Covid-19


COVID-19


O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC está muito empenhado na prevenção da COVID-19 pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença entre os seus estudantes, professores, investigadores, funcionário e visitantes.

Por estar ciente da sua responsabilidade social, o ISEC suspendeu, no dia 10 de março, as atividades letivas presenciais e iniciativas como conferências e seminários nas suas instalações. Estas medidas foram delineadas e executadas para diminuir o risco de disseminação do coronavírus SARS-CoV-2 entre a comunidade do ISEC e, consequentemente, na comunidade em geral. 

Foram implementadas metodologias de ensino à distância para compensar a suspensão das atividades letivas presenciais. As aulas teóricas, teórico-práticas e as tutorias continuam a decorrer, no mesmo horário, através da plataforma Colibri, disponível no link (https://webconf-colibri.fccn.pt/), com acesso através das credenciais do ISEC, tanto para docentes como alunos.

A Equipa de Coordenação, composta pelo vice-presidente Nuno Cid Martins e pela doutora Ana Cristina Veloso, constitui-se como o ponto central de contacto no ISEC/IPC para a comunicação interna relativa a qualquer assunto relacionado com o novo coronavírus. O contacto com esta equipa pode ser realizado via e-mail covid19@isec.pt ou por chamada telefónica (925 201 416) entre as 8h30 e as 18h.

ISEC cria conjunto de viseira com óculos para os profissionais da saúde.

Modelo Global

O ISEC disponibiliza os modelos STL da viseira que está a produzir para apoio na segurança ao combate ao COVID-19. Os ficheiros PDF(3D) e as imagens permitem a sua visualização.

O modelo de base integra uma viseira com cobertura (ViseiraFechada_V0), para maior proteção aos aerossóis em suspensão na parte superior. A viseira está otimizada no material e tempo de impressão. Complementarmente é disponibilizada a geometria do elemento tensor (Tensor_elastico_VF) que permite a ligação e fácil ajuste entre o corpo da viseira e o elástico a colocar.

Disponibiliza-se ainda o modelo da armação dos óculos (Armacao_Oculos_V0) que pode encaixar na viseira, assim como o molde de recorte do acetato para colocação.

Ficheiros:

Comunicados

COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA DO ISEC, DE 04 DE MAIO DE 2020 - AVALIAÇÕES DAS ÉPOCAS NORMAL E DE RECURSO

REGIME TRANSITÓRIO E DE EXCEÇÃO PARA APLICAÇÃO EM MATÉRIA DE PRAZOS, TAXAS E EMOLUMENTOS NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

REGIME TRANSITÓRIO E DE EXCEÇÃO PARA APLICAÇÃO EM MATÉRIA DE ENSINO - APRENDIZAGEM NO INSTITUTO POLITÈCNICO DE COIMBRA 

 
Comunicado da Presidência do ISEC de 13 de março de 2020

Á Comunidade do ISEC

Como é do conhecimento de todos, por precaução e de modo a contribuir ativamente para a prevenção e controlo da COVID-19, foi publicado no dia 10 de março, o Despacho nº5/2020, referente às Medidas de Prevenção, que suspende as atividades letivas presenciais no ISEC durante pelo menos 15 dias.

A suspensão das atividades letivas presenciais no ISEC exige de todos nós, Alunos, Trabalhadores e Docentes, adaptação e implica algumas alterações temporárias do modo como normalmente trabalhamos, contactamos e nos organizamos.

A suspensão das atividades letivas presenciais, não significa encerramento da atividade da nossa instituição. Estão a ser pensadas e criadas estratégias para minimizar o impacto e consequências indesejadas, nomeadamente de modo a privilegiar o ensino tecnologicamente mediado.

É tempo de atuar de modo responsável e garantir o cumprimento dos procedimentos de precaução e controlo previstos pelas autoridades nacionais de saúde. Não ajudamos, se pelo facto de terem sido suspensas as atividades letivas presenciais, continuarmos ou aumentarmos o nosso convívio social, principalmente em grande grupo.

Apelamos, mais uma vez, à seriedade, serenidade e colaboração de todos pois só assim conseguiremos ultrapassar da melhor forma esta situação que estamos a viver como Comunidade Isec e como Comunidade em geral.

Desde já agradecemos a vossa colaboração,

 

Comunicado do Politécnico de Coimbra | COVID-19 

 
Despacho n.º 5/2020 de 10 de março de 2020

 

AVISO de 10 de março de 2020 - Horário de atendimento do Serviço de Gestão Académica e Pedagógica (SGAP)

 

 

Plano de Contingência

 

Em atualização.

