ISEC e a editora Diário de Bordo criam observatório de startups portuguesas

Diário as Beiras online

 - Data de Publicação 2021-01-19

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC irá criar o primeiro observatório de startups portuguesas para analisar o seu desempenho em parceria com a Diário de Bordo, uma editora especializada em tecnologia e segurança. O novo Observatório das Startups Portuguesas começará por examinar empresas das áreas tecnológicas, estudando o seu funcionamento com o objetivo de propor-lhes inovações ou parcerias que potenciem o seu sucesso.

“Vamos criar um registo central de todas as startups portuguesas, que será pioneiro no país”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Ao registá-las iremos conhecê-las e entender a sua evolução na concretização dos seus projetos. Identificaremos os fatores de sucesso e insucesso de cada uma das startups e, com o conhecimento que temos do tecido empresarial, iremos propor-lhes parcerias com as empresas nacionais e internacionais mais adequadas”, explica.

A Diário de Bordo convidou o ISEC para firmar o protocolo que formaliza a criação do observatório “pela sua centralidade académica, pela sua estreita ligação às empresas, e, sobretudo, pela reputação da forte componente prática do seu ensino e da sua investigação”, afirma Paulo Noguês, diretor-geral da editora. O protocolo assinado entra em vigor esta semana.

“Esta parceria irá criar oportunidades de emprego para estudantes do ISEC, os quais terão a possibilidade de integrarem projetos das startups ligadas à engenharia”, esclarece Mário Velindro. “Temos tido acesso a alguns projetos muito promissores de startups especializadas em engenharia aeronáutica e segurança”, exemplifica o presidente do ISEC. “É o caso de um plano para a criação de pórticos inteligentes nas entradas dos aeroportos”.

Para além do apoio aos projetos com mais potencial – que serão selecionados entre as startups de cariz mais tecnológico e inovador – o acordo contempla a conceção de um conjunto de iniciativas para estimular o debate em torno de questões como a segurança nas atividades económicas. Essas iniciativas, nomeadamente seminários e conferências, serão realizadas no ISEC em Coimbra.