Jornadas de Engenharia Biomédica 2019


Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, 17 de maio de 2019


No dia 17 de maio de 2019 realizar-se-ão, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, as Jornadas de Engenharia Biomédica. Este evento anual visa promover o contacto dos alunos do ISEC, em particular dos alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Instrumentação Biomédica, da Licenciatura em Engenharia Biomédica – Bioeletrónica e do Mestrado em Instrumentação Biomédica, com os meios empresarial e de investigação.

O Programa contempla um leque diversificado de palestras, umas de cariz mais teórico e outras de âmbito mais prático, proferidas por investigadores, professores, alunos, ex-alunos e representantes do tecido empresarial. Adicionalmente, o evento será enriquecido pela divulgação de trabalhos de projeto/estágio desenvolvidos pelos alunos do ISEC que frequentam os ciclos de estudo afins à área da Biomédica.

A Comissão Organizadora tem o prazer de convidar todos os interessados a participar nesta iniciativa. A participação é gratuita, mas requer uma inscrição. A cada participante será dado um certificado de participação.

Contamos com a sua presença!


Cartaz das jornadas de Engenharia Biomédica

Inscrição

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

N.º Telemóvel:
Instituição de Origem:
Tipo:
 

Programa

9h30-9h45 Welcome Coffee
Moderador 9h45-10h15 Sessão de Abertura
Presidente AEISEC, Presidente DFM, Presidente DEE, Presidente ISEC
Deolinda Rasteiro 10h15-10h45 Projeto Exobike
Luís Roseiro – Departamento de Engenharia Mecânica, ISEC
10h45-11h15 OG Medical – Desenhar o futuro
João Pedro Rodrigues – OG Medical
11h15-12h00 O futuro está nos genes
Carlos Fiolhais – Departamento de Física da Universidade de Coimbra
12h00-14h00 Pausa
Milton Macedo e
Fernanda Coutinho
14h00-14h10 Apresentação da Licenciatura em Engenharia Biomédica
Milton Macedo – Diretor de Curso da Licenciatura em Engenharia Biomédica - Bioeletrónica
14h10-14h25 Estágio curricular no CHUC - Setor de Eletromedicina do Hospital Geral/Hospital Pediátrico/Maternidade Bissaya Barret
Tiago Silva – Aluno da Licenciatura em Engenharia Biomédica - Bioeletrónica
14h25-14h35 Apresentação do Mestrado em Instrumentação Biomédica
Fernanda Coutinho – Coordenadora do Mestrado em Instrumentação Biomédica
14h35-14h50 O meu percurso na Engenharia Biomédica
Melanie Rolo (ex-aluna da LBiom e do MIB)
14h50-15h00 Apresentações dos Projetos /Estágios dos alunos de Biomédica
Milton Macedo – Diretor de Curso da Licenciatura em Engenharia Biomédica - Bioeletrónica
15h00-15h30 Sessão de Posters (LBIOM e MIB)
Sala da Biomédica (Gerais)

Oradores

Orador / Afiliação Título / Resumo da apresentação

Luis Roseiro
Departamento de Engenharia Mecânica, ISEC
Projeto Exobike

O Projeto Exobike tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura semelhante a uma bicicleta fixa, que possui um conjunto de sensores e atuadores e que reaja dinamicamente à atividade do seu utilizador. A ExoBike permitirá aos profissionais médicos aplicar terapias em que o esforço solicitado seja adaptado ao paciente. Os movimentos e forças executadas pelos pacientes são monitorizados com sensores sem fios e com uma solução de realidade virtual que permite colocar os utilizadores perante situações correlacionadas com a realidade. O sistema terá ainda a capacidade de recolher, armazenar e tratar dados, que podem posteriormente ser analisados por profissionais qualificados.
O sistema proposto permitirá realizar o controlo de movimentos, com destaque para a postura corporal e posicionamento dos membros inferiores, assim como monitorizar as forças aplicadas durante a pedalada, tanto nos pedais como no guiador e no assento da bicicleta. Os dados são recolhidos a partir de sensores inerciais, células de carga e extensometria eléctrica por resistência, que convergem numa unidade de processamento através de uma rede de sensores sem fios. A intensidade dos movimentos pode ser ajustada, colocando o sistema a interagir com os pacientes. O sistema proposto recorre a realidade virtual de modo a garantir aos pacientes estímulos correlacionados com a realidade, numa linha de biofeedback, e inclui uma interface de computador, desenvolvida para registo e análise dos dados recolhidos.
Este Projeto está a ser desenvolvido em parceria entre várias instituições, e envolve a participação de uma equipa alargada de docentes e alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e do Instituto Politécnico de Tomar, com diversos domínios disciplinares associados à engenharia e matemática, uma equipa de médicos do Hospital Rovisco Pais e uma equipa de técnicos do CASPAE.


