Critical Software e ISEC voltam a desafiar alunos a desenvolver projetos tecnológicos inovadores

Noticias de Coimbra

 - Data de Publicação 2020-10-06

Abrem hoje as candidaturas para a terceira edição do desafio lançado aos alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) pelo FIKALAB, laboratório tecnológico criativo da Critical Software.
Entre as várias tecnologias, os participantes são desafiados a utilizar inteligência artificial, Internet of Things, infraestruturas cloud e sensores para desenvolverem os seus projetos. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de outubro e podem ser feitas através do formulário online.

Depois de duas edições de sucesso, com uma elevada taxa de participação e projetos diferenciadores, a organização volta a lançar o desafio e espera contar com ainda mais ideias inovadoras. A primeira edição teve como vencedora uma equipa que desenvolveu uma unidade móvel (rover) que utiliza tecnologias de ponta para fazer a monitorização de campos agrícolas. Já a última edição, que culminará no dia 21 de outubro com a entrega de prémios, conta com alguns dos projetos a procurarem ir ao encontro das necessidades das populações mais próximas, como o caso de um sistema de monitorização das cheias do Baixo Mondego ou de um sistema que permite fazer o controlo dos sistemas de rega.

“As últimas edições comprovaram a qualidade e a facilidade que o talento português tem em desenvolver projetos tecnológicos e não podíamos estar mais satisfeitos com o caminho trilhado até agora”, refere a equipa da Critical Software responsável por esta iniciativa. “O nosso objetivo principal é dotar os alunos de conhecimentos nesta área, dando-lhes a oportunidade de trabalharem com tecnologia de ponta, mas também de perceberem que o trabalho e a diversão se podem cruzar”, acrescenta.

Mário Velindro, presidente do ISEC, salienta que “o projeto com o FIKALAB e a Critical Software tem sido um ótimo exemplo de como podemos partilhar conhecimento em áreas complexas ao mesmo tempo que fomentamos a diversão, a criatividade e desenvolvemos competências importantes para o futuro no mercado de trabalho, como é o caso do trabalho em equipa e da resolução de problemas”.

Para fazer face aos desafios levantados pela pandemia, a organização irá seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde e da instituição de ensino superior. Entre as medidas tomadas, conta-se o envio das tecnologias e ferramentas necessárias para desenvolver os projetos para casa dos participantes. As regras e ações tomadas durante a iniciativa poderão ser alteradas mediante as advertências partilhadas pelas autoridades de Saúde.

O FIKALAB, originalmente concebido pela Critical Software em 2016, marcando já presença em todos os escritórios da tecnológica nacional, representa um espaço onde qualquer colaborador se pode desligar durante alguns momentos da sua rotina de trabalho e utilizar as mais recentes ferramentas para desenvolver os seus próprios projetos. Em abril de 2019, o ISEC e a multinacional portuguesa inauguraram um laboratório criativo nas instalações do politécnico.