Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Apresentação

O interesse na temática das cidades tem vindo a alastrar à medida que aumenta a consciência de que aquelas são um elemento incontornável nas dinâmicas de desenvolvimento das sociedades e da espécie humana, no geral. Mas, simultaneamente, aumenta também a perceção de que esse papel crucial tem de ser desempenhado com base em lógicas que articulem o desenvolvimento económico e a criação de riqueza com o respeito pelos recursos que o planeta oferece, mantendo uma centralidade nas pessoas e nos grupos sociais em que se organizam.

Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes pretende cobrir a necessidade de qualificar profissionais com competências nas áreas da sustentabilidade e da inteligência urbanas, numa lógica de transversalidade, colaboração e inovação.

Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes surge como uma resposta aos desafios postos pelas cidades enquanto complexos sistemas de suporte à vida humana. Dada a natureza do curso em causa, pretende-se aumentar o grau de aprofundamento das caraterísticas de sustentabilidade e inteligência urbanas e a exploração das soluções, nomeadamente de base tecnológica, que podem contribuir hoje para uma melhor qualidade de vida nas cidades, sem pôr em causa os limitados recursos existentes (naturais, financeiros, materiais e humanos). O curso adota uma abordagem integradora e transversal, que convoca várias áreas da engenharia (civil, informática, eletrotécnica, mecânica) e da gestão, entre outros temas (ambiente, riscos, governança e empreendedorismo).

 

Funcionamento

Atendendo ao caráter prático que o Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes apresenta, a distribuição semanal das horas de contacto possibilita a frequência de profissionais já inseridos no mercado de trabalho e que procuram completar a sua formação académica.

Cada UC prevê um total de 35h de contacto. Estas aulas ocorrerão:

  • 6ª feira: 14h30 – 18h00 | 19h00 – 22h30
  • Sábado: 9h30 – 13h00 | 14h00 – 17h30

 Prevê-se ainda a introdução de dinâmicas de ensino à distância em algumas UC.

A distribuição das unidades curriculares (UC) em cada semestre obedece a uma lógica que permite a sua frequência isolada. Cada grupo de 6 unidades curriculares corresponde a uma pós-graduação , podendo ser frequentada de forma autónoma.

 

Calendário 

 

mais informações sobre a Pós-Graduação em Habitat Urbano Sustentável - 1ª Edição 

 

 

 

 

Candidaturas

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Cidades Sustentáveis e Inteligentes (MCSI) está sujeito a um concurso cujas regras são definidas em edital publicado para cada edição do mestrado.

 

 

Edital | Edital_MCSI_Declaração Retificação

 

Saídas Profissionais

Os titulares do grau de mestre em Cidades Sustentáveis e Inteligentes estarão vocacionados para aplicar as suas competências, entre outras, em organizações especializadas no estudo e projeto de soluções para um habitat urbano sustentável e/ou redes urbanas inteligentes. Neste âmbito de especialização podem identificar-se não só empresas privadas de estudos e projetos naquelas áreas, mas também organizações da administração pública com incidência nacional, regional ou local que necessitam de equipas multidisciplinares, com sólida formação nas áreas da sustentabilidade e inteligência urbanas.

Os titulares deste grau de mestre ficam ainda capacitados para integrar equipas de investigação e desenvolvimento, podendo o conhecimento adquirido servir de estímulo à criação de empresas ou projetos.

Perfil e Competências

Os titulares deste ciclo de estudo de mestrado terão adquirido um conjunto de conhecimentos e desenvolvido competências e aptidões que incluem (mas não se limitam a):

  • Conhecimentos relativos à forma de produção sustentável do ambiente urbano, construído e não construído, bem como aos riscos a que está sujeito;
  • Competências associadas à governança urbana, bem como à gestão e empreendedorismo em contexto urbano;
  • Aptidões relativas à exploração de soluções inteligentes e sustentáveis para a resolução de problemas de funcionamento da cidade (energia, mobilidade, abastecimento de água e gestão de resíduos);
  • Competências de análise de dados e informação, e sua aplicação na otimização do funcionamento de infraestruturas e sistemas urbanos e tomadas de decisão que lhe estão associadas.

Plano Curricular

1.º Ano
Unidade CurricularSemestreECTSFUC
Análise e Tratamento de DadosS16
Gestão de EnergiaS16
Gestão FinanceiraS16
LogísticaS16
Métodos de Apoio à DecisãoS16
Activos Físicos e InfecçãoS26
Activos Físicos EspeciaisS26
Gestão de Activos FísicosS26
MetrologiaS26
Organização e Gestão da ManutençãoS26
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalDissertação (2A1S)S118
NormalEstágio (2A1S)S118
NormalProjecto (2A1S)S118
OpçãoMetodologias de InvestigaçãoS16
OpçãoTecnologias da ManutençãoS16
NormalDissertação (2A2S)S230
NormalEstágio (2A2S)S230
NormalProjecto (2A2S)S230

Comissão Coordenadora

 

  • Coordenador: 

Silvino Capitão (capitao@isec.pt

 

João Armando Gonçalves (jarmando@isec.pt)

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt