MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO CURSO

Apresentação

Candidaturas até 31 de agosto de 2018

Pode requerer a Mudança de par Instituição/Curso os estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Atenção: O estudante cuja matrícula e inscrição tenha caducado, por força da aplicação do regime de prescrições em vigor, está impedido de se candidatar aos regimes de mudança de par instituição/curso no ano letivo seguinte ao da prescrição.

 

Cursos que se podem candidatar, licenciaturas em:

Requisitos de Acesso

Para poder requerer mudança de par instituição/curso têm de cumprir os requisitos de acesso do regime através qual ingressaram no ensino:

- Concurso Nacional de Acesso:

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Informações sobre o concurso nacional de acesso ao ensino superior.

- Concursos especiais através das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos:

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou em substituição:

  • - tenha obtido aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos no par estabelecimento/curso onde pretende ingressar.
  • - tenha obtido aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos noutro par estabelecimento/curso desde que devidamente reconhecidas pelo órgão legal e estatutariamente competente.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos maiores de 23 anos.

 

- Concursos especiais para titulares de diplomas de curso de especialização tecnológica (DET):

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou em substituição:

  • - ser titular de diploma de curso de especialização técnologica definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas;
  • satisfaça as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos titulares de diploma de curso de especialização tecnológica aqui.

 

- Concursos especiais para titulares de diplomas de curso técnico superior profissional (DTeSP):

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou em substituição:

  • ser titular de diploma de curso de técnico superior profissional definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas;
  • satisfaça as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos titulares de diploma de curso técnico superior profissional aqui.

 

- Concursos especial destinado a estudantes internacionais:

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou em substituição:

  • Cumprir as condições de acesso/ingresso destinadas a estudantes internacionais, estabelecidas nos artigos 5.º e 6.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 março.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a estudantes internacionais.

Calendário / Prazos

Candidatura até 31 de Agosto de 2018, online através do site do ISEC.

As datas e prazos do processo de candidatura ao abrigo do regime de Mudança de par Instituição/Curso encontram estabelecidos no Despacho SP/66/2018

Calendário dos Regime de Mudança de par Instituição/Curso 2018/2019

Ação

Prazos

Envio de Proposta de constituição de júri e dos critérios de seriação aos Serviços da Presidência do IPC, para homologação

Até 31 de maio

Fixação das vagas pelas instituições de ensino superior, respetiva divulgação nestas e comunicação à DGES

A definir após publicação do despacho do SEES de acordo com o artigo 25º, do Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16.07

Apresentação das candidaturas nas UO´s do IPC

Até 31 de agosto

Envio das listas nominais dos candidatos (por curso) e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas, aos Serviços da Presidência

Até 07 de setembro

Disponibilização do ficheiro de gestão dos processos de mudança, às UO´s

Até 1 dia útil após a receção das listas nominais

Envio do ficheiro de gestão com o resultado das candidaturas, aos Serviços da Presidência, para emissão de edital e respetiva homologação

Até 14 de setembro

Afixação dos Editais, em cada UO e no respetivo sítio da internet, com os resultados das candidaturas

Até 25 de setembro

Apresentação das reclamações dos resultados das candidaturas

Até 5 dias úteis após a afixação dos editais(1)

Decisão sobre as reclamações e sua comunicação aos reclamantes

Até 10 dias úteis após a afixação dos editais(1)

Matrícula e inscrição nas UO´s dos candidatos colocados

Até 17 de outubro

Comunicação de matriculados

Até 19 de outubro

   

(1) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previsto no Código de Procedimento Administrativo

Candidatura / Documentos

O candidato terá que juntar à sua candidatura, de preferência em formato pdf, a seguinte documentação:

- Digitalização do Requerimento de candidatura Anexo I devidamente preenchido e assinado.

- Digitalização do Bilhete de Identidade (ou cartão do cidadão; ou passaporte) *

- Digitalização Cartão de Contribuinte – NIF (ou cartão do cidadão) *

(*) Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.

- Mediante a forma de ingresso terá também de entregar digitalização de:

  • Para candidatos que ingressaram no Ensino Superior através do Regime Geral de Acesso - comprovativo da realização das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata - Ficha ENES ou equivalente;
  • Para candidatos que ingressaram no Ensino Superior através dos Concursos Especiais como Titulares das Provas M23 - Certidão com indicação das provas e respetivas classificações, realizadas na instituição de origem;
  • Para candidatos que ingressaram no Ensino Superior através dos Concursos Especiais como Titulares de Curso de Especialização Tecnológica - comprovativo do Diploma de Especialização Tecnológica, com indicação da média final;
  • Para candidatos que ingressaram no Ensino Superior através dos Concursos Especiais como Titulares de Curso Técnico Superior Profissional - comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata, com indicação da média final;
  • Para candidatos que ingressaram no Ensino Superior através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais comprovativo de um diploma de ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente e das provas realizadas caso se aplique.

