Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Apresentação

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem por objetivo formar engenheiros habilitados a exercer a sua atividade com elevado rigor científico e competência técnica, nos diversos domínios da eletrotecnia.
Breve descrição da estrutura curricular:
1. Grau ou diploma: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
2. Área científica predominante do curso: Engenharia Eletrotécnica.
3. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 180.
4. Duração normal do curso: seis semestres curriculares.
5. Regime de funcionamento: diurno 
O plano de estudos desenvolve-se ao longo de três anos, tendo todas as matérias carácter obrigatório. No primeiro ano do plano de estudos são apresentados conceitos genéricos e práticos da área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Ao longo deste ano curricular, dá-se ênfase ao desenvolvimento dos fundamentos práticos e processos físicos da Engenharia, que são aprofundados nos anos subsequentes. Neste âmbito, os alunos deverão realizar experiências laboratoriais, principalmente ao nível dos materiais e equipamentos utilizados em Engenharia Eletrotécnica, bem como tomar contacto com várias ferramentas informáticas ao nível da utilização e programação. A inclusão de um Projeto integrador, multidisciplinar por natureza e que pode abranger diversas áreas científicas, permite desde cedo desenvolver competências técnicas e transversais, utilizando uma metodologia de Ensino Baseado em Projetos.
No segundo ano o plano de estudos é dedicado ao aprofundamento e generalização dos conhecimentos de base da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente: Eletrónica, Automação Industrial, Máquinas Elétricas, Sistemas de Energia Elétrica e Introdução aos Sistemas de Comunicação. Os alunos deverão desenvolver trabalhos aplicados e pequenos projetos.
Esta licenciatura garante uma formação de banda larga, permitindo, no entanto, aos alunos do último ano, a escolha de 4 unidades curriculares de opção (duas por semestre) de modo a adequar o plano ao seu próprio perfil.

Saídas Profissionais

O diplomado na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode desenvolver a sua atividade nas seguintes áreas profissionais, como profissional por conta de outrem ou em nome individual:

1. Produção, transporte, distribuição e gestão de energia elétrica;

2. Projeto de instalações elétricas, sistemas e equipamentos elétricos e eletrónicos

3. Indústria de automação e robótica;

4. Indústria e serviços de telecomunicações;

5. Manutenção;

6. Gestão e Direção fabril;

7. Gabinetes de projetos e consultadoria;

8. Serviços da administração pública central e local.

9. Ensino e Formação

Perfil e competências

O curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) tem como objetivo a preparação dos seus alunos para a profissão de Engenheiro, na sua área específica.
O plano de estudos da LEEC permite aos alunos desenvolver e demonstrar conhecimento nas seguintes áreas:
1. Matemática e física elementares;
2. Conceitos fundamentais da Engenharia Electrotécnica (EE);
3. Técnicas de gestão relevantes para a profissão de Engenheiro;
4. Responsabilidades profissionais e éticas do Engenheiro;
5. Impacto das soluções de engenharia num contexto global.

Ser-lhes-á, ainda, incutido o papel do Engenheiro enquanto gestor. No final do plano de estudos, os alunos deverão realizar, em grupos de trabalho, um projeto na área da especialidade, permitindo o desenvolvimento de competências para a prática da Engenharia. Em alternativa poderão realizar um estágio em contexto empresarial.
Na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) a percentagem do modelo de ensino teórico foi reduzida, mudando do ensino passivo para o ensino mais baseado no desenvolvimento de competências, onde as componentes experimental e de projeto desempenham papel fundamental. Para garantia de atingir os objetivos estabelecidos para o curso adotaram-se os seguintes métodos de ensino:
Casos de estudo: analisam-se soluções em contexto profissional para resolver problemas complexos;
Aprendizagem em grupo: resolvem-se problemas em grupo e aprende-se a trabalhar em equipa;
Trabalho prático: desenvolvem-se soluções para problemas práticos ou realizam-se projetos;
Apresentação escrita e oral de relatórios: apresentam-se relatórios ou trabalhos, de forma escrita e/ou oral;
Aulas laboratoriais: realizam-se trabalhos práticos laboratoriais sob orientação de docentes;
Seminários, Jornadas e Workshops: realizam-se apresentações por especialistas seguidas de debate.
Visitas de estudo.

 

Coordenador da Comissão Pedagógica

Cristina Faustino Agreira
  dc-lee@isec.pt

Competências

Este curso promove também o desenvolvimento das seguintes competências:
1. Intelectuais – os alunos adquirem competências para analisar e resolver problemas de engenharia, dimensionar sistemas e aplicar juízos de carácter profissional para equilibrar riscos, custos, benefícios e impacto das suas opções;
2. Práticas – os alunos adquirem capacidades para planear e executar em segurança uma série de experiências, preparar relatórios e utilizar recursos informáticos;
3. Genéricas – os alunos aprendem a comunicar, interpretar desenhos e esquemas elétricos, trabalhar como membro de equipas, utilizar tecnologias de informação e comunicação e aprender de forma independente, com o objetivo de progredir profissionalmente na sua carreira, num contexto global.

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências

  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.
 

Júri de creditação de competências

 

Presidente:


Vogais:

 

 

 

 

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