 

 

 

Medidas de Prevenção

#ISEC_em_Casa

 
Como se propaga um vírus através das mãos? - Como lavar as mãos corretamente

 

 

Regras Básicas

 

A minha faculdade fechou...

 

 

 

FAQ's

O QUE É UM CORONAVÍRUS?

Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. 

 

O QUE É ESTE NOVO CORONAVÍRUS?

O novo coronavírus, designado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado antes em seres humanos.  

 

O COVID-19 É O MESMO QUE O SARS?

Não. Os coronavírus são uma família larga de vírus e o COVID-19 não é igual ao que causa o SARS (Síndrome Respiratório Agudo Grave). Contudo, análises genéticas demonstram que são relacionados.

 

COMO SE TRANSMITE?

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

 

OS ANIMAIS DOMÉSTICOS PODEM TRANSMITIR O COVID-19?

Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o COVID-19.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

 

QUAL O PERÍODO DE INCUBAÇÃO?

O período de incubação ainda se encontra sob investigação. 

 

EXISTE UMA VACINA?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

 

EXISTE TRATAMENTO?

O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados. 

 

OS ANTIBIÓTICOS SÃO EFETIVOS A PREVENIR E A TRATAR O NOVO CORONAVÍRUS?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O COVID-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

 

QUAL O RISCO?

A avaliação de risco encontra-se em atualização permanente, de acordo com a evolução do surto. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitem comunicados diários com o sumário da informação e recomendações mais recentes.

 

COMO ME POSSO PROTEGER?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória. 

 

NECESSITO DE USAR MÁSCARA FACIAL SE ESTIVER EM PÚBLICO?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro); 
  • Suspeitos de infeção por COVID-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

 

É SEGURO RECEBER CARTAS OU ENCOMENDAS DA CHINA?

Sim, a Organização Mundial de Saúde considera seguro. Até ao momento, não é conhecida a capacidade de transmissão da doença através do contacto com superfícies ou objetos, pelo que as precauções a ter são as relacionadas com medidas gerais de higiene.

 

O QUE É UM CONTACTO PRÓXIMO?

Pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

  • Prestação de cuidados diretos a doente com COVID-19;   
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de COVID-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por COVID-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por COVID-19 (ex: sala de aula);

Viagem com doente infetado por COVID-19:

  • Numa aeronave:
    • 2 lugares à esquerda do doente, 2 lugares à direita do doente, dois lugares nas duas filas consecutivas à frente do doente e dois lugares nas duas filas consecutivas atrás do doente;
    • Companheiros de viagem do doente;
    • Prestação de cuidados diretos ao doente;
    • Tripulantes de bordo que serviram a secção do doente;
    • Se doente com sintomatologia grave ou com grande movimentação dentro da aeronave, considerar todas as pessoas como contacto próximo;
  • Num navio:
    • Companheiros de viagem;
    • Partilha da mesma cabine;
    • Prestação de cuidados diretos ao doente;
    • Tripulantes de bordo que serviram a cabine do doente;  

A Autoridade de Saúde pode considerar como contato próximo outros indivíduos não definidos nos pontos anteriores (avaliação caso a caso).

Mais informações aqui.

 

COMO VIAJANTE O QUE DEVO FAZER?
  • A OMS não recomenda, nesta fase, restrições de viagens e trocas comerciais para a China;
  • Se tiver como destino a China, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país e as recomendações da OMS, referidas em: “COMO ME POSSO PROTEGER?”;
  • Para viajantes regressados da China e que apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

 

 

If you are a traveller returning from China and have developed cough, fever or difficulty in breathing during or after your trip to China, before going into a healthcare facility in Portugal, call 808 24 24 24 (SNS24).  

Para mais informação, consulte as páginas oficiais da Organização Mundial de Saúde/For further information, go to the official websites of the World Health Organizationwww.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 e do ECDC/ and of ECDChttps://www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china

 

Fonte da informação: https://www.dgs.pt/corona-virus/

 

Contactos

Em caso de necessidade de entrar em contacto com o ISEC ou com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), para reportar alguma situação relacionada com o COVID-19, utilize os contactos abaixo indicados:

  • entre as 8H30 e as 18H00, para o 92 520 14 16, ou,
  • em permanência, para o email covid19@isec.pt;
  • SNS 24: 808 24 24 24.

 

Ligações úteis

https://covid19estamoson.gov.pt/

Direcção Geral de Saúde

Direcção Geral de Saúde – Coronavírus

https://covid19.min-saude.pt/

SNS 24 - O Novo Coronavírus

https://www.sns24.gov.pt/

https://www.sns.gov.pt/

https://www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china/questions-answers

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019WHO

https://www.ecdc.europa.eu/

 

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt