Mestrado em Engenharia Civil

Apresentação

Em termos nacionais, a tradição das formações ao nível dos mestrados em engenharia civil, conforma-se quase sempre com domínios científicos estreitos, como sejam a hidráulica, a geotecnia, a mecânica estrutural, ou o território, entre outros. Ora, acontece que a esmagadora maioria das empresas que compõem o tecido da indústria nacional da construção civil laboram em sectores de actividade bem mais amplos, não se restringindo pois aos domínios técnico-científicos referidos.

Além disso, nas últimas décadas a população tem vindo a concentrar-se nos aglomerados urbanos, fazendo aumentar a complexidade dos problemas que os técnicos e as administrações desses territórios têm que enfrentar. Pelo rápido crescimento da população urbana, as infra-estruturas que servem as cidades e o parque edificado respondem, em muitos casos, com dificuldade às crescentes exigências técnicas e às expectativas da população. A reabilitação e construção urbanas e a gestão do espaço construído envolvem problemas cada vez mais complexos.

Pelas razões indicadas, torna-se necessário dotar os engenheiros civis que queiram actuar nessa área, de competências que sejam não só mais avançadas que as obtidas na sua formação de base, mas também, em simultâneo, que lhes proporcionem aptidões integradas, nos domínios especializados referidos, com vista a uma utilização profissional concreta, por parte das empresas e da administração.

É neste contexto que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra lecciona o ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana. Este curso visa a formação profissional especializada numa área abrangente e eminentemente pluridisciplinar, como é o caso da construção em meio urbano. É uma formação vocacionada para a resolução dos problemas das cidades, reunindo, de forma consistente, domínios tão diversos como: o tráfego e as rodovias, o planeamento e a gestão do território, o desenho urbano, as infra-estruturas hidráulicas urbanas, a geotecnia, as estruturas e as tecnologias de construção e de reabilitação de edifícios.

O diploma que através deste curso se propõe é, pode dizer-se, um diploma com significado profissional. Os graduados ficam habilitados a desenvolver actividades do âmbito da Engenharia Civil sobretudo na envolvente urbana, tanto em serviços da administração pública, como no sector privado.


Data da acreditação 25/07/2013, prazo da acreditação – 5 anos - Documento da Decisão Final

Guião para a auto-avaliação do mestrado em construção urbana - A3ES

Objectivos

A concepção do curso é baseada nas seguintes linhas orientadoras:

  • Constituir um ciclo de estudos numa área de especialização onde se verifica uma elevada actividade profissional dentro do universo da indústria da construção;
  • Adoptar um plano curricular onde predominam as unidades curriculares de ciências da especialidade, dando menor peso às disciplinas ligadas às ciências de engenharia e ciências de base;
  • Definir conteúdos programáticos com uma orientação marcadamente profissionalizante, enfatizando a aquisição de competências específicas no domínio do saber fazer, dando particular importância às matérias mais relevantes para o exercício da profissão no domínio da construção e gestão urbana;
  • Privilegiar a realização, nos últimos 3 trimestres do plano curricular, de um trabalho de projecto ou de um estágio profissional, em detrimento de uma tese de natureza científica, no sentido de potenciar o referido carácter profissionalizante do curso de mestrado;
  • Adoptar metodologias de ensino que favorecem o desenvolvimento das competências genéricas mais relevantes para o bom exercício da profissão de engenheiro;
  • A preocupação por reunir um corpo docente com uma forte componente de especialistas com reconhecida experiência profissional, garantindo desse modo um ensino orientado para a prática da engenharia e para a aquisição das competências necessárias ao exercício da profissão. 

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.
 

Candidaturas

As candidaturas ao mestrado devem ser efetuadas nos SGAP do ISEC, através do preenchimento da candidatura online em http://www.isec.pt/candidaturas, acompanhada da digitalização dos seguintes documentos:

  • Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português /espanhol /francês /inglês);
  • Curriculum vitae de acordo com modelo disponibilizado e documentos comprovativos dos elementos nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada;
  • Bilhete de Identidade, ou do Cartão de Cidadão, ou passaporte;
  • Cartão de contribuinte ou do Cartão de Cidadão.

 

 

Saídas Profissionais

Os graduados do Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana ficam habilitados a desenvolver actividades do âmbito da Engenharia Civil sobretudo na envolvente urbana, tanto em serviços da administração pública, como no sector privado. Designadamente: 
- Empresas de construção civil e obras públicas, na área da orçamentação e apresentação de propostas e na área da direcção de obra; 
- Empresas de reabilitação de edifícios; 
- Gabinetes de projeto; 
- Fiscalização; 
- Consultoria; 
- Certificação energética de edifícios. 
- Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais no sector de águas e saneamento e da gestão do território e transportes. 

Perfil e Competências

O perfil de competências definido para o mestrado pretende aprofundar os saberes obtidos ao nível do 1º ciclo da licenciatura em Eng.ª Civil e de cursos afins e, simultaneamente, criar condições para uma actuação profissional especializada numa área eminentemente pluridisciplinar, a construção urbana, vocacionada para a resolução dos problemas das cidades e reunindo domínios tão diversos como: engenharias de tráfego e rodoviária, planeamento territorial, desenho urbano, infra-estruturas hidráulicas urbanas, estruturas, geotecnia e tecnologias de construção e de reabilitação de edifícios. 
É objectivo do curso a formação avançada de forma integrada, e não apenas cumulativa dos domínios do conhecimento que constituem a construção urbana, que requer técnicos cada vez mais habilitados, dominando o ambiente técnico e normativo e que actuem satisfazendo as exigências de qualidade.

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTS 
NormalBetão EstruturalS15,50
NormalConstrução Prefabricada de Aço, de Betão e de MadeiraS15,50
NormalContenções PeriféricasS15,50
NormalMatemática Aplicada à Engenharia IS13,50
NormalSustentabilidade e Reabilitação UrbanaS15
NormalTecnologia da Envolvente dos EdifíciosS15
NormalAvaliação de Projetos na ConstruçãoS25
NormalConservação de Vias de ComunicaçãoS25,50
NormalFísica dos EdifíciosS25,50
NormalHidráulica UrbanaS25,50
NormalMatemática Aplicada à Engenharia IIS23,50
NormalProjeto em Espaço UrbanoS25
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTS 
NormalDissertação/Projeto/EstágioA45
OpçãoInstalações Hidráulicas em EdifíciosS15
OpçãoGestão Viária UrbanaS15
OpçãoInstalações de TratamentoS15
OpçãoPatologias, Inspeção e DiagnósticoS15
OpçãoReabilitação e Reforço de EdifíciosS15

Comissão Coordenadora

Prof. Doutor Pedro Afonso  (Presidente da Comissão Coordenadora do Mestrado): pafonso@isec.pt

Prof. Doutor Silvino Capitão  (Vogal da Comissão Coordenadora do Mestrado): capitao@isec.pt

Prof. Doutor Joaquim Sousa  (Vogal da Comissão Coordenadora do Mestrado): jjoseng@isec.pt

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt