MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO CURSO

Mudança de par Instituição/Curso

Este concurso destina-se aos estudantes que:
  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

 

Atenção: O estudante cuja matrícula e inscrição tenha caducado, por força da aplicação do regime de prescrições em vigor, está impedido de se candidatar aos regimes de mudança de par instituição/curso no ano letivo seguinte ao da prescrição.

 

Cursos de Licenciatura a que se podem candidatar para o próximo ano letivo:

 

 

Requisitos de Acesso

Para poder requerer mudança de par instituição/curso tem de cumprir os requisitos de acesso do regime através do qual ingressou no ensino superior:

 

Concurso Nacional de Acesso

 

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Informações sobre o Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior.

Concursos especiais através das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos Maiores de 23 anos

    

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou, em substituição:

 

  • Tenha obtido aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos no par estabelecimento/curso onde pretende ingressar.

  • Tenha obtido aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidades para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos noutro par estabelecimento/curso desde que devidamente reconhecidas pelo órgão legal e estatutariamente competente.


Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos maiores de 23 anos.

Concursos especiais para titulares de Diploma de Especialização Tecnológica (DET)

    

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou, em substituição:

 

  • Ser titular de diploma de curso de especialização tecnológica definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas;

  • Satisfaça as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos titulares de diploma de curso de especialização tecnológica aqui.

Concursos especiais para titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (DTeSP)

    

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou, em substituição:

 

  • Ser titular de diploma de curso de técnico superior profissional definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas;

  • Satisfaça as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição.

Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a candidatos titulares de diploma de curso técnico superior profissional aqui.

Concurso especial destinado a Estudantes Internacionais

    

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

Ou, em substituição:

  • Cumprir as condições de acesso/ingresso destinadas a estudantes internacionais, estabelecidas nos artigos 5.º e 6.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 março.


Informações sobre o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado a estudantes internacionais.

 

 

Calendário/Prazos

Candidaturas para o ano letivo 2023.2024

 Despacho/SC/173/2023

 

AÇÃO PRAZOS
Apresentação das candidaturas na Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • De 01 de julho a 31 de agosto de 2023
Disponibilização, pelas UOE aos candidatos, das listas seriadas provisórias com o resultado das candidaturas e das propostas de
indeferimento, devidamente fundamentadas
  • 08 de setembro de 2023
Apresentação das reclamações, na Plataforma de Gestão Académica do IPC, aos resultados das candidaturas
  • Até 12 de setembro de 2023
Disponibilização pelas UOE das listas seriadas definitivas, aos Serviços Centrais do IPC, para homologação
  • Até 14 de setembro de 2023
Disponibilização aos candidatos das listas definitivas homologadas, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • 15 de setembro de 2023
Realização da matrícula e inscrição dos candidatos colocados, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • De 16 a 19 setembro de 2023

 

Candidatura / Documentos 

  (Manual de Candidatura)

 

O candidato terá que anexar à sua candidatura, de preferência em formato PDF, a seguinte documentação:

  • Digitalização do Bilhete de Identidade (ou cartão do cidadão; ou passaporte) *

  • Digitalização Cartão de Contribuinte – NIF (ou cartão do cidadão) *


(*Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.

 

Documentos a entregar por tipo de ingresso no Ensino Superior
Tipo de Ingresso Documentos a entregar com a candidatura

ingresso através do Regime Geral de Acesso

comprovativo da realização das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata - Ficha ENES ou equivalente

ingresso através dos Concursos Especiais como Titulares das Provas M23

Certidão com indicação das provas e respetivas classificações, realizadas na instituição de origem

ingresso através dos Concursos Especiais como Titulares de Curso de Especialização Tecnológica

comprovativo do Diploma de Especialização Tecnológica, com indicação da média final

ingresso através dos Concursos Especiais como Titulares de Curso Técnico Superior Profissional

comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata, com indicação da média final

ingresso através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais

comprovativo de um diploma de ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente e das provas realizadas caso se aplique

 

Outros documentos a entregar:
  • Digitalização da Certidão de aprovação em disciplinas/unidades curriculares com indicação das classificações e respetiva escala (se diferente de 0-20);

  • Digitalização da Certidão de Inscrição no curso, com indicação do número de anos em que esteve inscrito e último ano curricular;

  • Digitalização do plano de estudos (publicação em Diário da República ou autenticado pela instituição de origem);

  • Digitalização do Comprovativo de não prescrição da escola de origem, em como está em condições legais de efetuar inscrição no ano letivo ao qual se candidata;

  • Digitalização do Comprovativo da formação obtida e de experiência profissional, nomeadamente programas de disciplinas/unidades curriculares em que obteve aprovação (Nota: em caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar também a respetiva tradução devidamente autenticada);


Para os candidatos oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros o processo de candidatura deverá, também, ser instruído com os seguintes documentos e/ou elementos:

  • Digitalização do Documento da Direção Geral do Ensino Superior a comprovar o nível do curso como superior pela legislação do País em causa em que esteve ou está matriculado e inscrito ou Documento emitido pelos serviços do Ministério da Tutela do país de origem, declarando que o curso é definido como de ensino superior pela legislação do respetivo país;

  • Digitalização - Todos os documentos têm de ser autenticados pelos serviços oficiais do respetivo país de origem e entregues em versão traduzida para português, com tradução reconhecida pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. Não é obrigatória a tradução de documentos cuja língua original seja a espanhola, francesa ou inglesa, desde que devidamente autenticados;

  • Digitalização de Declaração pessoal que atesta o conhecimento e domínio independente da língua em que o curso é ministrado (nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de referência para línguas);


Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC).

Após ter reunida toda a documentação exigida poderá realizar a candidatura on-line em https://inforestudante.ipc.pt/.

 

NOTA:

Os candidatos a mudança de par instituição/curso provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar em cada item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura e não estão em situação de prescrição.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

 

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia do prazo de candidaturas.

 

 

 

Resultados 

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

 

Inscrições / Matrículas

Inscrições/Matrículas - Online

Consultar aqui os prazos para matrícula.

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

Como fazer a matrícula/inscrição

Manual de apoio à matrícula/inscrição (PDF)

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao último dia do ano civil.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

 

 

 

Critérios de seriação

Ano letivo 2023-2024

 

Júri 

Presidente:

 

Vogais:

  • Maria Margarida Cerdeira Coelho e Silva

  • Ana Rosa Pereira Borges

 

Despacho SC/139/2023 | Ano Letivo 2023/2024                                                                                               publicado a 19.05.2023

 

Legislação e Regulamentação

 

 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201