- Digitalização da Certidão de aprovação em disciplinas/unidades curriculares /com indicação das classificações e respetiva escalar, se diferente de 0-20);

- Digitalização da Certidão de Inscrição no curso, com indicação do número de anos em que esteve inscrito e ultimo ano curricular;

- Digitalização do plano de estudos (publicação em Diário da República ou autenticado pela instituição de origem);

- Digitalização do Comprovativo de não prescrição da escola de origem, em como está em condições legais de efetuar inscrição no ano letivo 2018/19;

- Digitalização do Comprovativo da formação obtida e de experiência profissional, nomeadamente programas de disciplinas/unidades curriculares em que obteve aprovação (Nota: em caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar também a respetiva tradução devidamente autenticada);

Para o caso dos Candidatos oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros o processo de candidatura deverá, também, ser instruído com os seguintes documentos e/ou elementos:

- Digitalização do Documento da Direção Geral do Ensino Superior a comprovar o nível do curso como superior pela legislação do País em causa em que esteve ou está matriculado e inscrito ou Documento emitido pelos serviços do Ministério da Tutela do país de origem, declarando que o curso é definido como de ensino superior pela legislação do respetivo país;

- Digitalização - Todos os documentos têm de ser autenticados pelos serviços oficiais do respetivo país de origem e entregues em versão traduzida para português, com tradução reconhecida pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. Não é obrigatória a tradução de documentos cuja língua original seja a espanhola, francesa ou inglesa, desde que devidamente autenticados;

- Digitalização de Declaração pessoal que atesta o conhecimento e domínio independente da língua em que o curso é ministrado (nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de referência para línguas);

Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

Após ter reunida toda a documentação exigida poderá realizar a candidatura on-line em http://www.isec.pt/PT/candidaturas/

NOTA:

Caso o tamanho do ficheiro dos programas das unidades curriculares ultrapasse o limite permitido (5 MBytes) deverá enviar a documentação por correio para a seguinte morada Rua Pedro Nunes – Quinta da Nora, 3030-199 Coimbra.
Os candidatos a mudança de par instituição/curso provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar em cada item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura e não estão em situação de prescrição.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideras as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

Resultados

Afixação dos Editais com os resultados das candidaturas devidamente homologados até 25 de setembro (de acordo com o estabelecido no Despacho SP/66/2018

 

Curso 1º ano outros anos
Bioengenharia (9540) - Consultar 
Engenharia Biomédica - Bioeletrónica (L133) Consultar  -
Engenharia Civil (9089) Consultar  Consultar 
Engenharia Eletromecânica (9105) Consultar  -
Engenharia Eletrotécnica (9109) Consultar  Consultar 
Engenharia Eletrotécnica Pós-Laboral (9884) Consultar  -
Engenharia e Gestão Industrial (9104) Consultar  -
Engenharia Informática (9119) Consultar  Consultar 
Engenharia Informática Pós-Laboral (9885) Consultar  Consultar 
Engenharia Informática - Curso Europeu (9770) Consultar  -
Engenharia Mecânica (9123) Consultar  -

 

Inscrições e Matrículas

  • As matrículas nos dias 12 15 de Outubro de 2018 realizam-se na Sala de Estudo Ricardo Ferraz, Polivalente do ISEC, no seguinte horário:

Horário de atendimento

Das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00

Horário das senhas

Das 09h15 às 12h00 e das 14h00 às 16h30

  • Nos restantes dias previstos nos editais, as matrículas serão realizadas nos Serviços de Gestão Académica e Pedagógica no horário de atendimento do Serviço. Consultar aqui.

 

Nota:

  • No ato da matrícula, o candidato deve apresentar o boletim de vacinas atualizado, conforme definido no plano nacional de vacinação.
  • No ato da matrícula, o candidato deve apresentar o documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte).
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matrícula.
  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.
  • A propina é anual, aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

Critérios de Seriação

A disponibilizar assim que exista informação.

Júri

Presidente:

  • Professora Coordenadora Ana Rosa Pereira Borges
      arborges@isec.pt

Vogais:

  • Professora Adjunta Maria Margarida Cerdeira Coelho e Silva
  • Professora Adjunta Verónica Maria Marques do Carreiro Silva Vasconcelos

Docentes para Coadjuvar:

  • Professor Adjunto Álvaro Nuno Ferreira Silva Santos (LEI e LEI - CE)
  • Professor Adjunto Gilberto Cordeiro Vaz (LEM)
  • Professor Adjunto João Miguel Maia Carrapichano (LEEM)
  • Professora Adjunta Convidada Maria de Fátima Coelho Monteiro (LEE)
  • Professor Adjunto Milton Augusto Morais Sarmento Pato de Macedo (LEBM)
  • Professora Adjunta Maria João Anunciação Moreira (LEBiol)
  • Professor Adjunto Nuno Miguel Curto Malaquias (LEC)
  • Professor Adjunto José Luís Ferreira Martinho (LEGI)
  • Professora Adjunta Maria João Anunciação Moreira (LBioEngª)

Informação constante no Despacho/SP/100/2018.

 

Vagas

A disponibilizar assim que exista informação.

Legislação e Regulamentação

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3030-199 COIMBRA
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