo a compreenderem de forma integrada a envolvente desta atividade multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento de vantagem competitiva das empresas.

Cursos em desenvolvimento

  • Técnico de Manutenção Aeronáutica
  • Metodologia BIM (Building Information Modelling)
  • Segurança Contra Incêndios
  • Pedras Ornamentais para a Construção Civil
  • Avaliação/Caracterização de Pedras Preciosas
  • Materiais Compósitos para a Indústria Aeronáutica e Automóvel
  • Competição Automóvel

 

 

“Quando a competência está presente

não existem problemas,

apenas soluções.”