ISEC recebe 80 novos alunos na 2ª fase e esgota as vagas em oito licenciaturas

Noticias de Coimbra

 - Data de Publicação 2020-10-19

As licenciaturas em Bioengenharia, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Mecânica esgotaram os lugares disponíveis para esta 2ª fase de acesso. Juntam-se aos cinco cursos cujas vagas foram preenchidas na 1ª fase de candidaturas. O ISEC tem agora 450 novos alunos para o ano letivo 2020-2021. “Os estudantes mostram que preferem uma instituição que tem a investigação e o ensino focados nos objetivos da indústria em Portugal e no estrangeiro”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC recebeu 80 novos estudantes na 2ª fase de candidaturas ao ensino superior, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (ver ficheiro em anexo). As licenciaturas em Bioengenharia, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Mecânica fizeram o pleno, ao preencherem todos os lugares disponíveis para esta 2ª fase.

“O ISEC continua, ano letivo após ano letivo, a consolidar a recuperação de estudantes iniciada há quatro anos. A elevada procura que os cursos do ISEC tiveram deve-se ao reconhecimento da qualidade do ensino, da capacidade de inovação e da forte relação mantida com empresas parceiras, líderes no seu mercado como a Altice, a Critical Software ou a PRIO”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Este reconhecimento ficou ainda mais visível nos resultados desta 2ª fase de acesso: cursos como Engenharia Mecânica e Engenharia Eletromecânica preencheram todas as vagas, o que já não acontecia há quatro anos. No total – e até agora – foram colocados no ISEC 450 novos alunos para este ano letivo”.

Para os estudantes que pretendam concorrer à 3ª fase, sobram apenas lugares nas licenciaturas em Engenharia Biomédica, Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica, segundo os dados divulgados pelo Governo. Recorde-se que os cursos de Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Informática – regime pós-Laboral, Engenharia Informática – Curso Europeu e Gestão Sustentável das Cidades preencheram todas vagas disponíveis na 1ª fase de candidaturas. A este pleno, juntam-se agora as licenciaturas em Bioengenharia, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Mecânica, com a ocupação de todas as vagas restantes. Ao todo, o ISEC preencheu a totalidade das vagas disponíveis em oito licenciaturas para este ano letivo.

O ISEC tem também registado uma subida considerável do seu Índice de Força, que mede a relação entre as escolhas de primeira opção dos candidatos e o número total de vagas. Nos últimos quatro anos, esse índice cresceu 15%, 7% dos quais só este ano, quase tanto como na soma dos três anos anteriores.

 “Os estudantes mostram que preferem, cada vez mais, estudar uma instituição que tem a investigação e o ensino focados nos objetivos da indústria em Portugal e no estrangeiro. No ISEC, a aprendizagem é baseada em projetos que promovem a autonomia dos estudantes durante os cursos e, mais tarde, a liderança nas empresas e organizações onde vão trabalhar", afirma Mário Velindro. “A aposta do ISEC nos seus laboratórios e em parcerias estratégicas com empresas internacionais tem-no posicionado como uma escola de referência no ensino das engenharias em Portugal”.