João Pedro Rodrigues
Helthcare Product Manager OG Medical
OG Medical – Desenhar o futuro

Propõe-se fazer uma breve análise da empresa OGMedical que tem como linhas primordiais o fornecimento de soluções médicas inovadoras, o serviço personalizado e a promoção das mais recentes tendências de IT na área médica.
A empresa, que conta com uma equipa multidisciplinar, centra-se no fornecimento de soluções para informatização da informação clínica e de terapêutica, conjugando a tecnologia de ponta e a mobilidade, sempre em ambiente hospitalar.
Enfoque complementar na implementação da área de telemedicina na empresa em questão, projeto que se encontra a ser desenvolvido nos últimos 2 anos, a par de algumas das tecnologias mais inovadoras e disruptivas no âmbito da monitorização de sinais vitais. Tecnologias inovadoras que têm sempre o mesmo propósito: desenhar o futuro (da saúde).


Carlos Fiolhais
Departamento de Física da Universidade de Coimbra
O futuro está nos genes

Cada um de nós distingue-se pelo ADN, uma molécula no núcleo de cada uma das nossas células. Somos todos iguais, pois o genoma humano é quase todo igual, mas somos todos diferentes, pois as alterações individuais, apesar de poucas, são significativas. Algumas doenças e a predisposição para muitas outras estão nos genes. O conhecimento científico está a aumentar neste domínio de tal modo que é necessário criar “interfaces” de uso fácil pelos médicos e outros profissionais de saúde que possibilitem a interpretação dos dados do genoma. Conhecendo o perfil genético de cada pessoa, os médicos poderão, além de efectuar diagnósticos mais precisos, prescrever medicamentos à medida do paciente, praticando o que se chama medicina personalizada. Depois da sequenciação o genoma humano, completada em 2003 coroando um enorme projecto internacional e interdisciplinar, a decifração completa do genoma humano por menos de cem dólares é uma das metas mais perseguidas pela biomedicina. É todo um mundo novo que se anuncia com a revolução em curso que, bem aproveitada, conduzirá a melhor saúde para todos.


Tiago Silva
Aluno da Licenciatura em Engenharia Biomédica - Bioeletrónica
Estágio curricular no CHUC - Setor de Eletromedicina do Hospital Geral/Hospital Pediátrico/Maternidade Bissaya Barreto

A tecnologia é, foi e sempre será parte fundamental na medicina. Com dispositivos médicos de elevados valores monetários é importante para as instituições proteger o investimento. É neste contexto que surge o Setor de Eletromedicina, que tem ao seu encargo todos estes aparelhos. É sua responsabilidade geri-los, desde o momento em que entram na instituição até ao fim da sua vida útil. Este estágio reflete todo este processo de gestão e aconselhamento prestado no CHUC.

Melanie Rolo
Ex-aluna da LBiom e do MIB


Comissão organizadora

Nome Ext. E-mail
Cristina Caridade - DFM/GDI 3908 caridade@isec.pt
Deolinda Rasteiro - DFM/GDI 3909 dml@isec.pt
Milton Macedo - DFM/GDI 3912 mpmacedo@isec.pt
M.ª Emília Bigotte - DFM/GDI 3903 ebigotte@isec.pt
Patricia Santos - DFM/GDI 3910 patricia@isec.pt
Susete Fetal - DFM/GDI 3915 susete@isec.pt
Fernanda Coutinho - DEE 3814 fermaco@isec.pt
Verónica Vasconcelos - DEE 3214 veronica@isec.pt