Titulares de Cursos Superiores


Titulares de Outros Cursos Superiores

O concurso especial abrange os estudantes que sejam:

  • Titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor;

E que, cumulativamente:

  • Reúnam as condições fixadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) pretendida, devidamente aprovadas e divulgadas;

  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

 

Cursos de Licenciatura a que se podem candidatar para o ano letivo 2022/2023:

 

 

 

Requisitos de acesso:

Podem candidatar-se ao concurso especial os estudantes titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

(mais informação a disponibilizar assim que seja definida)

Calendário/Prazos

Calendário para acesso e ingresso no IPC pelos concursos Especiais

Ano Letivo 2023/2023

Despacho/SC/127/2022

 

AÇÃO Prazos
1ª FASE 2ª FASE a)
Fixação das vagas pelas instituições de ensino superior, respetiva divulgação nestas e comunicação à DGES A definir após publicação de despacho do MCTES de acordo com o artigo 25º, do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16.07 -
Apresentação das candidaturas nas UO’s do IPC De 01 de julho a 31 de agosto de 2022 De 03 a 07 de outubro de 2022
Disponibilização das listas seriadas provisórias com o resultado das candidaturas e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas  16 de setembro de 2022 14 de outubro de 2022
Apresentação das reclamações aos resultados das candidaturas Até 20 de setembro de 2022 Até 18 de outubro de 2022
Disponibilização das listas seriadas definitivas, aos Serviços Centrais do IPC para homologação 23 de setembro de 2022 21 de outubro de 2022
Disponibilização das listas definitivas homologadas pelo SC/IPC para as UOE 27 de setembro de 2022 25 de outubro de 2022
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados De 28 a 30 de setembro de 2022 De 26 a 31 de outubro de 2022

a) A abertura da 2.ª fase depende da existência de vagas sobrantes da fase anterior.

 

Candidatura / Documentos 

  (Manual de Candidatura)

O candidato terá que juntar à sua candidatura, de preferência em formato PDF, a seguinte documentação:

  • Digitalização do Bilhete de Identidade (ou cartão do cidadão; ou passaporte)*

  • Digitalização Cartão de Contribuinte – NIF (ou cartão do cidadão)*

  • Digitalização dos documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação com que o estudante se candidata, com indicação da média final;

*Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega serve apenas para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso não pretenda anexar esta informação, deverá entrar em contacto com os serviços.

 

Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

Nota importante: ver Tabela de Emolumentos: 1 ) Ficam isentos os estudantes que:

- tenham concluído um CTESP no IPC, caso se estejam a candidatar a uma licenciatura; Uma licenciatura no IPC, caso se estejam a candidatar a um mestrado ou atuais estudantes matriculados numa UOE do IPC, candidatos ao abrigo da alínea d) do artigo 7.º do Regulamento Académico do 2° Ciclo de Estudos do IPC.

---

Após ter reunida toda a documentação exigida, poderá realizar a candidatura on-line em https://inforestudante.ipc.pt/

NOTA:

Os candidatos aos concursos especiais provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar no respetivo item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

 

 

 

Resultados 

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

Inscrições / Matrículas

Inscrições/Matrículas - Online

Consultar aqui os prazos para matrícula.

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

Como fazer a matrícula/inscrição

Manual de apoio à matrícula/inscrição (PDF)

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão estão disponíveis on-line Vídeos e manuais explicativos do processo de matrícula/inscrição na plataforma de gestão académica NONIO em https://www.ipc.pt/pt/estudar/servicos-academicos.

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao último dia do ano civil.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

 

 

 

 

Critérios de seriação

Ano letivo 2022-2023

 

 

Júri

Despacho/SC/145/2022

Presidente:

  • Professora Adjunta Maria Margarida Cerdeira Coelho e Silva

  •   mcoelho@isec.pt

 

Vogais:

  • Professora Coordenadora Ana Rosa Pereira Borges

  • Professora Adjunta Verónica Maria Marques do Carreiro Silva Vasconcelos

Validade do Concurso Especial

Os concursos especiais são realizados para a matrícula e inscrição num ano letivo e são válidos para o ano letivo a que se referem.

Legislação e Regulamentação

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201