Mestrado em Mobilidade Eléctrica Sistemas Energia

Apresentação

O Mestrado em Mobilidade Eléctrica e Sistemas de Energia, Erasmus Mundus Master Course in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems (EMMC STEPS), oferece um ensino altamente especializado em Engenharia Electrotécnica, concentrando-se em duas áreas do mais elevado conteúdo tecnológico e exigências profissionais no sector energético.


O EMMC STEPS é promovido por uma parceria levada a cabo pela Universidade de Oviedo (ES), juntamente com as Universidades de Nottingham (ING), Roma (IT) e o Instituto Politécnico de Coimbra - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (PT). Universidades de prestígio internacional como as de Wisconsin-Madison e de Illinois (EUA), de Santa Maria (BR) e a de Yeungnam (COR), e 16 empresas líderes globais nos sectores da energia e transportes são membros associados. As empresas oferecerão estágios e alguns quadros superiores participarão na docência.


Aos estudantes que completarem com sucesso o programa académico do EMMC STEPS será outorgado o Joint Master Degree in Sustainable Transportation and Electrical Power Systems (STEPS) por todas as universidades do Consórcio, plenamente reconhecido nos quatro países parceiros.


O curso está estruturado em 2 anos académicos, com quatro semestres de 30 ECTS – com um total de 120 ECTS. Os estudantes podem estabelecer o seu próprio currículo com base na sua formação prévia e interesses profissionais, embora o mestrado ofereça dois ramos preferenciais: Transporte Sustentável e Sistemas de Energia. A abordagem e conteúdo do mestrado respondem aos desafios encarados pelo sector energético:

 

• Conhecer a fundo novas fontes de energia e as suas implicações nos sistemas energéticos;

• Reduzir as emissões de CO2, aumentando a eficiência energética e a quota-parte de energias limpas

• Incorporar gradualmente a mobilidade eléctrica como alternativa aos veículos com motores de combustão.

 

Os estudantes farão o seu curso em pelo menos 3 países diferentes, com 2 percursos de mobilidade alternativos: Coimbra-Nottingham-Oviedo ou Roma-Nottingham-Oviedo. Terão igualmente oportunidade de um estágio numa universidade ou empresa associada na Europa, América ou Ásia. O curso será leccionado em inglês, mas os estudantes terão a possibilidade de trabalhar em pelo menos outras 3 línguas oficiais da União Europeia.

Os estudantes frequentarão um curso introdutório de 2 semanas na UniOvi., para tomarem contacto com outros colegas, coordenadores universitários, etc. No 1º semestre haverá um curso de nivelamento para compensar as diferenças de formação académica prévia. Os estudantes que pretenderem centrar-se no ramo de ST, frequentarão de preferência este semestre em Roma, enquanto aqueles que preferirem centrar-se no ramo de EPS terão aulas em Coimbra. O 2º semestre será dedicado ao estudo de tópicos avançados relativos a ST e EPS em Nottingham. Durante o 3º semestre, os estudantes completarão a sua especialização em qualquer dos ramos em Oviedo. Por fim, no 4º semestre os estudantes farão um estágio numa das universidades ou empresas associadas  e uma investigação orientada à preparação da tese de mestrado.

Acreditação e Registo

N.º do Processo:  NCE/19/1900061

Grau:  Mestre

ECTS:  120,0

Decisão:  Acreditado

Número de Anos de Acreditação:  6

Data da Publicação:  18-08-2020

A3ES - Informação detalhada

Relatório de Autoavaliação

 

CALENDÁRIO_ATUALIZAÇÃO_9 NOV. 2021

 

Qualquer informação adicional poderá ser retirada do site original.

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Mobilidade Elétrica e Sistemas de Energia - Erasmus Mundus está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.

Candidaturas

Consultar informação aqui.

Saídas Profissionais

O Mestrado pretende ser um trampolim para os estudantes progredirem nas suas carreiras profissionais ou académicas e permitir-lhes-á prosseguir uma carreira profissional num sector em crescimento rápido e promissor. Os sistemas de energia, as energias renováveis e os sistemas de transporte sustentáveis podem ser considerados os desafios mais exigentes que o sector energético actualmente enfrentam. Os graduados poderão integrar qualquer multinacional ou empresa nesse setor. Igualmente os alunos, após conclusão, estão aptos a prosseguir os seus estudos pós-graduados em qualquer programa de doutoramento internacional relacionado.

 

Dados de Empregabilidade e Outros

 

Perfil e competências

O Mestrado proporcionará aos graduados as competências exigidas para enfrentar as necessidades de um sector associado às energias renováveis, contribuindo para a competitividade da indústria mundial e para os esforços de transformação energética sustentável da nossa sociedade. O programa debruça-se sobre três áreas: sistemas de energia, veículos eléctricos, eficiência energética e energias renováveis, com forte incidência na inovação e sustentabilidade. Apresenta três objectivos principais: preparar os estudantes para um emprego na indústria através de estágios em empresas líderes mundiais, providenciando-lhes os conhecimentos técnicos relacionados com a concepção, fabrico e manutenção de sistemas de transporte e sistemas de energia sustentáveis; providenciar-lhes os conhecimentos necessários para aceder a programas de doutoramento em universidades de prestígio (incluindo parceiras/associadas); prepará-los para a integração num ambiente multicultural.

 

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalControl of Electromechanical SystemsS13
NormalDigital ControlS13
NormalDistribution SystemsS16
NormalDSP and CommunicationsS13
NormalElectrical MachinesS16
NormalIntroduction to ProgrammingS11
NormalMicrocontrollersS13
NormalPower Electronics ConvertersS16
NormalPower PlantsS16
NormalPower SystemsS16

Comissão Coordenadora

Presidente:

 

 

CONTACTE-NOS

Pode contactar-nos preenchendo este formulário. Responderemos o mais brevemente possível.

Morada

Rua Pedro Nunes
Quinta da Nora
3030-199 COIMBRA
Portugal

Telefones

Telefone: +351 239 790 200
Fax: + 351 239 790 201

E-mail

info@isec.pt