Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Pós-Laboral

Apresentação

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra é uma das Instituições de Ensino Superior Politécnico mais antigas do país a leccionar Engenharia Electrotécnica. A experiência acumulada ao longo de várias décadas permite-lhe formar Engenheiros de qualidade. 
A diversidade de competências dos seus docentes, aliada à qualidade e variedade de equipamentos laboratoriais de que dispõe, confere ao DEE a capacidade de proporcionar aos seus alunos um ensino de qualidade que, responde às necessidades actuais do mercado de trabalho. 

O curso de Engª Electrotécnica em Bolonha pretende, formar profissionais com competências específicas nas áreas tecnológicas, desenvolvendo o seu sentido prático e fornecendo conhecimentos sólidos nas ciências de base da engenharia, com incidência na área de electrotecnia, de modo a conferir ao diplomado uma capacidade polivalente de intervenção.

 

Objectivos

Formar engenheiros habilitados a exercer a sua actividade com rigor científico e competência tecnológica, nos diversos domínios da electrotecnia e, designadamente, no ramo da automação, ramo de telecomunicações e no dos sistemas de energia.

 

Acreditação e Registo

N.º do Processo:  ACEF/1819/0212047

Grau:  Licenciado

ECTS:  180,0

Decisão:  Acreditado

Número de Anos de Acreditação:  6

Data da Publicação:  14-05-2020

A3ES - Informação detalhada

Relatório de Autoavaliação

 

Saídas Profissionais

  • Produção, transporte, distribuição e gestão de energia eléctrica;
  • Indústria de automação; 
    Indústria e serviços de telecomunicações;
  • Empresas de construção;
  • Empresas em nome individual;
  • Manutenção;
  • Direcção fabril;
  • Gabinetes de projectos e consultadoria;
  • Serviços da administração pública central e local

Dados de Empregabilidade e Outros

Perfil e competências

O curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (LEE) tem como objetivo a preparação dos seus alunos para a profissão de Engenheiro, na sua área específica.

O plano de estudos da LEE permite aos alunos desenvolver e demonstrar conhecimento nas seguintes áreas:

- Matemática e física elementares;

- Conceitos fundamentais da Engenharia Eletrotécnica (EE);

- Técnicas de gestão relevantes para a profissão de Engenheiro;

- Responsabilidades profissionais e éticas do Engenheiro;

- Impacto das soluções de engenharia num contexto global.

 

Este curso promove também o desenvolvimento das seguintes competências:

Intelectuais – os alunos adquirem competências para analisar e resolver problemas de engenharia, dimensionar sistemas e aplicar juízos de carácter profissional para equilibrar riscos, custos, benefícios e impacto das suas opções;

Práticas – os alunos adquirem capacidades para planear e executar em segurança uma série de experiências, preparar relatórios e utilizar recursos informáticos;

Genéricas – os alunos aprendem a comunicar, interpretar desenhos e esquemas elétricos, trabalhar como membro de equipas, utilizar tecnologias de informação e comunicação e aprender de forma independente, com o objetivo de progredir profissionalmente na sua carreira, num contexto global.

 

Ser-lhes-á, ainda, incutido o papel do Engenheiro enquanto gestor. No final do plano de estudos, os alunos deverão realizar, em grupos de trabalho, um projeto na área da especialidade, permitindo o desenvolvimento de competências para a prática da Engenharia.

Na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica a percentagem do modelo de ensino teórico foi reduzida, mudando do ensino passivo para o ensino mais baseado no desenvolvimento de competências, onde as componentes experimental e de projeto desempenham papel fundamental. Para garantia de atingir os objetivos estabelecidos para o curso adotaram-se os seguintes métodos de ensino:

  • Casos de estudo: analisam-se soluções em contexto profissional para resolver problemas complexos;

  • Aprendizagem em grupo: resolvem-se problemas em grupo e aprende-se a trabalhar em equipa;

  • Trabalho prático: desenvolvem-se soluções para problemas práticos ou realizam-se projetos;

  • Apresentação escrita e oral de relatórios: apresentam-se relatórios ou trabalhos, de forma escrita e/ou oral;

  • Aulas laboratoriais: realizam-se trabalhos práticos laboratoriais sob orientação de docentes;

  • Seminários, Jornadas e Workshops: realizam-se apresentações por especialistas seguidas d e debate;

  • Visitas de estudo.

Plano Curricular

Coordenador da Comissão Pedagógica

António Luís Ferreira Marques
  dc-lee@isec.pt

Competências
  • Representar o curso;
  • Zelar pelo funcionamento regular do curso;
  • Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;
  • Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;
  • Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;
  • Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;
  • Coordenar os processos de avaliação do curso;
  • Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;
  • Apoiar a integração dos novos alunos no curso;
  • Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.

 

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências
  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.
Composição

A comissão de curso é composta por:

  1. Seis professores que lecionem no curso;

                   António Manuel Ferreira Simões de Almeida

                   João Carlos Ramos Perdigoto

                   Maria de Fátima Coelho Monteiro

                   Paulo Filipe de Almeida Ferreira Tavares

                   Paulo José Gameiro Pereirinha

                   Rita Manuela Fonseca Monteiro Pereira

Seis estudantes do curso.

                   Bernardo José Costa de Sousa

                   Guilherme Gonçalves Santos

                   Vincent Martins Silveiro

                   António Francisco Martins Cardão

                   José Luis Branco Bartolomeu

                   Rui Pedro da Silva Gomes

Comissões de curso

As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.

Competências

  • Eleger o diretor de curso;
  • Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
  • Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
  • Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
  • Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
  • Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
  • Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
  • Propor alterações curriculares ao curso;
  • Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
  • Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
  • Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
  • Propor ações de formação;
  • Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.

 

Júri de creditação de competências

Presidente:

  • Adelino Jorge Coelho Pereira
      ajcp@isec.pt

 

Vogais:

  • Marina Mendes Sargento Domingues Perdigão
      perdigao@isec.pt

  • Manuel Maria Abranches Travassos Valdez
      valdez@isec.pt

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
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Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201