Covid-19: já há protótipo do ventilador de emergência made in Portugal

Revista Visão

 - Data de Publicação 2020-06-09

Unidade de cuidados de cuidados intensivos de doentes com COVID-19, no Hospital de Santa Maria (Foto: José Carlos Carvalho)

Não deverá ser necessário em Portugal, mas a Médicos do Mundo conta levá-lo para outros pontos do globo. Equipas nacionais vão produzir 20 protótipos durante os próximos dias

É,eventualmente, o produto mais visível do projeto Open Air, criado por João Nascimento, o estudante de neurociências em Harvard, e o que mais talentos envolveu. O ventilador de emergência, que foi patenteado em nome da Humanidade, e cujo desenvolvimento envolveu investigadores de universidades, médicos, estudantes, engenheiros mecânicos que trabalham em Fórmula 1 e professores, está finalmente em fase de prototipagem. A informação foi confirmada à EXAME pelo fundador do Open Air e por António Grilo, da Unidade de Investigação em Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Nova de Lisboa e um dos autores do projeto.

“Estão a ser feitos 10 protótipos no LIP Coimbra, [onde o projeto é liderado por Paulo Fonte, um dos head of research da instituição] e outros 10 na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa”, explicou João Nascimento à EXAME. António Grilo confirmou que dois deles já estão prontos, um em cada instituição, e que daqui a três semanas esperam que os restantes estejam também concluídos.

Nascimento explicou ainda que cada uma das faculdades está a fazer protótipos diferentes porque estão a experimentar duas válvulas distintas: uma delas de gás e outra feita através de impressão 3D. O principal objetivo desta alternativa, explicou ainda João Nascimento, é que em cenários mais complexos, ou em países com menos possibilidades financeiras o ventilador de emergência possa, ainda assim, ser construído e montado. “No Malawi, por exemplo, o 3D pode ser uma solução”, adiantou ainda Nascimento antes de revelar que vão tentar certificar ambos os modelos no Infarmed.

O responsável do projeto falava à EXAME por ocasião do anúncio da integração do Open Air na Médicos do Mundo, que a partir de agora passa a ser a detentora de todos os produtos desenvolvidos através daquela plataforma. Na mesma altura, o fundador da Open Air falou ainda do desafio que foi juntar tantos especialistas de áreas diferentes para construir este projeto em particular.