Altice instala laboratório de I&D no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Expresso

 - Data de Publicação 2020-06-29

Os investigadores e docentes do ISEC vão colaborar com os engenheiros da Altice Labs na investigação e desenvolvimento das mais sofisticadas tecnologias de comunicação, TV, net e voz. O novo laboratório AlticeLabs@ISEC será aberto em Coimbra no dia 2 de julho. Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs e Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, vão estar presentes.

 

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC vai participar na investigação aplicada feita pela Altice em domínios como protocolos para plataformas de grandes operadoras de comunicação, processamento digital de imagens televisivas ou a otimização de plataformas wi-fi para grandes espaços, como eventos, hotéis ou restaurantes. O ISEC vai ter nas suas instalações um laboratório da Altice Labs – o centro de inovação da Altice, sediado em Aveiro – para desenvolver produtos tecnológicos inovadores.

O novo laboratório chama-se AlticeLabs@ISEC e vai abrir portas no dia 2 de julho, arrancando de imediato com sete projetos tecnológicos (ver projetos em anexo), que irão juntar investigadores e docentes do ISEC com engenheiros especializados da Altice Labs. Os projetos irão desde a monitorização e gestão de redes até ao desenvolvimento de um suporte que irá permitir a independência da SIGO do Sistema de Gestão de Base de Dados, entre outros.

“É um orgulho para toda a nossa comunidade académica ver reconhecida a investigação produzida no ISEC por parte da Altice, um dos maiores gigantes de telecomunicações do mundo”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “A Altice Labs, que é a nossa parceira direta,  é uma das mais inovadoras unidades empresariais portuguesas. Esta parceria irá permitir uma investigação mais interativa e, com isso, desenvolver produtos mais competitivos através da transmissão de conhecimento entre investigadores e professores do ISEC e engenheiros altamente especializados da Altice”.   

A Altice Labs tem levado inovação “made in” Portugal a todo o mundo, tendo clientes em mais de 60 países. Com cerca de 700 profissionais altamente qualificados no seu centro de inovação em Aveiro, a Altice Labs trabalha na investigação e desenvolvimento de soluções avançadas de telecomunicações e de sistemas de informação. Em 2018 a Altice Labs foi distinguida como a Melhor Empresa do Ano em Portugal pelos “Prémios 500 Maiores e Melhores Empresas” da Revista Exame e do Bankinter. Também em 2018 foi eleita a Melhor Empresa no mercado de tecnologia, média e telecomunicações, o que aconteceu pela quinta vez.  “Com este laboratório o ISEC passa a ter uma ligação forte a uma empresa de referência muito inovadora, onde a sofisticação tecnológica é o factor crítico da sua competitividade”, afirma Mário Velindro.

Este é o terceiro laboratório de investigação e desenvolvimento montado pelo ISEC com empresas suas parceiras em dois anos. “Esta é mais uma concretização da ligação do nosso ensino e da nossa investigação às empresas: primeiro, fizemos uma parceira com Critical Software, depois com a PRIO e agora esta com a Altice”, afirma Mário Velindro. “O ISEC está totalmente empenhado em colaborar com parceiros industriais, transmitir conhecimento à sociedade e ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas no mercado global”, conclui.

O AlticeLabs@ISEC será inaugurado às 10:30 do dia 2 de julho no campus do ISEC. Alexandre Fonseca, CEO da Altice, e Alcino Lavrador, diretor-geral do Laboratório da Altice Labs, estarão presentes na abertura. Em Portugal a Altice é a proprietária do operadora televisiva e de telecomunicações MEO.